Raios e surf: uma combinação imperfeita
Na mesma velocidade de um raio, a informação se espalhava nas redes sociais surf do nordeste: dois jovens surfistas cearenses foram atingidos por raio na praia da Avenida Leste-Oeste, em Fortaleza, na manhã da última quarta-feira (27).
A informação foi confirmada pela mídia, a atual campeã do surf cearense, Luzimara Souza, foi socorrida ainda com vida por banhistas enquanto treinava, recebeu os primeiros socorros ainda no bar da orla e ao ser encaminhada para o Instituto José Frota (IJF), sofreu parada respiratória e partiu precocemente para o plano celestial, morta por um raio. Outro surfista também atingido foi encaminhado para o hospital em estado grave.
A surfista profissional foi campeã cearense profissional de surf em 2018, vendia batata-frita na praia para ajudar a família e bancar as suas viagens competitivas, também era colaboradora do projeto Juventude na Onda, da Prefeitura de Fortaleza. O sonho de Luzimara Souza era de se mudar para o Rio de Janeiro visando às competições 2019 e conhecer o mundo por meio da prática esportiva.
Quando a notícia chegou à imprensa nacional o botão de alerta foi ligado automaticamente: surfar em dia de tempestade com descarga elétrica é uma combinação imperfeita para o surfista.
Em tempestade com raios o surfista deve se manter longe do mar, não se abrigar em baixo de árvores ou manipular aparelhos eletrônicos. Dentro do mar o surfista passa a ser alvo constante, por ser o ponto mais alto a possibilidade de acontecer o acidente aumenta consideravelmente.
No último swell em Sergipe a previsão meteorológica apontava chuva e tempestade na capital sergipana, com incidência de trovoadas e relâmpagos. O meteorologista sergipano Overland Amaral acertou mais uma vez.
Muitos surfistas se expuseram nos dias de tempestades no outside, principalmente no início da segunda quinzena deste mês, além de altas ondas em todo o litoral do menor estado do Brasil, maré alta, rajada de ventos, céu carregado com tempestades, raios e trovões, formaram a combinação perfeita para graves acidentes.
Na cidade de Itabaianinha, Região Sul de Sergipe, uma criança de 7 anos foi atingida por um raio na região do tórax, no último domingo (24), socorrida por familiares recebeu os primeiros socorros na cidade, em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) fez o encaminhamento para o HUSE – Hospital de Urgência de Sergipe. A criança sofreu queimaduras pelo corpo e princípio de parada cardíaca. No momento a menina se encontra na Ala Vermelha da Pediatria, e o estado de saúde é estável.
Amigos e familiares de Luzimara Souza se reunirão nesta manhã (31), a partir das 9h, na praia Leste-Oeste, para um ato em memória à jovem campeã, realizando um círculo para um minuto de silêncio, orações, cânticos e depoimentos sobre a vida surf da atleta.
O swell encostou nesta madruga no litoral de Sergipe, trazendo céu nublado e chuvas caem na capital Aracaju. Na cidade de Pirambu, litoral norte sergipano, acontecerá o campeonato amador de surf a partir das 7h, competidores estarão presentes manobrando forte e com radicalidade. Já o litoral sul será bastante frequentado, a praia das Dunas em Estância e a praia da Caueira em Itaporanga da D´ajuda, serão os principais picos surf deste domingo (31). Todo cuidado é pouco na incidência de raios e trovões.
Aracaju (SE), 31 de março de 2019.
Foto Destaca: Luzimara Souza