Notícias

Filipe Toledo é o campeão do OI Rio Pro

Com o surf de borda e progressivo no pé o brasileiro alcança a 2º posição no ranking WSL

Para ser campeão do OI Rio Pro 2018, Filipe Toledo (SP), mostrou o quanto é imprescindível o atual competidor ter um excelente surf de borda com manobras progressivas nos pés, independente das condições do mar, seja tubular ou não. As praias de Itaúna e canto da Barrinha em Saquarema, meca nacional do surf, mostraram o potencial de boas ondas no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 18 de maio.

A Barrinha, em especial, proporcionou as melhores ondas dos últimos 40 anos de etapas Championship Tour (CT) realizadas pela WSL – World Surf League no Brasil. A máquina estava ligada em quase toda a janela de espera (de 11 a 20 de maio), com ondas acima de 2,5 metros, abrindo, tubular e com grande potencial de manobras progressivas. Segundo os analistas da WSL, o mundo inteiro percebeu que o CT tinha uma nova onda de classe mundial em sua lista. Para muitos surfistas brasileiros Saquarema mostrou para todos o porquê é a meca do surf do nacional.

Filipe Toledo passando por dentro da onda da Praia da Barrinha, Itaúna, Saquarema/RJ, na etapa OI Rio Pro – Foto WSL

No dia da grande final masculina, sexta-feira (18), o dia amanheceu ensolarado e a areia da Praia da Barrinha estava parecendo o Estádio Jornalista Mário Filho, o Marcanã, lotado com torcedores vibrando em uma final do campeonato Carioca. Milhares de torcedores brasileiros apaixonados pelo surf deram um show à parte nas areias de Saquarema de forma eletrizante, gritando e aplaudindo os surfistas brasileiros e internacionais na beira da praia a cada manobra, a cada bateria. O brasileiro Filipe Toledo foi o grande campeão da categoria masculina e a australiana Stephanie Gilmore levou a melhor entre as mulheres, ficando mais próxima do sétimo título mundial.

Gabriel Medina voltando de um aéreo na Praia da Barrinha, na etapa OI Rio Pro – Foto WSL

Segue os principais fatos analisados pelo Sombreiro Surf e os rankings do Championship Tour (CT) de forma parcial.

RAPINHAS #SS

#ONDAS DA BARRINHA – Foi considerada a melhor etapa do CT no Brasil realizada nos últimos 40 anos em termos de onda.

#DOMÍNIO BRASILEIRO – Entre os 36 surfistas mundiais que disputaram o OI Rio Pro 14 eram brasileiros e 4 chegaram nas quartas de finais: Filipe Toledo, Gabriel Medina, Michael Rodrigues e Yago Dora.

#FILIPE TOLEDO – Além de obter a única nota 10 com a manobra progressiva aérea no decorrer do campeonato, o surfista canarinho foi o campeão da etapa pegando altos tubos. Com a vitória Toledo embolsou US$ 100.000 e 10.000 pontos.

#BARRINHA QUEBRANDO – O americano Kolohe Andino teve sua prancha partida nas quartas de finais nas pesadas ondas da Barrinha. Além do americano, Michael Rodrigues e Filipe Toledo também foram vítimas das potentes ondas de Saquarema.

#MEDINA MENOR MÉDIA – O campeão mundial Gabriel Medina obteve a menor média nos últimos 5 anos de competição na WSL, perdendo a bateria no round 4 para o australiano W. Carmichael por uma larga diferença: 11.40 x 3.36 pontos. As ondas mostraram alto grau de dificuldade no decorrer da bateria.

#PERDERAM NA COMBI – O campeão do OI Rio Pro, Filipe Toledo, deixou os australianos Julian Wilson nas quartas de finais e Wade Carmichael na grande final na combinação de notas (precisando somar pontuação superior em duas ondas): Julian precisava de 16,37 pontos para virar e Wade 17.1 pontos.

#FILIPE TOLEDO – O mais completo, o melhor surfista do campeonato: maior pontuação (média) nas baterias, melhor aéreo, melhor tubo, única nota 10 no evento e campeão do OI Rio Pro.

#NA CABEÇA – Vários competidores pegaram as poderosas ondas da Barrinha, quebrando na cabeça no inside. Nas quartas de finais, o brasileiro Michael Rodrigues e o líder do CT Julian Wilson sentiram todo o peso do lip da Barrinha na Cabeça. Haja fôlego!

#TUBAÇO NA FINAL – Filipe Toledo pegou um super tubo na final contra o australiano Wade Carmichael com muita velocidade, ficando muito atrás da onda e quando completou a galera na areia da praia vibrou muito.

RANKING* 2018 MEN´S CHAMPIONSHIP TOUR JEEP LEADERBOARD

1 – Italo Ferreira/Brasil

24,995 pts

2 – Filipe Toledo/Brasil

22,820 pts

3 – Julian Wilson/Austrália

21,080 pts

4 – Michel Bourez/French Polynesia

19,375 pts

5 – Gabriel Medina/Brasil

17,860 pts

* Ranking parcial após quatro etapas completas e uma incompleta. Atualizado em 01/06.

RANKING 2018 WOMEN´S CHAMPIONSHIP TOUR JEEP LEADERBOARD

1 – Lakey Peterson/USA

35,630 pts

2 – Stephanie Gilmore/Austrália

34,235 pts

3 – Tatiana Weston-Webb/Brasil

26,105 pts

4 – Tyler Wright/Austrália

23,460 pts

5 – Carissa Moore/Hawaii

22,065 pts

8 – Silvana Lima/Brasil

20,050 pts

* Ranking parcial após quatro etapas completas e uma incompleta. Atualizado em 01/06.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *