Tentativa de suicídio abala o surf mundial
Sunny Garcia, campeão mundial de surf tentou o suicídio e está hospitalizado nos EUA
No final da noite de segunda-feira 30, informações desencontradas abalaram as comunidades surf mundiais: um dos havaianos mais respeitados no globo terrestre, campeão mundial de surf em 2000, e o maior vencedor da Tríplice Coroa Havaiana com seis vitórias, Sunny Garcia, tinha acabado de falecer de forma trágica, através do suicídio.
Um sítio web da mídia especializada brasileira divulgou a morte do havaiano às 22h:06 da segunda-feira, em seguida, a informação estava em todas as redes sociais surf do Brasil. Nas primeiras horas desta terça-feira 30, a redação publicou comunicado na rede social Instagram, afirmando que o campeão mundial estava hospitalizado entre a vida e a morte.
Os fãs do esporte e os surfistas mais experientes se comoveram com a forte e trágica notícia. Um dos competidores mais respeitado no Hawaii e ídolo de várias gerações pelo mundo afora, cometera o suicídio? Algo estava errado, como isso aconteceu, o maior gladiador das ondas havaianas?
Inúmeros competidores e amigos de Sunny Garcia publicaram fotos e vídeos ao lado do veterano e com mensagens de apoio para a família e amigos mais íntimos.
“Vamos irmão, precisamos de você aqui! Ainda não é sua hora, você é um guerreiro! Te amo ensolarado”, escreveu Jeremy Flores.
“Sunny … eu te amo irmão. Eu não consigo nem te entender aqui. Nós temos muito mais a fazer antes de terminarmos. Tem havido tempos difíceis, mas tem havido muitos bons também. Apenas rezando para que você acorde e recebamos mais de você. #MyOtherBrother”, mencionou Kelly Slater.
O fato é que ninguém está imune das doenças psicológicas. A OMS – Organização Mundial da Saúde aponta que a prática do suicídio é classificada como problema de saúde pública.
Nem a lenda do surf mundial, Sunny Garcia, aos 49 anos estava imune. Campeão Mundial, incluído com o nome no Hall da Fama de Huntington Beach e no Hawaii Sports Hall of Fame, três filhos, um neto, amigos espalhados pelo mundo e centenas de milhares de fãs não foram o suficiente para deixar o havaiano feliz e ávido em querer viver o melhor da vida?
Suicídio um problema mundial
O fato é que há anos Sunny Garcia trava uma batalha com a doença. No último domingo, 27, Garcia publicou no seu Instagram uma foto sua jovial e a seguinte mensagem: “Se eu contasse a esse garoto as coisas pelas quais ele passaria e as coisas que ele alcançaria, ele me diria que eu sou louco (risos). Uau, tem sido uma louca trajetória desde que essa foto foi tirada”.
A mensagem na publicação não apontava afirmações negativas ou com conteúdo de caráter suicida, mas na noite de segunda-feira, em um momento de impulso e crise Sunny Garcia praticou o ato.
No Brasil, um dos surfistas mais queridos de Santa Catarina, campeão brasileiro de Surf pela ABRASP – Associação de Surf Profissional em 2010, Jean da Silva, tirou a vida aos 32 anos em novembro de 2017. Considerado por todos os competidores como uma pessoa educada, calma, alegre, gentil e serena, Jean não apresentava problemas de depressão, nem a família conseguiu detectar sinais da doença.
De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. A doença está presente na sociedade e são 800 mil pessoas mortas a cada ano.
“A OMS lembra que, nos países de renda alta, já foi reconhecido um vínculo entre suicídio e problemas de saúde mental, como depressão e transtornos de uso de álcool. Mas muitos suicídios, aponta a agência da ONU, são cometidos por impulso, em momentos de crise… Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros, afirma a OMS. Em muitos países, o tema é um tabu — o que impede pessoas que tentaram se suicidar de procurar ajuda. Até hoje, apenas alguns países incluíram a prevenção do suicídio em suas prioridades de saúde e apenas 28 nações relataram ter uma estratégia nacional de prevenção”, ressalta a matéria publicada no Dia da Prevenção do Suicídio em 2018 no sítio web da Organização Mundial de Saúde.
Sunny Garcia hospitalizado
Após a notícia se alastrar como combustível em combustão, a imprensa mundial confirmou que Sunny Garcia está vivo, internado em um hospital nos EUA em estado grave, mas lutando pela vida.
Carreira de Sunny Garcia
Nasceu em Oahu e começou a competir como profissional em 1986.
Top 10 em todos os anos da década de 90 pela Word Surf League.
Segundo sufista no mundo a superar a marca de US$ 1 milhão em premiações.
Campeão Mundial de Surf pela WSL em 2000.
No total foram 8 vitórias no Championship Tour.
Seis vezes campeão da Tríple Crown: 1992, 1993, 1991, 1999, 2000 e 2004.
Está com o nome no Hall da Fama de Huntington Beach.
Também tem o nome no Hall da Fama no Hawaii Sports Hall of Fame.
Aracaju (SE), 30 de maio de 2019.