CompetiçõesNotícias

El Salvador selecionado para realizar edição histórica dos Jogos Mundiais de Surf ISA 2020

Último qualificador olímpico a ser realizado de 9 a 17 de maio em Surf City El Salvador

Associação Internacional de Surf (ISA) tem o prazer de anunciar que El Salvador foi escolhido como anfitrião dos Jogos Mundiais de Surf ISA 2020 , que acontecerão de 9 a 17 de maio. 

Serão determinados doze Qualificadores Olímpicos (sete mulheres e cinco homens), fazendo de 2020 uma edição histórica do evento.

Os doze surfistas que se qualificarão para o Tokyo 2020 em El Salvador completarão o total de 20 homens e 20 mulheres para competir na estreia olímpica do surf, juntando-se aos atletas que se qualificaram no World Surf League Championship Tour (WSL CT), 2019 ISA World Jogos de Surf e Jogos Pan-americanos de Lima 2019.

A competição, que utiliza um formato de pódio duplo, ocorrerá em duas vagas – El Sunzal e La Bocana. 

Recentemente, os dois spots de surf de classe mundial foram usados ​​para sediar com sucesso campeonatos internacionais, com o ISA World SUP e Paddleboard Championship da Surf City El Salvador levando para a direita, o ponto de parada de paralelepípedos do El Sunzal e o ALAS Latin Pro em La Bocana, menos de um quilômetro a leste.

Sediar os Jogos Mundiais de Surf da ISA é o próximo passo na estratégia de cinco anos de “Surf City” de El Salvador para promover as oportunidades de turismo nas belas praias do país. 

As melhores equipes nacionais de surf do mundo estarão presentes em El Salvador. Os três melhores surfistas de cada nação no CT da WSL 2019 serão nomeados para representar seus países, um convite que deve ser aceito para permanecer elegível para Tóquio 2020, de acordo com os Requisitos de elegibilidade olímpica da ISA . 

A edição de 2019 dos Jogos ISA World Surfing em Miyazaki, Japão alcançou recordes de participação sem precedentes. 240 atletas de um recorde de 55 países disputaram as vagas de Medalhas de Ouro e Qualificação Olímpica. 

Sofia Mulanovich, do Peru, ganhou a Medalha de Ouro Feminina, enquanto Ítalo Ferreira levou a Equipe Brasil ao Ouro com uma medalha de ouro na Divisão Masculina.

Sofia Mulanovich, do Peru, reivindica vitória nos Jogos Mundiais de Surf ISA 2019 em Miyazaki, Japão – Foto: ISA / Pablo Jimenez

As faixas horárias de Tóquio 2020, que foram concedidas a nível continental, foram obtidas provisoriamente por Shun Murakami (JPN), Ramzi Boukhiam (MAR), Billy Stairmand (NZL) e Frederico Morais (POR) pelos homens e Shino Matsuda (JPN) , Anat Lelior (ISR), Bianca Buitendag (RSA) e Ella Williams (NZL) para as mulheres.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse: 

“Estamos muito satisfeitos por continuar nosso forte relacionamento com o Presidente Nayib Bukele, a Ministra Morena Valdez e o governo de El Salvador, para trazer outro Campeonato Mundial da ISA para seu belo país. Os Jogos Mundiais de Surf da ISA trarão um nível sem precedentes de atenção global ao país e o recurso quase ilimitado de classe mundial que são suas ondas durante o ano todo.

Os sonhos olímpicos serão realizados, criando um nível altamente antecipado de surf, camaradagem e emoção de classe mundial. A universalidade do nosso esporte estará bem em exibição com surfistas de todos os continentes se reunindo em paz para celebrar o espírito olímpico do esporte.

Estamos ansiosos para criar um impulso em direção a Tóquio 2020, mostrando os valores jovens e de alto desempenho de nosso esporte que contribuirão para o grande sucesso dos Jogos. ”

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse:

“Temos orgulho de que nosso país seja sempre lembrado e associado ao reconhecimento histórico do surf como esporte olímpico. 

Congratulamo-nos com surfistas e turistas de todo o mundo. Este evento será a janela para mostrar as nossas ondas e destinos de classe mundial: Surf City El Salvador. Nosso país está aberto e pronto para abraçar novas idéias, desafios e inovação. 

Com o Surf City El Salvador, mostramos, com ações, que temos a vontade política de criar uma marca, um conceito e um destino de classe mundial.

Este evento de qualificação olímpica é um marco para a Surf City El Salvador e estamos certos de que contribuirá para a consolidação do nosso belo país como um dos principais destinos para o surf. 

Este é um campeonato histórico para o esporte. Estamos honrados em receber os melhores surfistas do mundo e mostrar a eles todas as coisas boas que temos para oferecer. ”

Foto Destacada: Linhas de ondulação envolvem a ponta de El Sunzal, também quebrando no recife de La Bocana, visto mais abaixo na costa. Foto: ISA / Ben Reed

Fonte: ISA Surf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *