Ondas famosamente pesadas agora são um local olímpico
Para aqueles que aspiram a medalha de ouro em 2024, tudo se resume à capacidade de subir e descer em Teahupo’o, um dos mais pesados recifes de corais do lado esquerdo do planeta.
O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou Teahupo’o, Tahiti, como sede da competição olímpica de surf nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
No mês passado, Paris 2024, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, afirmou que Teahupo’o seria o local para o surf olímpico em 2024, e o Conselho Executivo do COI ainda precisava aprovar oficialmente a moção.
O presidente do COI, Thomas Bach, supostamente estava preocupado com a competição de surf que estava ocorrendo tão longe da cidade anfitriã.
Quatro outras cidades francesas do surf estavam na mistura, incluindo Hossegor e Biarritz, mas a atração do Pacífico Sul provou ser demais para resistir.
Referido como “O Fim da Estrada”, por uma razão, Teahupo’o fica a mais de 15.000 km de Paris. É remoto e isolado, o que exigiu uma consideração especial do COI.
Os surfistas competiriam durante a primeira semana dos Jogos, depois teriam a oportunidade de aproveitar a segunda semana na Vila Olímpica de Paris, além de passear na Cerimônia de Encerramento.
Homens e mulheres estarão competindo em Teahupo’o.
Em termos de logística, foi relatado que o plano atual é trazer moradias modulares temporárias para formar uma remota “Vila dos Atletas” para os surfistas do Taiti.
Essas instalações seriam então desmontadas após o término do evento e usadas em outras partes do Taiti como habitação social.
Os organizadores também trabalharão em estreita colaboração com as partes interessadas e as autoridades para garantir que a comunidade local seja bem cuidada e promovida adequadamente.
“Para o surf, Teahupo’o é um lugar sagrado, rico em história e tradição e oferecendo uma experiência de surf verdadeiramente autêntica, homenageando a cultura e a herança do esporte”, disse Fernando Aguerre, presidente da International Surfing Association declaração à imprensa.
“O Taiti como sede olímpica é um testemunho do espírito de criatividade e inovação de Paris 2024. O surf é um esporte para a nova era dos Jogos e essa abordagem em Paris 2024 demonstra como nossos valores estão alinhados.”
Esses sentimentos semelhantes ecoaram no mês passado, quando parecia que a visão se tornaria realidade.
“Com o Taiti, Paris 2024 optou por um local de” recife “bem preservado em um cenário natural excepcional. Com sua topografia específica como uma área costeira sensível com capacidade limitada, a competição se adaptará ao local e não o contrário. , “lê uma declaração divulgada em Paris 2024 no mês passado.
“Este site, que se encaixa perfeitamente na visão de Paris 2024, fortalecerá a natureza espetacular do projeto, mostrando ao mundo algumas imagens extraordinárias não apenas da própria disciplina, mas também da França”, continuou o comunicado.
Foto Destacada: Matt Wilkinson – WSL / Kelly Cestari
Fonte: Jake Howard / WSL
Aracaju (SE), 04 de março de 2020.