CompetiçõesNotícias

Lucas Silveira vence o Imbituba Pro

O carioca Lucas Silveira (RJ) foi o melhor na Praia da Vila, na cidade de Imbituba/SC, ao vencer a final do Imbituba Pro, classificada como Etapa Prime da CBSurf

Altas ondas marcaram o Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf (divisão de acesso ao Dream Tour 2023) e penúltima do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf, onde foi distribuído R$ 120 mil em premiação e preciosos pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Surf. O evento foi realizado numa das maiores mecas do surf brasileiro, a Praia da Vila, na cidade de Imbituba/SC, entre os dias 15 e 18 de setembro e o carioca Lucas Silveira (RJ) foi o grande campeão.

Na bateria 12, do Round 1 do Imbituba Pro, realizada na quinta-feira (15), Lucas Silveira (RJ), Campeão Mundial Pro Junior da World Surf League (WSL) em 2016, avançou em primeiro lugar, somando 11.44 pontos. O catarinense Moa Soares (SC) passou em segundo (8.13) para o Round 2.

Palanque do Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, em Santa Catarina – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Vale destacar a performance do atleta Ryan Kainalo (SP) na Praia da Vila. O paulista é o atual 11º colocado no ranking da WSL Qualifying Series (QS) da América do Sul. Ryan foi o dono das maiores médias da Trials (14.50) e do Round 1 (15.24), além de surfar a melhor onda (8.67).

Em busca do título na sexta-feira (16), o carioca Lucas Silveira (RJ) avançou no segundo lugar na bateria 12, do Round 2, somando 9.87. O ex-atleta WSL Championship Tour (CT), Alex Ribeiro (SP), atual 40º no ranking CBSurf Taça Brasil de Surf, venceu o confronto (12.66) e passou para o Round 3.

Ryan Kainalo (SP) foi o melhor atleta na Trials do Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, em Santa Catarina – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Mais uma vez, Ryan Kainalo (SP), somou a melhor média (14.00) e surfou a melhor onda do Round 3, na bateria 9, cravando 8.17 pontos em Santa Catarina.

No terceiro dia de competição do Imbituba Pro, no ensolarado sábado (17), a Praia da Vila amanheceu de gala, as ondas acima de dois metros deixaram os confrontos mais acirrados no Round 3.

Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

As marcas foram sendo quebradas a cada confronto, na bateria 11 o local Matheus Navarro (SC), atleta do WSL Challenger Series 2022 e Campeão Mundial do ISA World Junior Sub-18 em 2012, fez a maior média de todo o round (16.66) ao somar as duas melhores ondas pontuadas (8.93+7.83). O jovem talento Cauã Costa (RJ), campeão da etapa 2 do CBSurf Taça Brasil, o Maricá Pro, surfou a melhor do Round 3, 9.50 pontos.

O atleta WSL Challenger Series 2022, Lucas Silveira (RJ), 46º no ranking, avançou para o Round 4 na segunda colocação da bateria 11, ao lado do dono da maior média, Matheus Navarro (SC), com 13.50 pontos.

Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Na bateria 6, do Round 4, Lucas Silveira (RJ) avançou na primeira colocação (15.57) ao surfar as duas melhores ondas do confronto (8.17+7.40). O atual campeão sul-americano Pro Junior da regional WSL Latin America, Cauã Costa (RJ) conquistou a maior média (16.57) e surfou a melhor onda (8.50) de todo o round.

No último dia de competição do Imbituba Pro, o sol brilhou forte no domingo (18) e as melhores séries de ondas chegavam a mais de três metros de altura na Praia da Vila.

Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

A primeira bateria a ir à água foi a de número 3, do Round 5, o surfista Renan Perez (SP) impôs um forte ritmo para avançar em primeiro lugar (16.04). O surfista Mateus Sena (RN), atual quinto colocado no ranking CBSurf Pro e campeão do Maceió Pro 2022, alcançou a melhor nota da competição (9.83), conquistou a segunda melhor média do confronto (14.50) e chegou à Semifinal ao lado do atleta paulista.

Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

O paulista Pedro Dib (SP) quebrou a marca de Renan Perez (SP) na segunda bateria do Round 5 e garantiu vaga no próximo round. Ele surfou as duas melhores ondas do confronto (8.23+7.90) e conquistou a maior média 16.13, o carioca Cauã Costa (RJ) avançou em segundo à Semifinal do Imbituba Pro, somando 12.50.

Em busca do título de campeão brasileiro da Taça Brasil de Surf, na Praia da Vila, Lucas Silveira (RJ) avançou à Semifinal surfando a melhor onda do confronto (9.60), e fez a melhor média (15.93). Ryan Kainalo (SP) somou 13.17 e avançou na segunda colocação à Semifinal.

O primeiro confronto da Semifinal começou com quebra de recorde, Alex Ribeiro (SP) somou a maior média de toda a competição (17.03) ao surfar as duas melhores ondas da bateria 1 (8.33+8.70). Mais uma vez Ryan Kainalo (SP) avançou no segundo lugar, somando (14.83). Os dois atletas de São Paulo foram os primeiros finalistas do Imbituba Pro.

Lucas Silveira (RJ) conquistou a única nota 10 do Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, em Santa Catarina – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Lucas Silveira (RJ) estava imbatível na Praia da Vila, cravou a primeira nota 10 do Imbituba Pro, na bateria 2 da Semifinal. Ao surfar à direita do pico surf, o carioca rasgou forte numa grande onda, conectou fluidamente e acertou um “batidão” vertical de backside na junção, voltando na frente da avalanche de espuma, com segurança e precisão. Os juízes foram unânimes ao confirmarem a melhor nota de todo o evento.

Na somatória, Silveira marcou 16.83 e garantiu vaga na Final do Imbituba Pro. Ao seu lado, Mateus Sena (RN) passou na segunda colocação, com a média 12.54.

Final do Imbituba Pro

Os finalistas do Imbituba Pro 2022, Mateus Sena (RN) , Lucas Silveira (RJ), Ryan Kainalo (SP) e Alex Ribeiro (SP) – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Os quatro finalistas da etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, o Imbituba Pro, Alex Ribeiro (SP), Ryan Kainalo (SP), Lucas Silveira (RJ) e Mateus Sena (RN) apresentaram um show de surf no decorrer de toda a competição. As melhores marcas foram quebradas a cada bateria disputada e o dono da única nota 10 do evento, Lucas Silveira (RJ) chegou inspirado na grande final.

O competidor Lucas Silveira (RJ) respondeu de forma rápida a primeira onda surfada de Mateus Sena (RN), 8.33 pontos. Ao surfar de backside, o carioca abriu um longo cut back na primeira manobra, conectou para bater forte no lip da onda e finalizou encarando uma grande junção, ao acertar outra batida, mas passando de floater com perfeição, os juízes deram 9.60.

Lucas Silveira (RJ) foi implacável no Imbituba Pro 2022, e conquistou o título da etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, em Santa Catarina – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Os surfistas paulistas não se acharam na Final, Alex Ribeiro (SP) somou apenas 6.63 nas duas melhores ondas surfadas e Ryan Kainalo (SP) alcançou 9.83, terminando na quarta e terceira colocação, respectivamente.

Lucas Silveira (RJ) somou nas duas melhores ondas 14.60, se sagrando campeão do Imbituba Pro, e o jovem nordestino Mateus Sena (RN) foi o vice-campeão.  

Lucas Silveira (RJ) foi o campeão do Imbituba Pro 2022, etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, em Santa Catarina – Foto: @marciodavidphoto / @fecasurf

Após 11 anos sem receber um grande evento na cidade de Imbituba, a Praia da Vila proporcionou as melhores ondas de todas as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Surf em 2022. A qualidade, tamanho e intensidade da onda surpreenderam a grande audiência digital e a etapa 4 do CBSurf Taça Brasil de Surf, o Imbituba Pro, ficará registrada na história do surf brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *