Meio AmbienteMercadoNotícias

Onda de não usar canudos plásticos tem que invadir as nossas praias

O canudinho de plástico tão útil para curtir uma água de coco e qualquer outro líquido estão com seus dias contados.

Nos Estados Unidos a campanha contra o canudinho cresce e no Brasil já temos cidades de São Paulo e Rio de Janeiro abolindo o canudinho de plástico, para assegurar que o meio ambiente ficará livre de mais esta poluição.

Nós esperamos que a Prefeitura de Aracaju também adote tal medida, dando um prazo para que os comerciantes se adequem aos novos tempos de preservação da natureza.

Em um passo positivo em direção a uma melhor saúde oceânica no Pacífico, a Califórnia se tornou o primeiro estado dos EUA a limitar legalmente o uso de palhas de plástico em restaurantes.

A lei, que foi assinada pelo governador da Califórnia Jerry Brown, proíbe restaurantes de fornecer canudos de plástico descartáveis, a menos que solicitado pelo cliente. A aplicação começará em 2019.

“O plástico ajudou a promover a inovação em nossa sociedade, mas nossa paixão pela conveniência de uso único levou a consequências desastrosas”, escreveu Brown em uma declaração preparada. “Plásticos, em todas as formas – canudos, garrafas, embalagens, bolsas, etc. – estão sufocando o planeta.”

Os estabelecimentos que não estiverem em conformidade receberão dois avisos iniciais. Em sua terceira infração, eles serão multados em US $ 300 por ano. Também é importante ressaltar que a lei se aplica aos restaurantes com serviço completo, enquanto estabelecimentos de fast food estarão isentos.

Cidades como San Francisco e Seattle foram as primeiras a implementar essas leis. A Surfrider Foundation classificou 2018 como o “ano em que nos livramos dos canudos de plástico”, tornando-se um assunto de destaque para a organização ambiental.

“Em todo o mundo, o canudo de plástico é descartado em bebidas sem pensar em restaurantes e bares, tornando-se rapidamente um hábito para empresas e clientes”, relatou Trent Hodges, da Surfrider. “Embora pareça um inofensivo pedaço de plástico, o relatório da International Coastal Cleanup de 2017 descobriu que as palhas eram um dos dez itens mais importantes coletados globalmente no litoral do planeta.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *