Federação Russa de Surf responde sanções esportivas da ISA
A nota da Federação Russa de Surf aponta que o “desporto não pode ser politizado”, além de ir de encontro aos princípios olímpicos e de descriminar os atletas russos
O site Surf Total de Portugal, publicou a nota da Federação Russa de Surf datada no dia 3 de março, por meio da rede social Instagram, frisando que o “desporto não pode ser politizado”, além de acusar a ISA – International Surfing Association e o COI – Comitê Olímpico Internacional de irem de encontro aos princípios olímpicos e de proporcionarem discriminação aos atletas russos.
A nota foi emitida posteriormente a reunião extraordinária do Comitê Executivo da ISA -, realizada no dia 28 de fevereiro, onde foi decidido pela exclusões esportivas para atletas e oficiais da Rússia dos eventos ISA, até novo aviso emitido pela entidade. Mais uma vez, o ato seguiu as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Anteriormente, a ISA emitiu comunicado proibindo os atletas russos de participarem dos eventos oficiais ISA, devido a invasão da Ucrânia pelos militares do governo de Vladimir Putin, presidente da Rússia. O ato covarde dos militares russos vem causando muita dor e sofrimento para o povo ucraniano: separação de famílias, vidas ceifadas e prejuízos imensuráveis veem se acumulando desde o início dos ataques bélicos.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
79 Extreme Expression Session: o valor da amizade do bodyboard sergipano
Tatiana Weston-Webb radicaliza em Supertubos e vence o MEO Pro Portugal
41 jovens surfistas de todo o mundo premiados com bolsas ISA
Tatiana campeã do MEO Pro Portugal apresentado pela Rip Curl e Filipe é vice-campeão!
Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil
Editorial: o Sombreiro Surf é contra a guerra na Ucrânia e valoriza a verdade dos fatos
Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco
Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf
______________________________________________________________________________
Confira a nota resposta da Federação Russa de Surf na íntegra:
“Hoje [dia de 3 de março] a Federação Russa de Surf realizou uma reunião para discutir a posição sobre as sanções a que todos os atletas russos caíram devido à atual situação política no mundo.
Seguindo o Comitê Olímpico Russo @olympic_russia e em apoio aos nossos talentosos atletas, queremos observar que o desporto não pode ser politizado; o deporto une, não discrimina e não pode atuar como ferramenta de manipulação. A exclusão de atletas russos de competições internacionais é ilegal e contrária aos princípios olímpicos.
Da nossa parte, enviaremos imediatamente a nossa candidatura à Federação Internacional de Surf (ISA) e à Federação Europeia de Surf para proteger os direitos dos nossos atletas de participar em competições internacionais e tomar todas as medidas possíveis para acabar com a discriminação”, pode ler-se.
Foto Destacada: Ben Reed / ISA
Publicado: 16/03/2022