CompetiçõesEntrevistaSurf Girl

Projeto Meninos do Mar forma campeões em Sergipe

A Barra dos Coqueiros, cidade da grande Aracaju, localizada no litoral norte de Sergipe, é exemplo na formação de jovens praticantes do esporte surf na Região Nordeste. O Projeto Meninos do Mar, fundado em parceria de três amigos barra-coqueirenses, com larga experiência na prática esportiva, atua como ferramenta de inclusão e formação social de jovens carentes.

O líder do Projeto Meninos do Mar, Sérgio Coroa, é surfista de alma e se apoiou no amor pelo esporte para afastar crianças carentes dos diversos tipos de violência. É comprovado cientificamente que a prática esportiva surf proporciona saúde, lazer, interação social, contato e respeito pela natureza, melhor qualidade de vida. São inúmeros benefícios que o surf provoca na vida de um cidadão.

Antônio Sérgio de Oliveira, líder do Projeto Meninos do Mar, na Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju – Foto: Arquivo Pessoal

“A ideia do Projeto Meninos do Mar nasceu em parceria de três amigos da Barra dos Coqueiros. Eu tinha umas pranchas que já vinha comprando, passamos a alugar e a ensinar nosso conhecimento aos banhistas, assim nasceu o fruto da Escolinha Meninos do Mar. Os surfistas mais experientes passaram a incentivar o Projeto doando pranchas quebradas. Eu e meus amigos que vinham me ajudar consertávamos as pranchas para ampliar o nosso trabalho”, afirma o surfista e idealizador do Projeto, Sérgio Coroa.

Os surfistas e competidores de Sergipe superam inúmeras dificuldades no processo evolutivo. O esporte não tem apoio de grande parte das empresas, das indústrias e dos gestores públicos locais. Mas o surf tem a capacidade de unir pessoas e praticantes entorno do amor esportivo. Determinação é a palavra que move os agentes do desenvolvimento esportivo surf em Sergipe. O Projeto Meninos do Mar nasceu com a filosofia da união e da determinação em ajudar os mais carentes.

Membros do Projeto Meninos do Mar participando ao lado da comunidade surf barra-coqueirense, do Projeto Surf Salva do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe – Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Sérgio Coroa, o projeto é de todos os surfistas da Barra dos Coqueiros. Eles que doavam pranchas usadas, cordinhas quebradas, parafinas e lycras. Com o Projeto Meninos do Mar o surf da Barra dos Coqueiros passou a ampliar e ser valorizado com a chegada de novas crianças e adolescentes.

A solidariedade entre os membros do Projeto Meninos do Mar é combustível à evolução esportiva na Barra dos Coqueiros. De acordo com os gestores, no início as crianças que não tinham pranchas o Projeto doava para incentivar à prática. Atualmente o aluno que participa tem o prazo de seis meses para utilizar a prancha doada e conseguir com seus pais e familiares o dinheiro para comprar seu equipamento. As pranchas devolvidas são passadas aos alunos que estão chegando.

A vivência na praia entre os surfistas experientes e alunos do Projeto gira a engrenagem do desenvolvimento sócio, educativo e esportivo local. De acordo com os surfistas mais experientes do Sombreiro Surf, em 1966 o esporte chegou ao litoral da capital, através do sergipano radicado em Salvador, Paulo Tavares. Ao trazer uma prancha de surf, novos surfistas passaram a praticar o esporte, a exemplo de Ubiracê Dantas e Agostinho.

O Projeto Meninos do Mar é considerado pelos analistas Sombreiro Surf, o melhor exemplo na formação de novos praticantes, competidores e perpetuação na atualidade esportiva em Sergipe. O foco não é ação de marketing empresarial no ambiente praiano ou nas redes sociais. Hoje, nas praias da capital ao interior, as crianças e jovens surfistas carregam mensagem subliminar por meio da publicidade e propaganda da indústria surf sergipana. A essência do Projeto é a verdadeira “alma surf”!

Sérgio Coroa entrega premiação da Categoria Feminino da Etapa do Circuito Surf Meninos do Mar – Foto: Arquivo Pessoal

Visando não apenas educar socialmente as crianças e adolescentes, os amigos do Projeto Meninos do Mar, iniciaram as competições internas com alunos das categorias Sub 16 e Feminino. Os surfistas experientes também foram valorizados pela organização, as categorias Open e Master proporcionam a troca de conhecimento competitivo, ajudando na formação de novos talentos.

“Neste ano realizamos duas etapas do Circuito de Surf Meninos do Mar, em janeiro e fevereiro, no final do circuito vamos dar pranchas para os campeões com objetivo de incentivar ainda mais as crianças e adolescentes. As etapas realizadas foram bastante disputadas. A comissão organizadora decidiu realizar o Circuito de Surf Meninos do Mar com baterias de crianças, adolescentes e adultos. Eu também estou participando e correndo atrás. Os eventos estão incentivando os jovens com troféus, medalhas e um kit simples. A participação dos empresários e amigos que realizam doações para o projeto comunitário é muito importante, e eles nos ajudam a manter o fruto germinando”, ressalta o surfista competidor e líder do Projeto Meninos do Mar, Sérgio Coroa.

Atletas da Categoria Sub 16 – Fotos: Projeto

No próximo dia 30 junho, será realizada a III Etapa do Circuito Surf Meninos do Mar, na Praia da Costa, Barra dos Coqueiros. “Não deixe de comparecer e prestigiar o nosso próximo campeonato. Traga sua família para assistir o show de surf dos surfistas na nova geração barra-coqueirense. Interessados em participar do Projeto Meninos do Mar, aulas práticas e teóricas acontecem aos sábados, a partir das 10h, na Praia da Costa. Mais informações através do meu WhatsApp, 79 99858-8465. Gostaria de agradecer ao portal de notícias Sombreiro Surf por estar ajudando a divulgar o nosso Projeto Meninos do Mar e aos apoiadores e patrocinadores”, ressalta o surfista e líder do Projeto Meninos do Mar, Sérgio Coroa.

Resultado da II Etapa do Circuito Surf Meninos do Mar:

Categoria Feminino

1ª Raissa – 1000 pontos

2ª Lorany – 900 pontos

3ª Antonela – 810 pontos

4ª Ágata – 729 pontos

5ª Mirelle – 656 pontos

Categoria Sub 16

1º Ícaro Santos – 1000 pontos

2º Will Rodrigues – 900 pontos

3º Cauã Santos – 810 pontos

4º Victor Filho – 729 pontos

5 º Guilherme Cruz – 656 pontos

6º Raji – 590 pontos

7º Carlos Magno – 531 pontos

8º Jhonatan Santos – 477 pontos

9º Guilherme Santos – 430 pontos

10º Isaias S. – 387 pontos

Categoria Open

1° Ryan Menezes – 1000 pontos

2° Hugo Santos – 900 pontos

3° Kado – 810 pontos

4° Borrinha – 723 pontos

5º Marcelinho – 656 pontos

6º Endrio – 590 pontos

7º Macaxeira – 531pontos

8º Victor Mago – 477 pontos

9º Hartu Filipe – 430 pontos

10 – Matheus Jeus – 387 pontos

11 – Matheus Nascimento – 384 pontos

Categoria Master

1º Marcos Aurélio – 1000 pontos

2º Borrinha – 900 pontos

3º Sérgio Coroa – 810 pontos

4º Paulo Sales – 729 pontos

5º Alan – 656 pontos

6º Gabriel – 590 pontos

7º Rato – 531 pontos

Aracaju (SE), 20 de junho de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *