Notícias

Declaração conjunta do COI e Tóquio 2020

Estrutura para a preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 após o adiamento para 2021

O Comitê Organizador de Tóquio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Tóquio 2020) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) reuniram-se hoje para uma Revisão Executiva do Projeto via teleconferência.

O presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates, e o diretor executivo dos Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, se juntaram ao presidente MORI Yoshiro de Tóquio 2020 e ao CEO MUTO Toshiro na reunião. Durante a discussão produtiva, Tóquio 2020 e o COI concordaram com a seguinte estrutura, que governará os preparativos para os Jogos adiados: 

Governança

  • O processo de entrega dos Jogos em 2021 é supervisionado por um Comitê Gestor Conjunto, liderado pelo presidente da Comissão de Coordenação do COI John Coates e pelo presidente de Tóquio 2020, MORI Yoshiro. O Comitê incluirá o CEO MUTO Toshiro de Tóquio 2020 e o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi.
  • As reuniões do Comitê Gestor serão realizadas sempre que necessário, a fim de garantir uma coordenação permanente e uma tomada de decisão eficiente.
  • Ao apoiar esse Comitê Gestor, o Tóquio 2020 e o COI terão suas respectivas forças-tarefa: a Força-Tarefa “Aqui vamos nós” no lado do COI e a Força-Tarefa “Novo Lançamento” no lado de Tóquio 2020.

Princípios

  • Os elementos-chave do planejamento para 2021 devem replicar o Plano de Entrega de Jogos existente para 2020. Um foco particular será colocado nos locais e no cronograma da competição, que foram originalmente acordados por todas as partes interessadas como o melhor plano para a edição de 2020. Nesta base, o lado japonês, incluindo Tóquio 2020, solicitará que cada proprietário do local planejado organize os Jogos de acordo com este cronograma nas novas datas de 2021. O lado japonês também buscará entendimento para esses preparativos.
  • Com base na Agenda Olímpica 2020, o COI, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e todas as partes interessadas do Movimento Olímpico e Paraolímpico, em conjunto com o lado japonês, incluindo o Comitê Organizador de Tóquio 2020, explorará todas as oportunidades para otimizar e otimizar o escopo e o serviço nos Jogos e reduzir os custos causados ​​pelo adiamento. O COI e o lado japonês, incluindo o Comitê Organizador de Tóquio 2020, continuarão a avaliar e discutir em conjunto sobre os respectivos impactos causados ​​pelo adiamento.
  • Uma série de medidas que abordam o impacto potencial do COVID-19 será incorporada ao Plano de Entrega de Jogos para os Jogos em 2021.

Linha do tempo

  • Os detalhes do planejamento para Tóquio 2020 em 2021 estão sendo examinados este mês com o objetivo de estabelecer um novo roteiro para os Jogos até maio de 2020, a fim de alinhar recursos e prioridades de acordo. 
Fonte: COI

Falando após a reunião, o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates, disse: “Desde que o adiamento de Tóquio 2020 para 2021 foi acordado há algumas semanas, o forte espírito de colaboração entre o COI, o IPC, o Movimento Olímpico, Tóquio 2020 e os japoneses autoridades já nos permitiu trazer alguma clareza e certeza para atletas, fãs e partes interessadas em todo o mundo. Os princípios delineados hoje nos permitirão continuar nesse espírito e responder às muitas perguntas que restam, da maneira mais eficiente possível.

Acreditamos que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem permanecer como um farol de esperança para o mundo durante esses tempos conturbados, e que a chama olímpica pode ser a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. O Comitê Gestor fará todo o possível para garantir que este seja o caso. ”

O Presidente de Tóquio 2020, MORI Yoshiro, comentou: “Logo após o adiamento dos Jogos de Tóquio 2020 em 24 de março de 2020, o Tóquio 2020 estabeleceu uma Força-Tarefa ‘Novo Lançamento’ em 26 de março e trabalhamos desde então para criar uma estrutura capaz de superá-los. desafios sem precedentes. Acreditamos que o novo passo de hoje é uma conquista importante para avançar no próximo ano o que preparamos nos últimos cinco a seis anos. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para garantir o sucesso dos Jogos. ”

Fonte: COI

Aracaju (SE), 18 de abril de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *