Verão 2020 registra o primeiro óbito na Praia dos Artistas
Infelizmente a tragédia anunciada pela imprensa e comunidade surf ocorreu nesta semana, quarta-feira 29, o primeiro óbito registrado por afogamento foi contabilizado na Praia do Artistas, pelo Instituto Médico Legal (IML).
O corpo do sexo masculino foi encontrado por populares nas areias de um dos melhores point surf de Sergipe, no início da manhã, entorno das 9h, e de acordo com os grupos de notícias do WhatsApp de Sergipe, o jovem morava no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju.
A cada mudança de estação, os surfistas mais experientes da Praia do Havaizinho ficam preocupados com o aumento do índice de afogamentos. As variações constantes das correntes marítimas, formação das bancadas de areia, aumento no volume, tamanho e pressão das ondas e, a falta da presença física dos salva-vidas do Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE) em toda a extensão do litoral da capital são fatores determinantes às ocorrências.
Além do baixo efetivo do CBMSE, também são apontados pelos surfistas à falta de sinalização visual de alerta -“Perigo de Afogamento”- nas principais praias, a inexistência de campanhas publicitárias de ação social em veículos de massa e o falho planejamento na alocação dos salva-vidas nos locais com maior fluxo de banhistas.
O Portal Sombreiro Surf já realizou diversas publicações alertando a sociedade para o grave risco de afogamento nas praias de Aracaju. A Praia dos Artistas, próximo à boca do Rio Sergipe, local da última ocorrência fatal, é considerada a quarta praia mais perigosa do Brasil. Infelizmente não existe sinalização no local.
Também já foi apontado que a metodologia de trabalho do CBMSE deveria ser revista pelo alto comando da corporação. Evitar a circulação dos veículos oficiais na areia da praia durante todo o dia gera economia para os cofres públicos e não prejudica as tartarugas marinhas.
Geralmente o transporte oficial leva dois ou mais salva-vidas num raio de 5km (entre a Praia dos Artistas e Cinelândia), os militares fincam as bandeiras ‘sinalização de perigo’ nas areias das praias logo pela manhã, devido ao movimento da maré (cheia ou secante), eles retornam aos locais e recolocam as bandeiras em novas posições, mas CBMSE não mantém a presença física de pelo menos um salva-vidas nos devidos locais.
Nos primeiros finais de semana deste ano, as praias de Aracaju foram as melhores pedidas de lazer e diversão para turistas e praieiros sergipanos. Salva-vidas foram vistos de forma física apenas na Praia da Cinelândia e Arcos da Orla. O público entre a Praia do Havaizinho e dos Arcos da Orla foi imenso nesta virada de ano e o risco de afogamento entrou no radar dos surfistas locais.
O Governo de Sergipe convocou parte dos aprovados do concurso público Edital Nº 03/2018, para o cargo de soldado, no dia 07 de outubro de 2019, em ato institucional de comemoração dos 99 anos do Corpo de Bombeiros de Sergipe. No total foram chamados os primeiros 70 aprovados e existe a previsibilidade do governador convocar todos os 200 aprovados neste ano.
A comunidade sergipana surf e a sociedade em geral aguardam a integração dos novos soldados ‘salva-vidas’ nas principais praias da capital, para que notícias de afogamentos sejam erradicadas da imprensa e não levem mais dor às famílias dos turistas e de Sergipe.
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2020.