Coronavírus Sars-Cov-2: praias sergipanas são interditadas pela Adema
Além dos bloqueios de estacionamentos das praias da capital e fechamento do comércio ambulante da areia da praia, alicerçado nos decretos da Prefeitura de Aracaju (6.111/2020) e do Governo de Sergipe (40.570/2020) estabelecendo medidas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus Sars-Cov-2, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), no último domingo 5, interditou o acesso de algumas praias de Sergipe.
A Covid-19 balançou as estruturas do surf sergipano nas últimas semanas. A indústria e comércio surf local, eventos e prática esportiva estão prejudicadas devido à pandemia que afeta a sociedade global.
O decreto 40.570/2020 do Governo de Sergipe, publicado no último dia 3 de abril, orienta evitar aglomeração de cidadãos nos espaços públicos de titularidade ou administrado pelo Estado, assim como faixas de areias de praias, estacionamentos veículos, equipamentos de esportivos, praças e calçadões.
A equipe da Adema interditou todas as praias do litoral aracajuano: Artistas (Farol/Orlinha), Meio, Bomba, Havaizinho, Arcos da Orla, A Taba, Cinelândia, Petroclube, Banho Doce, Aruana, Naúfragos, Robalo, Sarney, Mosqueiro, Farol e Viral. Também foram interditadas as praias do litoral norte, da Barra dos Coqueiros até a cidade de Pirambu e, do litoral sul, Coqueirinho, Caueira (Itaporanga D´Ajuda), Abaís, Dunas e Saco (Estância).
De acordo com o órgão governamental toda a costa sergipana está proibida, entorno de 163 km de praias e as equipes da Polícia Militar de Sergipe contribuirão na fiscalização dos espaços públicos para evitar aglomeração de pessoas.
A validade da interdição vai até o dia 17 de abril, podendo ser alterada ou prorrogada de acordo com as necessidades de controle da Covid-19.
Chegou a hora dos surfistas respeitarem a quarentena ao lado da família, a pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2 se agrava em Sergipe. Até o fechamento da matéria, o Boletim Covid-19 da Secretaria do Estado da Saúde (SES) indica 36 contaminados, sendo 30 na capital e 4 óbitos.
Foto Destacada: Praia de Pirambu (boca do Rio Japaratuba) à esquerda e Praia Ilha do Rato (Barra dos Coqueiros) à direita.
Aracaju (SE), 07 de abril de 2020.