CompetiçõesLongboard

Por que o primeiro ponto pode ser a melhor onda de longboard do mundo

O 2020 Noosa Longboard Open apresentado por Thomas Surfboards acontece de 22 a 25 de fevereiro

Bob Mctavish certa vez comparou o surf em Noosa a “tomar uma xícara de chá com Deus” . Passe algum tempo no Parque Nacional Noosa Heads, e você pode ver o que ele estava fazendo.

Essa série de quebras à direita continua sendo um lugar sagrado para os surfistas – e você pode argumentar bastante convincentemente que, no seu dia, elas podem ser as melhores ondas de longboard do mundo.

Alguns vão gritar Malibu, ou talvez até Waikiki. Mas uma coisa que não está em debate é o importante papel que essa onda teve no desenvolvimento do surf. Bob McTavish, uma figura-chave na chamada “revolução do shortboard” e George Greenough estavam entre seus pioneiros. E manteve-se uma tela para o design das pranchas de surf e para o surf elegante.

“O First Point é como a melhor onda, e tem muitas faces”, diz Tom Wegener, um shaper mestre, originalmente da Califórnia. Wegener tornou-se sinônimo de Noosa. Um ex-aluno do falecido Donald Takayama, ele manteve viva a rica história do surf longboard com designs atemporais, aperfeiçoados nos pontos de Noosa.

Thomas Bexon, equipado com um de seus registros de aleta única, otimizado para as ondas de pontos perfeitas de Noosa – WSL / BEN OSBORNE

“Em dias pequenos é perfeito, em dias médios você pode fazer qualquer coisa … Christian Wach deu um jeito e dez, depois subiu e fez uma mão, ficou dez e depois desceu de novo e continuou”, Wegener diz.

Essa chama é mantida viva por uma nova geração de surfistas e shapers de longboard que se inspiraram na rica herança da cultura. Muitos deles estarão presentes no Noosa Longboard Open, apresentado por Thomas Bexon, o pontapé inicial da WSL Longboard Tour 2020.

“É o campo de teste perfeito para pranchas e surfistas, apenas permite que qualquer pessoa que surfe na onda mostre realmente do que é capaz”, diz Thomas Bexon, cujas pranchas se tornaram o destino de muitos dos melhores do mundo surfistas de hoje.

Não há dúvida de que esses recursos estarão em exibição total quando o evento começar, portanto, fique atento para um grande começo de temporada.

Mais informações: WSL Longboard Tour 2020

Foto Destacada: Ben Osborner

Fonte: WSL / Ben Collins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *