CompetiçõesNotícias

Miguel Pupo é o campeão do QS 10000 da Galícia na Espanha

Só dá Brasil nos QS 10000, com Miguel Pupo conquistando a terceira vitória verde-amarela na terceira etapa com status máximo do WSL Qualifying Series esse ano. A decisão do título do Abanca Galícia Classic Surf Pro foi contra o norte-americano Jake Marshall, que impediu uma final brasileira na Espanha, ao barrar o potiguar Jadson André nas semifinais. Jadson retomou a liderança no ranking do WSL Qualifying Series e já garantiu uma das dez vagas para o CT 2020, com o terceiro lugar em La Coruña. Miguel Pupo saltou da 23.a para a terceira posição e ficou muito perto de confirmar a sua, assim como outro paulista, Alex Ribeiro, que está em segundo lugar. É o Brasil dominando o topo do ranking de acesso para o WSL Championship Tour.

“Eu, realmente, não tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora”, disse Miguel Pupo, que colecionou seu quarto título nas etapas com pontuação máxima do QS. “Eu tive alguns anos difíceis e é incrível estar de volta ao pódio e, principalmente, com a vitória. Eu acho que venho tendo a sorte de vencer os eventos certos na hora certa. Eu perdi cedo no US Open (QS 10000) e passei a trabalhar mais forte ainda, então agora veio a recompensa. É o resultado que eu precisava para ganhar mais confiança para os próximos eventos, porque eu quero voltar ao CT esse ano”.

Miguel Pupo (Foto: Laurent Masurel / WSL via Getty Images)

Miguel Pupo e Jadson André foram os únicos brasileiros que chegaram no sábado decisivo do terceiro QS 10000 do ano. Os outros dois também foram vencidos pelo Brasil, com Deivid Silva ganhando o primeiro em Ballito na África do Sul e Yago Dora sendo o campeão do US Open of Surfing na Califórnia. O próximo é na Europa também, o EDP Billabong Pro Ericeira nos dias 24 a 29 de setembro na Praia Ribeira D´Ilhas, em Portugal.

Com a vitória na Espanha, Miguel Pupo atingiu 17.900 pontos no ranking e o novo vice-líder, Alex Ribeiro, já ultrapassou a barreira dos 18.000 pontos, que praticamente garante um lugar entre os dez indicados pelo WSL Qualifying Series para a elite do CT. O potiguar Jadson André sim, já está 100% garantido, por chegar a 22.500 pontos com o terceiro lugar nas ondas da Playa Pantin, onde se destacou com seus aéreos. Os vencedores das outras duas etapas do QS 10000, Deivid Silva e Yago Dora, também estão no G-10, mas Deivid dispensa sua vaga no momento, por já estar entre os top-22 do CT que são mantidos na elite dos top-34.

Na decisão do título do Abanca Galícia Classic Surf Pro, Miguel Pupo começou forte numa esquerda boa, que abriu a parede para ele fazer duas rasgadas de frontside abrindo grandes leques de água e completou a onda com um aéreo para largar na frente com nota 8,50. Jake Marshall ganhou 6,83 na primeira dele e Pupo respondeu com 6,00 para se manter na frente. Quando o americano surfou sua melhor onda, que valeu 7,60, Pupo achou outra esquerda boa para repetir o ataque da primeira, com duas manobras fortes e um aéreo na finalização. Os juízes lhe deram nota 8,37 nessa, para confirmar a vitória por 16,87 a 14,43 pontos.

Jake Marshall (Foto: Laurent Masurel / WSL via Getty Images)

“Fazer a final aqui em um evento tão importante, foi incrível pra mim e estou muito feliz pelo resultado”, disse o jovem surfista de apenas 20 anos de idade, Jake Marshall. “Eu adoro a Europa e Pantin agora terá um lugar especial no meu coração por muito tempo. Eu gosto de competir em água fria, pois me sinto como se estivesse em casa. Meu objetivo é, obviamente, me classificar para o CT, então agora vou me concentrar ao máximo para obter outro grande resultado no próximo QS 10000, em Portugal”.

O vice-campeão do Abanca Galícia Classic Surf Pro, foi o outro único surfista a entrar na zona de classificação para o CT 2020 na Espanha. Ele e Miguel Pupo chegaram nesta etapa bem próximos do ranking, com o brasileiro em 23.o lugar e o californiano em 24.o. Com os 10.000 pontos da vitória, Pupo tirou a terceira posição do ex-líder, Jorgann Couzinet, da França, enquanto Marshall subiu para o oitavo lugar com os 8.000 pontos recebidos. Os dois tiraram do G-10, o australiano Connor O´Leary e o japonês Reo Inaba.

(Foto: Laurent Masurel / WSL via Getty Images)

SEMIFINAIS – Para chegar na grande final do QS 10000 da Espanha, Pupo e Marshall venceram duas semifinais muito disputadas. Na primeira, o norte-americano conseguiu uma reação fulminante no final da bateria, para superar o potiguar Jadson André por 15,00 a 13,47 pontos, com as notas 7,57 e 7,43 recebidas. Já Miguel Pupo começou bem com notas 7,17, 7,07 e 8,17, nas primeiras ondas que surfou contra Morgan Cibilic. O australiano não desistiu e surfou bem também, para somar notas 7,87 e 7,03 no placar encerrado em 15,34 a 14,90 pontos.

“Essa é a minha terceira vez competindo aqui em Pantin e eu nunca tinha chegado na fase de baterias homem a homem, então me sinto como se tivesse vencido o campeonato”, disse Jadson André. “No início desta semana, meu objetivo era solidificar minha vaga para o CT do ano que vem e acredito que consegui isso, por isso estou muito feliz com meu desempenho. Confesso que me sinto aliviado por já garantir minha vaga para 2020 e agora vou poder competir mais tranquilo no restante da minha temporada no CT e no QS também”.

Jadson André (Foto: Laurent Masurel / WSL via Getty Images

Mais informações, notícias, fotos, vídeos e todos os resultados do QS 10000 Abanca Galícia Surf Classic Pro na página do evento clicando em “Events” no www.worldsurfleague.com

Aracaju (SE), 08 de setembro de 2019.

Foto Destacada: Miguel Pupo (Foto: Laurent Masurel / WSL via Getty Images)

Fonte: João Carvalho – WSL South America

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *