Competidores do Big Wave Tour reivindicam valorização da WSL
Informações oriundas das redes sociais europeias apontam a insatisfação dos competidores de ondas grandes em relação à premiação ofertada pela WSL – World Surf League nas etapas do BWT – Big Wave Tour (Circuito Mundial de Ondas Grandes).
O Surf Total informou que para cada etapa do Big Wave Tour a premiação total é de 100 mil dólares, no caso 20 mil para o vencedor. No CT – Championship Tour masculino os números são seis vezes acima, para cada etapa é destinada a premiação de 600 mil dólares, sendo que 100 mil para o vencedor.
Não precisa ser analista da área econômica para observar o abismo na distorção das premiações ofertadas entre as duas categorias. No CT são realizadas 11 etapas no ano, totalizando mais de seis milhões de dólares em premiação e no BWT são apenas três, totalizando apenas 300 mil dólares.
Nos bastidores do tour os competidores entregaram discretamente um manifesto aos diretores da WSL. Foram elencados no documento pontos focados na valorização do atleta e na melhora de investimento no Big Wave Tour. Os atletas querem sobreviver do BWT através de melhores premiações, e, consequentemente, se dedicarem exclusivamente aos treinos, as etapas do circuito mundial.
O Sombreiro Surf acredita que a reivindicação é justa e a WSL usará do bom senso para tomar a decisão certa, assim como fez ao igualar os valores financeiros das premiações das categorias masculino e feminino do CT. Valorizar os atletas do Big Wave Tour é de fundamental importância para que a modalidade possa crescer ao redor do mundo, atrair novos admiradores, praticantes e competidores.
Aracaju (SE) 15 de agosto de 2019.
Fotos: WSL