Competições

2019 ISA World Surfing Games apresentados por Vans Charges. Início do trecho para a equipe histórica e medalhas masculinas

Ramzi Boukhiam, do Marrocos, e Billy Stairmand, da Nova Zelândia, conquistam a qualificação continental provisória para Tóquio 2020; Slots continentais da Ásia e da Europa ainda em jogo
Semifinais do Main Event marcado, restam cinco rodadas de Repescagem para chegar à Grande Final
Brasil lidera ranking de equipes, EUA e Japão em estreita busca
Kelly Slater dos EUA: “O surf tem uma cultura que não foi vista nas Olimpíadas”

Os ISA World Surfing Games 2019 apresentados pela Vans chegaram à reta final da competição, preparando o cenário para coroar os medalhistas de ouro por equipe e masculino neste fim de semana em Miyazaki, Japão.

Dependendo de como as condições de jogar fora, a concorrência poderia coroar Campeões já em sábado, 14 de setembro th . Se as condições não cooperar no sábado, o evento se concluirá no domingo, 15 de setembro th .

Ramzi Boukhiam do Marrocos e Billy Stairmand da Nova Zelândia ganharam vagas provisórias de qualificação continental para Tóquio 2020 como os últimos surfistas da África e Oceania, respectivamente.

Ramzi Boukhiam, do Marrocos, poderia estar sorrindo até Tóquio 2020, ao capturar a faixa continental africana provisória. 
Foto: ISA / Sean Evans

Os slots continentais para a Europa e Ásia ainda estão em disputa.

Os surfistas europeus que permanecem como eliminatórias em potencial são Federico Morais em Portugal, Vicente Romero na Espanha, Leon Glatzer na Alemanha e Angelo Bonomelli na Itália .

Com a possibilidade de o japonês Kanoa Igarashi se classificar para Tóquio 2020 através da World Surf League Championship Tour 2019, os demais surfistas elegíveis que disputam a vaga continental asiática são o japonês Shun Murakami e Hiroto Ohhara, juntamente com o indonésio Rio Waida .

Saiba mais sobre o processo de qualificação para Tóquio 2020  aqui .

O Rio Waida, da Indonésia, disputará a vaga continental asiática para Tóquio 2020 com a Team Japan. 
Foto: ISA / Ben Reed

As semifinais do Main Event Masculino estão cheias de talentos e incluem dois companheiros de equipe em cada uma. A semifinal 1 contará com a presença de Federico Morais, de Portugal, enfrentando Kelly Slater e Kolohe Andino , enquanto a semifinal 2 contará com os companheiros brasileiros Italo Ferreira e Gabriel Medina com o francês Ramzi Boukhiam .

Após um dia cheio de eliminatórias de Repechage, o ranking das equipes começou a ficar mais claro, com a equipe Brasil se mantendo na liderança, com Ferreira e Medina permanecendo no Main Event.

A equipe EUA está em estreita busca na posição Medalha de Prata, com Slater e Andino também invictos no evento.

O Team USA é o atual campeão do mundo, Japão e Espanha, procurando por seus próprios lugares no pódio.

Veja os resultados e as classificações das equipes aqui .

Slater, dos EUA, falou sobre sua experiência no evento, bem como seus pensamentos sobre as Olimpíadas depois de avançar na Rodada Principal.

“Estar aqui me lembra os velhos tempos”, disse Slater. “Eu participei de muitos eventos de equipe quando era mais jovem em todo o mundo e sinto falta daqueles dias. Foi divertido esta semana ver a emoção que todo mundo tem.

“Existe um pequeno equilíbrio engraçado de poder entre os ‘favoritos’ e os caras de países dos quais você não conhece o surf. É bom quando você vê um dos azarões ganhar um calor.

“A maior surpresa para mim esta semana foi ver uma equipe do Irã e do Afeganistão. É legal ver que a cultura está viva e bem nesses lugares.

“Acho que o surf tem uma cultura que ainda não foi vista nas Olimpíadas. Nossa comunidade é um grupo tão variado de pessoas. Qualquer pessoa e todo mundo em qualquer parte do mundo pode adorar surfar, e mesmo que não surfem, amam o que parece. A exposição que temos viajado ao redor do mundo com diferentes idiomas, cultura e pessoas contribui para uma variedade de vida no surf. Não tenho certeza se você pode nomear outro esporte que possua isso.

“Como estou aqui vendo todos os diferentes países concorrentes, acho que o surf será um bom ajuste nas Olimpíadas.”

Depois de perder em sua primeira bateria no Main Event, o 2018 e o duas vezes medalhista de ouro masculino Santiago Muñiz (ARG) lutaram durante um dia de maratona de mangas Repechage para permanecerem vivos na competição.

“Foi um longo caminho depois de perder minha primeira bateria”, disse Muñiz. “Ganhar ouro duas vezes já era um sonho, por isso é difícil imaginar um terceiro.”

Jair Pérez, da Costa Rica, foi o último surfista remanescente de seu país na divisão Masculina e, apesar de mostrar um surf impressionante, ele caiu do evento. No entanto, Perez refletiu sobre o que significa estar representando seu país e se abriu sobre sua história inspiradora.

“Cresci na pobreza com nove irmãos e irmãs em um apartamento com minha mãe e um pai alcoólatra”, disse Perez. “Lembrar de onde eu venho me motiva. Faz você perceber que há muito mais na vida além do surf. Estar aqui representando minha nação no esporte que amo é uma bênção. ”

Faça chuva ou faça sol, os fãs japoneses locais têm aparecido aos milhares diariamente, demonstrando a popularidade do surf no Japão. 
Foto: ISA / Sean Evans

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:

“Estamos testemunhando história em construção nos Jogos Mundiais de Surf. Hoje vimos mais dois surfistas se classificar provisoriamente para as Olimpíadas. São surfistas que serão lançados no maior palco esportivo do mundo e se tornarão nomes conhecidos em todo o mundo.

“É especialmente gratificante para mim, pessoalmente, perceber que os surfistas aqui hoje são o sonho de Duke Kahanamoku se tornando realidade. Estes são os humanos reais que personificam e respiram o sonho que nasceu há mais de um século atrás.

“O trecho final da competição será um marco para o surf em vários níveis. Vamos coroar os medalhistas de ouro com os melhores surfistas do mundo representando seus países, os atletas ganharão suas vagas nos Jogos Olímpicos e 55 países recordes levarão suas experiências para casa para espalhar a alegria do surf e continuar a crescer no esporte. ”

Os Jogos ISA World Surfing 2019 apresentados pela Vans são transmitidos de 7 a 15 de setembro no site www.isasurf.org .

Dentro do país do Japão, a transmissão está disponível exclusivamente na TV Abema .

Veja a programação do dia 8 aqui .

Aracaju (SE), 13 de setembro de 2019.

Foto Destacada: Gabriel Medina lidera a Team Brazil no topo do ranking de equipes, à medida que o evento segue para a reta final. Foto: ISA / Ben Reed

Fonte: ISASurf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *