Notícias

Havaí em estado “Code Red II” mostra a força da natureza

Grandes ondas provocam medo à população, autoridades ficaram em alerta com a tempestade tropical “Derby” e surfistas locais fazem a cabeça ao pegar ondas históricas nas ilhas havaianas

Quem é surfista na veia tem a certeza que o Havaí quebra as melhores e maiores ondas do mundo. Contudo, no último final de semana o fenômeno natural provocou ondas que pareciam “tsunami” e deixou a comunidade surf em estado “Code Red II” (em alerta vermelho), assim diversos surfistas havaianos classificaram nas redes sociais o grande swell que encostou no arquipélago.

Ondas gigantes de até 24 pés (acima de 7 metros) quebram em toda a faixa da costa sul, invadindo residências, empreendimentos comerciais e rodovias. Segundo a imprensa local, a população de Keauhou acumulou prejuízos e destruição, equipes de salva-vidas do Ocean Safety realizaram centenas de resgates à beira-mar, autoridades públicas orientaram surfistas menos experientes e banhistas para o alto risco de afogamento, em algumas praias o acesso foi proibido.

O Serviço Nacional de Meteorologia do Havaí emitiu alerta da chegada da tempestade tropical “Derby” no decorrer da última semana. Os surfistas mais experientes aguardaram as perigosas ondas gigantes encostarem na costa sul no último final de semana, a previsão indicava de quatro a cinco dias de swell oriundo de sul.

No sábado (16), imagens das grandes ondas da costa de Oahu se tornaram virais, a comunidade surf havaiana entrou em estado de alerta, acendendo o “Code Red II” como um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Surfistas lembraram do histórico grande swell em Teahupoo, na Indonésia, em 2011, onde originalizou o estado de alerta vermelho “Code Red”.

O surfista destemido de ondas grandes, o experiente Ian Walsh, relatou o sonho e a longa espera de pegar uma das suas melhores ondas surfadas no Havaí, o vídeo foi publicado terça-feira (19) nas redes sociais, instigando surfistas ao redor do mundo. “Que ondulação especial. Desde os meus 10 anos de idade, sonho com o que essa onda pode parecer com uma grande quantidade de energia. Tantos elementos têm que se alinhar para o Trem de Carga e ela veio VIVA!”, comentou o big rider que já botou pra baixo em uma onda 70 pés em Jaws, na ilha de Maui, Havaí, sendo classificada a “Onda do Ano no Billabong XXL Awards”.

Na Ilha de Maui, quem dominou a cena no outside foi o “waterman” havaiano Kai Lenny, ao pegar um dos tubos mais impressionantes proporcionados pela tempestade tropical “Derby”. O fotógrafo profissional Dayanidhi Das registrou o momento de Lenny, compartilhou na rede social e comentou: “Swell de 50 anos na onda mais rápida do mundo! @kai_lenny com um de seus muitos momentos de destaque do dia. Maui era tão divertido, a cada onda que atingia o lineup, as centenas de espectadores prendiam a respiração enquanto gritavam “COME OUT” e quando cada surfista fosse cuspido com sucesso, a praia rugia como uma luta de prêmios por nocaute! Um dia que fica na história de Maui!”

Publicado: 19/07/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *