Notícias

Boas ondas na maior maré do ano em Sergipe

Após alerta emitido pela Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de Sergipe nesta semana, a maior alta da maré do ano de 2019 aconteceu na última quinta-feira 21, às 16h45, chegando a 2,40m e proporcionando boas ondas em todo litoral sergipano.

Ao chegar à Orla da Atalaia a forte névoa fina e úmida foi o cartão de visita para os surfistas locais, indicando que as ondas estavam quebrando com maior tamanho e pressão. Muitos surfistas optaram em surfar no turno da manhã.

“Nesta semana a maré está sendo alta. O melhor horário é pela manhã, na maré secando as ondas estão mais lisas, com mais força no Havaizinho. Quanto mais água o mar fica empapuçado, perdendo força, pressão”, afirmou o surfista Betinho Queixão, na última quarta-feira 20, à redação do Sombreiro Surf.



Betinho Rodrigues vem encontrando boas ondas na maré secando na praia do Havaizinho, em Aracaju. Foto: Facebook

No canto direito da Bomba (Lagos da Orla), a bancada vem acertando e neste fenômeno de maré alta as ondas quebraram acima de 1m, lisas, abrindo para os dois lados na maré secando. A direção da ondulação variando de sudeste e sul, e ventos de leste, sudeste e noroeste se movimentando em toda manhã, fortaleceu boas variações de ondulações. Por hora a direita entrava com maior tamanho, compacta, maior pressão e com o vento parado. No vento terral de até 6 nós, entorno das 11h30, as esquerdas ficaram mais curtas e forte pressão. Já no vento leste acima de 10 nós e com fortes rajadas, no início da enchente, as ondas quebraram mais cheias e com menor pressão.

Além de boas ondas o surfista tinha que ficar atento com a corrente de sudeste (jogando para o Rio Sergipe) e na corrente em direção ao alto mar. Era perceptível o surfista se afastar com mais rapidez da zona de impacto do outside. Surfar na maré secando tem quer ter todo o cuidado, a melhor opção é ficar em grupo no mar e remediar nunca é demais.

No turno da tarde, mais próximo da maré cheia, a praia da Cinelândia e a praia dos Artistas (Farol da Coroa do Meio), foram as melhores pedidas. “Surfei na última quarta-feira 21, na maré enchendo e achei boas ondas na praia da Cinelândia. Tinha uns buracos com bom tamanho e força”, ressaltou o surfista Vladimir Abreu.

Mateus Fonseca pegou boas ondas na pria da Dunas, litoral sul de Sergipe, nesta quinta-feira, 21. Foto: Facebook

O surfista Mateus Fonseca “DaMata” alardeou entorno das 15h que a Orlinha (praia dos Artistas) estava quebrando boas ondas nesta quinta-feira. No dia anterior o Farol já estava respondendo próximo da maré cheia, 15h40, com direitas balançadas, porém, abrindo na beira, em frente às pedras.

“Praia das Dunas nesta manhã estava daquele jeito: grande é pesado. O surfista que estiver com o braço cansado nem caia, a pressão estava forte. Altas ondas, só pega quem vai”, comentou o surfista DaMata via mensagem de áudio na rede social Surf Team.

A previsão é de boas ondas no próximo final de semana. Manter a atividade física é fundamental para um bom rendimento quando o mar sobe. Se tiver oportunidade vá para praia, reme forte, pegue as melhores ondas e se divirta ao lado dos amigos. A temporada de 2019 só está começando.

Aracaju (SE), 21 de março de 2018.

Foto Destacada: Rio Sergipe, com tempo nublado/Sombreiro Surf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *