Sim, já tivemos ataque de tubarão em Sergipe
Entre os surfistas mais experientes os tubarões do litoral sergipano são de casa
Após a grande polêmica iniciada nas redes sociais de Sergipe, gerada pela fotografia dos botos (@BK Photos), que brincavam próximo aos surfistas na Praia do Farol, na Coroa do Meio, a emissora TV Atalaia alertou, por meio dos programas jornalísticos, o risco de ataque de tubarão no litoral de Aracaju.
Posteriormente, diversos portais de notícias de Sergipe e Alagoas propagaram a informação, ampliando o campo de debate entre institutos ambientais, veículos de comunicação e, consequentemente, os formadores de opinião. Segundo a Fundação de Mamíferos Aquáticos (FMA), são golfinhos na foto e não tubarões, devido à falta de nadadeiras.
Em 2008, o Portal de Notícias Infonet publicou matéria referente à presença de tubarões, após uma baleia ter sido encontrada morta na Praia da Atalaia (região dos Lagos da Orla da Atalaia). Em seguida, surfistas locais alardearam que um surfista teve a prancha mordida por tubarão na mesma região, onde a baleia se encontrava enterrada. O Portal citou que o veterinário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Melo, destacou que não houve registro algum.
De acordo com o veterinário, o Ibama recebeu informações de que um surfista teve a prancha mordida, mas nem à pessoa, nem o equipamento foi visto ou apresentado.
A presença de tubarões no litoral da capital é constante. No passado, tivemos algumas ocorrências na Praia do Havaizinho, Praia do Meio, Orlinha da Coroa do Meio e Farol da Coroa do Meio. Devido a grande repercussão midiática entre existir ou não existir a possibilidade de ataque, o Sombreiro Surf apresentará alguns fatos vivenciados pelos surfistas mais experientes da capital.
Foto: Google