Meio AmbienteNotícias

Alese aprova lei que proíbe uso dos canudos plásticos em Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) avançou na preservação do meio ambiente, o Projeto de Lei de nº 122/219 que proíbe o uso de canudo plástico pelos estabelecimentos comerciais sergipanos, foi aprovado nessa quinta-feira (28), através de votação extraordinária remota, devido ao impacto da atual pandemia mundial.

Há anos o canudo plástico é um dos grandes vilões para o meio ambiente das cidades e praias de Sergipe. De acordo com especialista, ele é responsável por 4% de todo lixo plástico mundial e por não ser biodegradável, leva entorno de mil anos para se decompor.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: Lei que proíbe uso de canudos em Aracaju é aprovada na Câmara Municipal

______________________________________________________________________________

A faixa arenosa praiana sofre as graves consequências da decomposição do canudo plástico, por se transformar em microplástico, sendo considerado um dos piores elementos de contaminação da fauna e flora marítima. Estudos apontam que o substrato é encontrado no organismo de até 90% dos peixes, golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas.

Quando descartado incorretamente nos logradouros públicos e aterros sanitários, o microplástico pode ser levado pelas águas das chuvas até as bacias hidrográficas que abastecem as cidades. O ser humano é afetado diretamente, seja na ingestão do sal, alimentos oriundos do mar e água potável.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: Guarda Municipal de Guarujá apreende pranchas nas praias

______________________________________________________________________________

Com a aprovação do Projeto de Lei dos canudos plásticos, o comércio sergipano fica proibido de ofertar aos consumidores após 90 dias da publicação no Diário Oficial, pelo Governo de Sergipe.

A proibição do uso de canudos plásticos em todo território sergipano se alinha com a lei 5.203/19, do município de Aracaju, que proíbe o fornecimento de canudos de plástico por estabelecimentos comerciais, incluíndo os ambulantes.

Menos 5 Plásticos nas Praias

O “Projeto Surfar e Preservar: Menos 5 Plásticos nas Praias” editado pelo Sombreiro Surf, consiste numa simples atitude do surfista ou banhista: ao frequentar a faixa arenosa da praia, retirar cinco unidades de lixos plásticos e descartar corretamente. A sociedade praiana pode ser amiga do meio ambiente sergipano e ajudar diretamente na preservação dos oceanos.

Foto: Pixabay

Editado: 29/05/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *