NotíciasSaúde

Narguillé é o foco da campanha estadual de combate ao fumo

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta- feira, 29, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, alerta sobre os riscos para o uso do tabaco em suas diversas formas, mas, em especial o Narguillé, tema da campanha estadual de 2019. Conforme informações do Instituto do Câncer (INCA) os produtos derivados do tabaco matam, por ano, seis em cada dez consumidores. O Narguillé, também conhecido como cachimbo d´agua, é extremamente nocivo. Uma sessão que dura cerca de 20 a 80 minutos de Narguillé corresponde à exposição aos componentes tóxicos presentes na fumaça de, aproximadamente, 100 cigarros. É preciso escolher: Tabaco ou Saúde.

“A campanha do dia 29 de agosto tem a importância de trazer para a sociedade informações para que a conscientização ocorra, como também as intervenções dentro da política de controle do tabaco. Esse ano, mais uma vez, é trazida a questão do pulmão, um dos órgãos mais afetados pelo uso do tabaco, mas dessa vez com outra forma de consumo, que é o Narguillé, forma de utilização danosa aos indivíduos, como, por exemplo, entre estudantes, com foco nas universidades. Então é preciso trabalhar essa questão e informar a sociedade para que fique atenta para que essa forma de consumo também seja evitada pela população”, comentou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da SES, Lívia Angélica da Silva.

A coordenadora contou, também, que a prevalência de fumantes no estado tem diminuído. “Isso é extremamente importante. A última pesquisa do Vigitel – sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde – diz que em 2018 Aracaju se manteve como uma das capitais com menores índices de fumantes, 5,6%. Essas pesquisas norteiam o nosso olhar para a prevenção, subsidiam nosso planejamento e traz a importância da integração do trabalho, dessa política que tem uma interface intersetorial muito grande. É um trabalho contínuo, o dia da campanha é apenas para ressaltarmos a importância de que devemos caminhar nesse controle”.

Tratamento no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para quem quer parar de fumar de forma segura desde 2005. O programa de tratamento do tabagismo existe no SUS e, dos 75 municípios sergipanos, 60 já estão estruturados para atender à população com equipes muito profissionais que, após avaliação clínica, indicam o tratamento terapêutico adequado para cada paciente, ofertando adesivos, goma de mascar, medicação antidepressiva, de acordo com a necessidade de cada um. Para participar basta procurar uma Unidade Básica de Saúde.

“É muito importante para o indivíduo que quer parar de fumar a decisão pessoal, fator muito respeitado dentro das Unidades onde a gente oferta o tratamento. As informações são importantes para construir nele esse pensamento para gerar atitudes, então é claro que, a cada campanha como essa, mais um grupo de pessoas começa a ser alertado de que o tabagismo é um problema que pode gerar vários tipos de doenças. Hoje, 63% dos óbitos por doenças crônicas não transmissíveis, está relacionado ao hábito de fumar. Além do tratamentos nas Unidades Básicas, tem, ainda, para quem deseja parar de fumar, na carteira de cigarros o disque saúde que direciona a pessoa para a coordenação estadual que dará todas as orientações”, reforçou a coordenadora.

Evento

A SES, através da Coordenação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, realizará na quinta-feira, 29, das 8h30 às 12h, no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), o “Tabaco ou Saúde – o uso do Narguillé”, evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo que tem como objetivoreforçar as ações de sensibilização e mobilização para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.O tema principal do encontro será o Narguillé e participarão coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), da Vigilância Sanitária e do Programa de Controle do Tabagismo do estado e dos municípios.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo, Lívia Angélica da Silva, será um dia de levar um pouco do que é o trabalho de todos os coordenadores, um trabalho minucioso de integração e intersetorial, desenvolvido a mais de 20 anos, com bons resultados.

“Nós vamos fazer um evento que contextualizará o tema da campanha trazendo, como intersetorialidade, os coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), a Vigilância Sanitária e as Práticas Integrativas e Complementares, reforçando a importância do trabalho de cada um dentro da política de controle do tabaco. Nós temos programas voltados para a Escola, que instrumentaliza professores para trabalharem no dia a dia com seus alunos diversos temas. A participação importante da Vigilância Sanitária como órgão fiscalizador. Das Práticas Integrativas que trará uma atividade reflexiva para que possa ser sentida e o trabalho desenvolvido tenha mais efetividade. Haverá, também, um momento festivo com depoimentos de pessoas que alcançaram seus objetivos e pararam de fumar”, disse Lívia.

Programação

  • Acolhimento
  • Vídeo – Filme: Fumando Esperode Adriana Dutra
  • Palestra:Política Nacional de Controle do Tabaco com Lívia Silva
  • Tecendo a Rede de Parcerias

Participação da Vigilância Sanitária Estadual com Ávio Batalha de Brito, Programa Saúde na Escola com Luciana Boaventura, Práticas Integrativas e Complementares com Rosemary B. Santos, Ação e Cuidado com Nilson Silva – Organizador do Projeto Servidor Zen NAT/RH

  • Experiências exitosas dos municípios

Programa de Tratamento do Tabagismo no município de Pirambú com Karina Flora

Aracaju (SE), 29 de agosto de 2019.

Fonte/Foto: Governo de Sergipe/Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *