NotíciasSaúde

Quem é surfista de alma combate o avanço da dengue em Sergipe

Em reunião no auditório do Huse – Hospital de Urgências de Sergipe, a equipe da SES – Secretaria Estadual de Saúde debateu com os gestores públicos dos 75 municípios sergipanos o último resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), na tarde da última quinta-feira 06.

De acordo com a matéria “Governo reúne Saúde e Educação dos 75 municípios para ações conjuntas”, publicada no site institucional da SES, o estado de Sergipe enfrenta um cenário preocupante em relação ao aumento significativo dos casos de dengue. Atualmente estão confirmados 456 casos, com 21 municípios em alto risco para a ocorrência de epidemia.

Reunião dos gestores públicos dos 75 municípios no auditório do Huse – Foto: Flávia Pacheco ASCOM SES

Nesta sexta-feira 7, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Mércia Feitosa, confirmou a morte de uma criança Monte-Alegrense de 10 anos no Hospital Regional de Propriá. A SES contabiliza cinco vítimas da dengue neste ano, sendo quatro crianças e um adulto. Vale ressaltar, que a morte de uma criança Itabaianinhense de 10 anos está sendo investigada.

Chegou a hora dos surfistas sergipanos somarem esforços ao lado dos representantes públicos e de toda a sociedade para combater o avanço de casos e prevenir novas ocorrências do mosquito da dengue que também transmite chikungunya e o vírus da zika.

Como o surfista pode ajudar a sociedade? O primeiro passo é combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti em sua residência. Posteriormente evitar e retirar o lixo acumulado na rua, terrenos baldios, nas areias e vegetações rasteiras das praias.

Lixo e micro lixo são realidades nas areias das praias de Sergipe. Projeto Menos 5 Plásticos nas Praias do Sombreiro Surf: Recolha, evite a dengue e preserve a fauna e a flora marítima – Foto: @SombreiroSurf

De acordo com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Proteja toda a sociedade, evite diversos tipos de criadouros do mosquito da dengue na sua residência – Imagem: ANS

Acabar com água parada no seu quintal previne a saúde da sua família e dos seus vizinhos. Surfista sergipano, não perca bons dias de surf devido à proliferação dos mosquitos da dengue. Você, sua família e amigos podem ser vítimas do mosquito Aedes aegypti. Atenção, dengue mata!

Fique atento, previna-se da dengue – Imagem: ANS

Não vacile com tampas e garrafas de águas e refrigerantes e, também, embalagens e recipientes que acumulem água limpa na vegetação das praias sergipanas. A sociedade tem muito que evoluir no tocante a educação ambiental. O descarte irregular do lixo e o micro lixo nas areias das praias é realidade. Convide seus amigos para realizar mutirões de limpezas no seu pico surf.

Não viaje, a dengue mata, previna-se – Imagem: ANS

Veja algumas dicas de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti da Agência Nacional de Saúde Suplementar:

Prevenção/Proteção

– Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

– Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

– Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.

– Não tome qualquer medicamento por conta própria.

– Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

– Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.

– Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.

– Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

Aracaju (SE), 07 de junho de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *