Associação Internacional de Surf comemora decisão de incluir o surf nos Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar 2022
Também confirmado o surf nos Jogos da América Central e do Caribe no Panamá 2022
A Associação Internacional de Surf (ISA) comemorou hoje a decisão de incluir o surf no Programa de Esportes nos Jogos Olímpicos da Juventude em Dakar 2022 e nos Jogos da América Central e do Caribe no Panamá em 2022.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que o surf será um dos esportes adicionais em Dakar 2022, com 24 atletas competindo em Shortboard em dois eventos para homens e mulheres.
Após a inclusão do Surfing em Tóquio 2020 e a inclusão provisória nos Jogos de Paris 2024, a decisão do COI destaca a universalidade do esporte e o público jovem. O Dakar 2022 marca outro momento significativo na história do esporte, destacando a crescente presença e apelo global do surf, principalmente em toda a África.
A inclusão nos Jogos Olímpicos da Juventude também reafirma a profunda conexão do Surf com jovens de todo o mundo e o poder do esporte de envolver a próxima geração – principalmente por meio de experiências ao vivo espetaculares e excelente conteúdo digital oferecido nas plataformas online olímpicas.
A confirmação do surf em Dakar 2022 segue a notícia de que o esporte também será incluído nos Jogos da América Central e do Caribe do Panamá em 2022. A 24ª edição dos Jogos contará com eventos nas corridas de Shortboard, Longboard e StandUp Paddle (SUP), depois que a decisão foi tomada na reunião do comitê executivo das Organizações de Esportes da América Central e do Caribe (CASCO).
Com as Américas e a África representando regiões importantes para a ISA, um esforço conjunto para promover e desenvolver o esporte e suas estruturas levou a uma associação dinâmica nas regiões, especialmente nas Américas. A ISA já realizou uma infinidade de Campeonatos Mundiais no continente em diversos países, incluindo; Chile, Equador, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Peru, EUA e Venezuela. Mais recentemente, o ISA SUP Paddleboard Championship aconteceu em El Salvador, com 161 atletas competindo em 27 países.
Falando em ambas as decisões, o presidente da ISA , Fernando Aguerre , disse:
“A inclusão do surf no Dakar 2022 e no Panamá 2022 é outro grande momento para o esporte e gostaria de agradecer ao COI e à CASCO pela oportunidade de participar do que parece ser dois jogos incríveis. O surf tem uma herança rica e crescente nas Américas e na África e estou empolgado em ver os principais atletas do esporte de todas as idades competirem nesses eventos.
“É maravilhoso ver o Surf mais uma vez sendo reconhecido por seu apelo universal com atletas de classe mundial competindo como parte de uma equipe nacional em um cenário internacional. Juntamente com nossa inclusão nos Jogos Olímpicos, estamos em um momento emocionante em nosso esporte e esperamos poder continuar a crescer o esporte e atrair novos fãs para o Movimento Olímpico.
“Olhando para os Jogos Olímpicos da Juventude, o surf tem um apelo incrível para os jovens e seus valores centrais exclusivos agregarão enorme valor e emoção ao Dakar 2022. A competição de classe mundial envolvendo atletas jovens e legais que podem se conectar com o público jovem proporcionará um valor significativo para fãs e telespectadores locais e internacionais em todo o mundo “.
Aracaju (SE), 11 de dezembro de 2019
Foto Destacada: Jovens surfistas de todo o mundo, como a Candelaria Resano da Nicarágua (foto), agora terão a chance de representar suas nações no Movimento Olímpico no maior palco do mundo para 18 e menos atletas. Foto: ISA / Ben Reed
Fonte: ISA