Seleção Sergipana de Natação: quinto lugar com muito orgulho
A Seleção Sergipana de Natação voltou do Troféu Milton Medeiros, norte e nordeste de natação realizado na cidade de Salvador com um importante quinto lugar geral na competição entre 14 estados participantes. Foram 29 medalhas conquistas, novos recordes sergipanos estabelecidos e uma experiência enriquecedora para os atletas e comissão técnica.
A delegação viajou com recursos próprios e com a ajuda dos familiares dos atletas para representar o Estado nesse tradicional evento da natação regional que envolve atletas masculinos e femininos a partir dos 13 anos de idade. O presidente Antonio Aragão junto com o técnico Sérgio Roberto Barreto chefiaram a equipe que durante os quatro dias juntos viveram momentos inesquecíveis e além da comissão técnica e dos atletas, pais e mães também estiveram presentes nessa viagem. O presidente Antonio Aragão que esteve todo o tempo junto com a delegação ressaltou o clima de amizade e respeito entre todos, mesmos atletas de clubes diferentes procuraram se ajudar em busca de bons resultados: “essa viagem é muita esperada pelos atletas, desde março quando fizemos o primeiro campeonato da temporada e convocamos os melhores que já percebemos a alegria da garotada em estar nessa lista. Fizemos bonito em águas baianas e a FASE e o Estado de Sergipe não poderiam ser melhores representados”.
Marcos Cruz já é um veterano na seleção e foi escolhido o capitão da equipe e junto com Kirya Souza teve a honra de carregar a bandeira no desfile de abertura, nadou muito bem, bateu seu próprio recorde nos 100 metros peito e destacou a alegria de viver essa experiência: “não esperava ser escolhido o capitão da equipe e ao ver meus colegas sinalizarem que foram bem representados eu fiquei muito feliz, nadei bem e mesmo num evento com alto nível técnico, consegui subir no pódio mais uma vez”. O novo recorde sergipano absoluto dos 100 metros peito passou a ser 1’06”48, tempo atingido por Marquinhos, como ele é carinhosamente chamado pelos amigos, na piscina de 50 metros do Centro Olímpico da Bahia.
O trabalho começa nos clubes, preparando seus atletas para as competições estaduais e regionais, a FASE em reunião com os treinadores definiu os critérios, o nome do professor Sérgio Barreto foi bem aceito por todos e juntos, federação e clubes executaram o planejamento para alcançar essa colocação e resultados melhores do que o ano passado. Ainda durante o primeiro semestre o treinador Sérgio fez questão de visitar os clubes, conversar com os atletas, seus treinadores e familiares para tornar claro como ele pretendia fazer o trabalho e nessas conversas procurou envolver todos no projeto.
Já tendo a experiência de atleta, o professor Sérgio Barreto destacou como ser ´técnico da seleção mexeu com seu emoção e a motivação foi grande: “agradeço a diretoria da FASE pelo convite e oportunidade de fazer esse trabalho. Tenho muito amor pela natação e procurei realizar tudo com o apoio dos familiares e também dos técnicos. Graças a Deus minhas idéias foram bem aceitas e ao ver esses meninos e meninas representando tão bem nosso Estado eu fiquei muito feliz”.
Agora a FASE começa os preparativos para o segundo semestre, na próxima semana fará uma reunião com todos os treinadores e em agosto retoma as competições nos dias 18 e 19, no parque aquático Zé Peixe.