NotíciasSurf Girl

Raios e surf: uma combinação imperfeita

Na mesma velocidade de um raio, a informação se espalhava nas redes sociais surf do nordeste: dois jovens surfistas cearenses foram atingidos por raio na praia da Avenida Leste-Oeste, em Fortaleza, na manhã da última quarta-feira (27).

Exato momento do resgate na praia Avenida leste-Oeste, Fortaleza/CE – Vídeo: Redes Socias

A informação foi confirmada pela mídia, a atual campeã do surf cearense, Luzimara Souza, foi socorrida ainda com vida por banhistas enquanto treinava, recebeu os primeiros socorros ainda no bar da orla e ao ser encaminhada para o Instituto José Frota (IJF), sofreu parada respiratória e partiu precocemente para o plano celestial, morta por um raio. Outro surfista também atingido foi encaminhado para o hospital em estado grave.

Luzimara Souza recebeu os primeiro socorros por banhistas – Vídeo: Redes Sociais

A surfista profissional foi campeã cearense profissional de surf em 2018, vendia batata-frita na praia para ajudar a família e bancar as suas viagens competitivas, também era colaboradora do projeto Juventude na Onda, da Prefeitura de Fortaleza. O sonho de Luzimara Souza era de se mudar para o Rio de Janeiro visando às competições 2019 e conhecer o mundo por meio da prática esportiva.

Luzimara Souza era a atual campeã cearense de surf profissional – Foto: Redes Sociais

Quando a notícia chegou à imprensa nacional o botão de alerta foi ligado automaticamente: surfar em dia de tempestade com descarga elétrica é uma combinação imperfeita para o surfista.

Em tempestade com raios o surfista deve se manter longe do mar, não se abrigar em baixo de árvores ou manipular aparelhos eletrônicos. Dentro do mar o surfista passa a ser alvo constante, por ser o ponto mais alto a possibilidade de acontecer o acidente aumenta consideravelmente.

No último swell em Sergipe a previsão meteorológica apontava chuva e tempestade na capital sergipana, com incidência de trovoadas e relâmpagos. O meteorologista sergipano Overland Amaral acertou mais uma vez.

Descarga elétrica no bairro Jardins, zona sul de Aracaju, no último swell – Vídeo: Redes Sociais

Muitos surfistas se expuseram nos dias de tempestades no outside, principalmente no início da segunda quinzena deste mês, além de altas ondas em todo o litoral do menor estado do Brasil, maré alta, rajada de ventos, céu carregado com tempestades, raios e trovões, formaram a combinação perfeita para graves acidentes.

Na cidade de Itabaianinha, Região Sul de Sergipe, uma criança de 7 anos foi atingida por um raio na região do tórax, no último domingo (24), socorrida por familiares recebeu os primeiros socorros na cidade, em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) fez o encaminhamento para o HUSE – Hospital de Urgência de Sergipe. A criança sofreu queimaduras pelo corpo e princípio de parada cardíaca. No momento a menina se encontra na Ala Vermelha da Pediatria, e o estado de saúde é estável.

Cartaz divulgação – Fonte: Revista Beach Show

Amigos e familiares de Luzimara Souza se reunirão nesta manhã (31), a partir das 9h, na praia Leste-Oeste, para um ato em memória à jovem campeã, realizando um círculo para um minuto de silêncio, orações, cânticos e depoimentos sobre a vida surf da atleta.

O swell encostou nesta madruga no litoral de Sergipe, trazendo céu nublado e chuvas caem na capital Aracaju. Na cidade de Pirambu, litoral norte sergipano, acontecerá o campeonato amador de surf a partir das 7h, competidores estarão presentes manobrando forte e com radicalidade. Já o litoral sul será bastante frequentado, a praia das Dunas em Estância e a praia da Caueira em Itaporanga da D´ajuda, serão os principais picos surf deste domingo (31). Todo cuidado é pouco na incidência de raios e trovões.

Aracaju (SE), 31 de março de 2019.

Foto Destaca: Luzimara Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *