CBSurf Aloha Surf Spirit: Robson Fraga campeão em Saquarema/RJ
O sergipano Robson Fraga apresentou o surf acima da média na Praia de Itaúna, fez a maior somatória da categoria, surfou as duas melhores ondas da grande final do CBSurf Aloha Surf Spirit para ser o grande campeão em Saquarema, Rio de Janeiro
O longboard Robson Fraga consagrou-se campeão do CBSurf Aloha Surf Spirit, etapa 3 do Circuito Longboard e SUP Wave da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), categoria Long +35, o evento foi realizado na “Capital Brasileira do Surf”, cidade de Saquarema, Rio de Janeiro, de 18 a 21 de agosto.
Diversas modalidades foram realizadas na Arena Praia, em Itaúna e Arena Lagoa do Aloha Surf Spirit: Longboard, SUP, Paddleboard, Canoa Polinésia, Surfski e Natação. A Arena Praia foi seletiva para o ISA World SUP and Paddleboard Championship 2022.
Na categoria Long +35, Robson Fraga foi imbatível mais uma vez, venceu todas as baterias disputadas na Praia de Itaúna, para subir no lugar mais alto do pódio do CBSurf Aloha Surf Spirit. No segundo dia de competição na Arena Praia, o tempo amanheceu nublado e chuvoso em Saquarema, as ondas de até dois metros na série ficaram mexidas, necessitando de maior esforço físico dos competidores, melhor estratégia de posicionamento e escolha de onda.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Phil Rajzman vence etapa do Coalition Of Surfing Clubs em Oceanside, na Califórnia
______________________________________________________________________________
Na bateria 2 do Round 1, Robson Fraga enfrentou Luciano Botelho (SC) e Rodrygo Borges (RJ), o sergipano cravou a maior média de toda a categoria Long +35, 12.20 pontos e surfou a melhor onda 6.27. O carioca Rodrygo Borges avançou ao lado do sergipano, somando 9.43.
O último dia de competição em Saquarema, domingo (21), amanheceu ensolarado, e convidou o bom público para assistir os melhores competidores do Circuito Longboard e SUP Wave da Confederação Brasileira de Surf. Robson Fraga remou forte na bateria 2 da Semifinal do CBSurf Aloha Surf Spirit. O sergipano enfrentou Flávio Borges (SP) e Sol Angel (RJ), nas ondas acima de um metro na Praia de Itaúna.
Robson Fraga achou as duas melhores ondas do confronto (4.83 e 3.70) e avançou à grande final da categoria Long +35 do CBSurf Aloha Surf Spirit, com a média 8.53 pontos. O carioca Sol Angel avançou na segunda colocação, somando 5.46.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
CBSurf Pro Matinhos: Gustavo Costa e Deivid Silva recordistas no Paraná
______________________________________________________________________________
Final da categoria Long +35 do CBSurf Aloha Surf Spirit
Na grande final da etapa 3 do Circuito Longboard e SUP Wave da Confederação Brasileira de Surf, o céu ficou azul, o sol brilhou intenso, o mar ficou liso e apresentou séries de boas ondas acima de 1,5 metros. Robson Fraga enfrentou Rodrygo Borges (RJ), Sol Angel (RJ) e Tássio Rocha (BA).
O início da grande final foi altamente competitiva, o carioca Sol Angel abriu o confronto com a nota 4.50, Rodrigo Borges surfou uma esquerda de frontside e fez 4.03, em seguida, Robson Fraga surfou uma direita, cravando 3.67. A primeira onda computada do atleta baiano foi baixa, apenas 0,50 pontos.
Faltando menos de nove minutos para o término, o placar apontava 7.60 para Sol Angel, 4.03 para Rodrygo Borges, 3.67 para Robson Fraga e 0.50 para Tássio Rocha. O sergipano alcançou a nota 4.93 pontos na segunda onda surfada, na somatória (9.26) alcançou o primeiro lugar da bateria.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Miguel Tudela vence final com Ian Gouveia no QS 5000 Arica Pro Tour do Chile
______________________________________________________________________________
Robson Fraga achou outra onda à direita da Praia de Itaúna faltando três minutos para o término da bateria, ele dropou uma onda série com tamanho e volume, aplicou duas manobras clássicas seguidas, hang five, conectou à beira e soltou outro hang five quase na areia da praia. O sergipano alcançou a nota 5.17, a melhor onda surfada da grande final.
Rodrygo Borges foi para segunda colocação ao conquistar 4.17 na terceira onda surfada, mas precisava de 5.93 pontos para ser campeão em Saquarema. O tempo jogou contra o paulista e na última volta do ponteiro, Borges achou outra onda à direita de Itaúna, alcançando 3.60, insuficiente para virar o confronto. Após a última nota computada de Sol Angel, 3.77, o atleta assumiu a segunda colocação, cravando a média 8.27, deixando Borges em terceiro lugar.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Miguel Pupo é o campeão do Outerknown Tahiti Pro nos tubos de Teahupo´o
______________________________________________________________________________
O sergipano Robson Fraga venceu a Final da categoria Long +35 do CBSurf Aloha Surf Spirit, etapa 3 do Circuito Longboard e SUP Wave da Confederação Brasileira de Surf, pelo placar de 10.10, contra 8.27 de Sol Angel (RJ), 8.20 de Rodrygo Borges (SP) e 6.97 de Tássio Rocha (BA).
Com a grande vitória na Praia de Itaúna, em Saquarema, Robson Fraga conquistou 1.000 pontos para o ranking da categoria Long +35 do Circuito Longboard e SUP Wave da Confederação Brasileira de Surf.
Em entrevista exclusiva para o Sombreiro Surf Notícias, Robson Fraga afirmou: “Saquarema é o Maracanã do Surf, e suas ondas grandes e potentes se assemelham ao Havaí. Só que a diferença é que a água é gelada. Foi a primeira vez que vi um evento ser paralisado pelas ondas grandes e fortes ventos, mas tirando isso adorei Saquarema. A qualidade da onda é excelente e será um lugar que voltarei várias vezes. Vencer é objetivo de todo atleta e o meu não é diferente, e vencer com um mar desafiador é gratificante. Estou muito feliz e dei mais um passo em busca do objetivo principal, ser campeão 2022.”
TOP 8 do ranking categoria Long +35 do Circuito Longboard e SUP Wave da CBSurf após 3 etapas:
1º Gabriel Aguirre (RN ) – 2.246 pontos
2º Nascimento Junior (PE) – 2.001
3º Robson Fraga (SE) – 2.000
4º Luciano Botelho (SC) – 1.641
5º Tássio Rocha (BA) – 1.399
6º João Coutinho (PE) – 1.110
7º Roseildo Santos (SE) – 1.000
8º Junior Manteiga (PB) – 730