Notícias

Hawaiian Pro Essentials

A Vans Triple Crown of Surfing está prestes a começar com o Hawaiian Pro , que será realizado de 13 a 24 de novembro em Haleiwa, na costa norte de Oahu. Surfistas de todo o mundo estarão enfrentando atletas havaianos locais e, potencialmente, candidatos ao título mundial, incluindo Jordy Smith .

A Triple Crown é a série de concursos de maior duração no surf. Desde 1983, os melhores surfistas do mundo fizeram a peregrinação a “The Rock” para se testar contra o Pacífico. E tudo começa em Haleiwa – uma das ondas mais difíceis da costa norte – onde fortes ondas oeste-noroeste quebram sobre um recife vulcânico raso.

Os competidores da Triple Crown já estão no terreno há semanas, discando em seus quadros e aproveitando os primeiros swells da temporada de inverno. O próximo grande sucesso de Maui, Eli Hanneman , de 17 anos , está entre os promissores que se preparam para sua primeira série Vans Triple Crown.

“Sinto que definitivamente é uma vantagem ser do Havaí, apenas porque você está acostumado com a forma como as ondas têm um pouco mais de energia”, disse Hanneman.

Outro jovem surfista para ficar de olho é Barron Mamiya . Atualmente, ele é o número 12 no QS e procura se qualificar para o Championship Tour em seu quintal.

A onda é principalmente um destro longo e instável, mas há uma corrida mais curta à esquerda, que também tem o potencial de pontuações sólidas. Se ficar grande, os surfistas terão que negociar uma seção interna complicada conhecida como “vaso sanitário”, que fornece uma tela para alguns movimentos dramáticos de fechamento.

Last year’s Hawaiian Pro winner Joel Parkinson finds a gem.WSL / KEOKI SAGUIBO

Por outro lado, surfistas de CT como a potência havaiana Ezekiel Lau , que está atualmente na bolha de requalificação, darão a este evento tudo o que precisam para permanecer no Tour. Zeke é um concorrente formidável que prospera nos eventos Vans Triple Crown, levando para casa a Copa do Mundo Vans no ano passado.

“Estar na bolha é meio difícil, apenas lidar com a pressão. Mas eu estou no melhor lugar para fazer isso. Estou em casa, estou dormindo na minha própria cama, estou surfando as ondas. estou mais confortável com isso. Então, vou tentar manter uma mentalidade positiva “, disse Lau.

Também estão no sorteio ex-campeões do Hawaiian Pro, como o australiano Wade Carmichael e Tahitian Michel Bourez .

Haleiwa é conhecida como a porta de entrada para North Shore, e é o primeiro encontro dos surfistas ao visitar o Seven-Mile Miracle. É um centro de atividades para moradores e visitantes, com várias lojas de surf, cafés e restaurantes. Mas, acima de tudo, é um campo de provas para os melhores do mundo.

A curva atemporal de Tom Curren em Haleiwa.WSL / KELLY CESTARI

Ao longo dos anos, também não houve escassez de drama fora da água. Em 1991, o tricampeão mundial Tom Curren venceu o concurso com um V reverso em forma de Maurice Cole sem adesivos de patrocinador. Embora se presumisse que ele estava fazendo uma declaração rebelde que evitava a indústria do surf, de fato, a prancha havia saído da alfândega na noite anterior e Curren e Cole estavam lutando apenas para aquecer o clima.

“Então, eu dou a ele o quadro e digo para ele ir lá. Ele olha para mim e pergunta: ‘Tem alguma cera?'”, Lembrou Cole.

Assista ao Hawaiian Pro ao vivo no worldsurfleague.com e no WSL App, de 13 a 24 de novembro.

Aracaju (SE), 13 de novembro de 2019

Foto Destacada: Tony Effe / WSL

Fonte: WSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *