NotíciasSaúde

Covid-19: surfista evite queimadura por álcool

A atual pandemia global ligou o sinal de alerta à preservação da vida dos surfistas, familiares, amigos e sociedade. A prevenção do coronavírus (Covid-19) perpassa estrategicamente no isolamento social, higienização das mãos com água e sabão em pedra ou detergente líquido, e asepxia utilizando álcool etílico gel ou líquido antisséptico 70%.

A descontaminação das superfícies residenciais e objetos de trabalho utilizando o álcool 70% são pontos fundamentais para também se prevenir e evitar a contaminação.

Manipular o álcool 70% no ambiente familiar passou a ser fator de risco de queimadura corporal. A quarentena mantém crianças, jovens e adultos em isolamento social e o número de acidentes domésticos vem crescendo no HUSE – Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju.

Três pessoas oriundas do interior do Estado deram entrada na unidade hospitalar nos últimos dias, além de uma criança de 5 anos, vítimas da manipulação de álcool.

A criança brincava com o produto altamente inflamável, foi para a cozinha, próxima ao fogo e aconteceu o grave acidente. Ela está internada na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), com queimaduras de segundo grau profundas na barriga e pernas.

O coordenador do UTQ fez o alerta no site Agência de Notícias do Governo de Sergipe. “A nossa grande preocupação desde o início dessa pandemia era com a liberação do álcool para fazer a asepxia das mãos e higienização de alguns objetos no combate ao coronavírus. Com isso, vem uma grande quantidade de cuidados que a gente tem que ter, principalmente com as crianças em isolamento e com maior disponibilidade de álcool nas casas”, explica Bruno Cintra.

Devido ao aumento das ocorrências de queimaduras oriundas da manipulação de álcool no Brasil, o Sombreiro Surf alerta aos surfistas em isolamento social, chefes de família, ou não, que tenham atenção com o produto líquido inflamável nas suas residências. Se prevenir do novo coronavírus e evitar acidentes domésticos em tempo de quarentena são os melhores remédios para enfrentar a crise de saúde pública mundial, o coronavírus SARS-CoV-2.

Saiba como agir em caso de acidente com queimadura: lave o local com água fria por, pelo menos, 15 minutos, em seguida, passe sabão neutro cuidadosamente e não fure a(s) bolha(s). Coloque gases ou pano limpo umedecido com soro fisiológico no local e procure unidade hospitalar urgente. Na dúvida, ligue 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Tudo vai passar. Não esqueça surfista, fique em casa.

Foto: Pixabay

Com informações: Governo de Sergipe

Aracaju (SE), 09 de março de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *