Projeto Meninos do Mar forma campeões em Sergipe
A Barra dos Coqueiros, cidade da grande Aracaju, localizada no litoral norte de Sergipe, é exemplo na formação de jovens praticantes do esporte surf na Região Nordeste. O Projeto Meninos do Mar, fundado em parceria de três amigos barra-coqueirenses, com larga experiência na prática esportiva, atua como ferramenta de inclusão e formação social de jovens carentes.
O líder do Projeto Meninos do Mar, Sérgio Coroa, é surfista de alma e se apoiou no amor pelo esporte para afastar crianças carentes dos diversos tipos de violência. É comprovado cientificamente que a prática esportiva surf proporciona saúde, lazer, interação social, contato e respeito pela natureza, melhor qualidade de vida. São inúmeros benefícios que o surf provoca na vida de um cidadão.
“A ideia do Projeto Meninos do Mar nasceu em parceria de três amigos da Barra dos Coqueiros. Eu tinha umas pranchas que já vinha comprando, passamos a alugar e a ensinar nosso conhecimento aos banhistas, assim nasceu o fruto da Escolinha Meninos do Mar. Os surfistas mais experientes passaram a incentivar o Projeto doando pranchas quebradas. Eu e meus amigos que vinham me ajudar consertávamos as pranchas para ampliar o nosso trabalho”, afirma o surfista e idealizador do Projeto, Sérgio Coroa.
Os surfistas e competidores de Sergipe superam inúmeras dificuldades no processo evolutivo. O esporte não tem apoio de grande parte das empresas, das indústrias e dos gestores públicos locais. Mas o surf tem a capacidade de unir pessoas e praticantes entorno do amor esportivo. Determinação é a palavra que move os agentes do desenvolvimento esportivo surf em Sergipe. O Projeto Meninos do Mar nasceu com a filosofia da união e da determinação em ajudar os mais carentes.
Segundo Sérgio Coroa, o projeto é de todos os surfistas da Barra dos Coqueiros. Eles que doavam pranchas usadas, cordinhas quebradas, parafinas e lycras. Com o Projeto Meninos do Mar o surf da Barra dos Coqueiros passou a ampliar e ser valorizado com a chegada de novas crianças e adolescentes.
A solidariedade entre os membros do Projeto Meninos do Mar é combustível à evolução esportiva na Barra dos Coqueiros. De acordo com os gestores, no início as crianças que não tinham pranchas o Projeto doava para incentivar à prática. Atualmente o aluno que participa tem o prazo de seis meses para utilizar a prancha doada e conseguir com seus pais e familiares o dinheiro para comprar seu equipamento. As pranchas devolvidas são passadas aos alunos que estão chegando.
A vivência na praia entre os surfistas experientes e alunos do Projeto gira a engrenagem do desenvolvimento sócio, educativo e esportivo local. De acordo com os surfistas mais experientes do Sombreiro Surf, em 1966 o esporte chegou ao litoral da capital, através do sergipano radicado em Salvador, Paulo Tavares. Ao trazer uma prancha de surf, novos surfistas passaram a praticar o esporte, a exemplo de Ubiracê Dantas e Agostinho.
O Projeto Meninos do Mar é considerado pelos analistas Sombreiro Surf, o melhor exemplo na formação de novos praticantes, competidores e perpetuação na atualidade esportiva em Sergipe. O foco não é ação de marketing empresarial no ambiente praiano ou nas redes sociais. Hoje, nas praias da capital ao interior, as crianças e jovens surfistas carregam mensagem subliminar por meio da publicidade e propaganda da indústria surf sergipana. A essência do Projeto é a verdadeira “alma surf”!
Visando não apenas educar socialmente as crianças e adolescentes, os amigos do Projeto Meninos do Mar, iniciaram as competições internas com alunos das categorias Sub 16 e Feminino. Os surfistas experientes também foram valorizados pela organização, as categorias Open e Master proporcionam a troca de conhecimento competitivo, ajudando na formação de novos talentos.
“Neste ano realizamos duas etapas do Circuito de Surf Meninos do Mar, em janeiro e fevereiro, no final do circuito vamos dar pranchas para os campeões com objetivo de incentivar ainda mais as crianças e adolescentes. As etapas realizadas foram bastante disputadas. A comissão organizadora decidiu realizar o Circuito de Surf Meninos do Mar com baterias de crianças, adolescentes e adultos. Eu também estou participando e correndo atrás. Os eventos estão incentivando os jovens com troféus, medalhas e um kit simples. A participação dos empresários e amigos que realizam doações para o projeto comunitário é muito importante, e eles nos ajudam a manter o fruto germinando”, ressalta o surfista competidor e líder do Projeto Meninos do Mar, Sérgio Coroa.
No próximo dia 30 junho, será realizada a III Etapa do Circuito Surf Meninos do Mar, na Praia da Costa, Barra dos Coqueiros. “Não deixe de comparecer e prestigiar o nosso próximo campeonato. Traga sua família para assistir o show de surf dos surfistas na nova geração barra-coqueirense. Interessados em participar do Projeto Meninos do Mar, aulas práticas e teóricas acontecem aos sábados, a partir das 10h, na Praia da Costa. Mais informações através do meu WhatsApp, 79 99858-8465. Gostaria de agradecer ao portal de notícias Sombreiro Surf por estar ajudando a divulgar o nosso Projeto Meninos do Mar e aos apoiadores e patrocinadores”, ressalta o surfista e líder do Projeto Meninos do Mar, Sérgio Coroa.
Resultado da II Etapa do Circuito Surf Meninos do Mar:
Categoria Feminino
1ª Raissa – 1000 pontos
2ª Lorany – 900 pontos
3ª Antonela – 810 pontos
4ª Ágata – 729 pontos
5ª Mirelle – 656 pontos
Categoria Sub 16
1º Ícaro Santos – 1000 pontos
2º Will Rodrigues – 900 pontos
3º Cauã Santos – 810 pontos
4º Victor Filho – 729 pontos
5 º Guilherme Cruz – 656 pontos
6º Raji – 590 pontos
7º Carlos Magno – 531 pontos
8º Jhonatan Santos – 477 pontos
9º Guilherme Santos – 430 pontos
10º Isaias S. – 387 pontos
Categoria Open
1° Ryan Menezes – 1000 pontos
2° Hugo Santos – 900 pontos
3° Kado – 810 pontos
4° Borrinha – 723 pontos
5º Marcelinho – 656 pontos
6º Endrio – 590 pontos
7º Macaxeira – 531pontos
8º Victor Mago – 477 pontos
9º Hartu Filipe – 430 pontos
10 – Matheus Jeus – 387 pontos
11 – Matheus Nascimento – 384 pontos
Categoria Master
1º Marcos Aurélio – 1000 pontos
2º Borrinha – 900 pontos
3º Sérgio Coroa – 810 pontos
4º Paulo Sales – 729 pontos
5º Alan – 656 pontos
6º Gabriel – 590 pontos
7º Rato – 531 pontos
Aracaju (SE), 20 de junho de 2019.