Dia Mundial do Meio Ambiente
As Nações Unidas designaram 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente para destacar que a proteção e a saúde do meio ambiente são uma questão importante, que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico em todo o mundo. A celebração deste dia nos oferece a oportunidade de ampliar a base para uma opinião esclarecida e uma conduta responsável por indivíduos, empresas e comunidades na preservação e melhoria do meio ambiente.
O ano de 1972 marcou um ponto de virada no desenvolvimento de políticas ambientais internacionais, com a primeira grande conferência sobre questões ambientais, conhecida como Conferência do Meio Ambiente Humano.(link is external)ou a Conferência de Estocolmo. Mais tarde naquele ano, em 15 de dezembro, a Assembléia Geral adotou uma resolução ( A / RES / 2994 (XXVII)(link is external)) designando 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente e instando “Os governos e as organizações do sistema das Nações Unidas a empreenderem naquele dia todos os anos atividades mundiais que reafirmam sua preocupação com a preservação e o aprimoramento do meio ambiente, com vistas a aprofundar a conscientização ambiental”.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS: Armando Badá: amor pelo esporte e liderança no Projeto Skarte
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS: Alese aprova lei que proíbe uso dos canudos plásticos em Sergipe
______________________________________________________________________________
A UNESCO tem um histórico importante no avanço das ciências ecológicas por meio de trabalho pioneiro em ecossistemas, reservas da biosfera, capacitação, avaliações científicas e resumos de políticas para ajudar os tomadores de decisão no gerenciamento sustentável dos recursos naturais. A UNESCO mobiliza o conhecimento, o know-how e as práticas das comunidades locais e dos povos indígenas para apoiar sua inclusão na tomada de decisões ambientais. Sua Rede Mundial de Reservas da Biosfera demonstra maneiras de proteger os ecossistemas naturais e a biodiversidade por meio de abordagens científicas, educacionais e participativas, promovendo ao mesmo tempo um desenvolvimento econômico inovador, ambientalmente sustentável e social e culturalmente apropriado.
Fonte: ONU
Publicado: 05/06/2020