Competições

Corrida apertada por slots olímpicos no dia 7 dos Jogos Mundiais de Surf da ISA

Agus e Waida da Indonésia trazem o maior desafio para os homens da equipe dos EUA
Mulheres australianas lideram, Bonvalot e Hopkins mantêm Portugal logo atrás
Azarão Guilherme Fonseca (POR) entrega grandes surpresas

A força mental dos melhores surfistas do mundo continuou a ser testada no sétimo dia dos ISA World Surfing Games (WSG).

O oceano proporcionou Jackson Baker (AUS), que venceu sua bateria da 10ª repescagem sobre Miguel Pupo (BRA) e Rio Waida (IND) nos primeiros 4 minutos. O australiano obteve imediatamente 9,57, antes de voltar com 6,83, para a maior pontuação de onda única e maior total de baterias do dia. As afirmações de Baker eram quase tão divertidas quanto seu surf.

Pegando uma onda logo antes do final de sua primeira bateria, Waida conseguiu surpreender nos segundos finais pela segunda vez hoje, recebendo uma pontuação que eliminou Pupo. Com o brilho daquele momento ainda no ar, o também indonésio Ketut Agus acertou uma corrida de 6,00 em sua bateria contra o irmão de Miguel, Samuel Pupo (BRA), para eliminar qualquer chance de uma vaga olímpica para o Time Brasil.

Os dois indonésios podem ser um obstáculo para as chances olímpicas dos homens americanos, que são a única outra equipe com dois surfistas restantes no sorteio masculino. A única bateria da 11ª rodada de repescagem amanhã terá grandes implicações para a dupla, pois eles surfam contra Baker e Kolohe Andino (EUA).

Teresa Bonvalot – Portugal. Photo: ISA / Ben Reed

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Ubatuba recebe o campeão mundial Filipe Toledo

______________________________________________________________________________

Agus, suplente para Tóquio 2020 que esteve na praia no Japão, sabe o quão importante será sua atuação amanhã.

“É grande para nós”, disse Agus. “Preciso competir pelas Olimpíadas, para representar a Indonésia. Em Tóquio eu não surfei, mas senti a energia lá. Agora preciso lutar pelas Olimpíadas, por Paris.”

O ataque implacável das portuguesas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins continuou hoje com as duas atletas olímpicas provando mais uma vez que seus nomes devem trazer medo aos seus colegas competidores.

Após uma derrota chocante para a novata do ano do WSL Championship Tour de 2022, Gabriela Bryan , o destino das mulheres da equipe dos EUA agora está com Kirra Pinkerton. A campeã mundial júnior da WSL de 2018 vem apresentando alguns dos maiores números do evento e está bem posicionada para entregar uma posição olímpica garantida para uma mulher americana.

“A cada bateria sinto que estou crescendo em confiança”, disse Pinkerton. “Eu vou aparecer amanhã e trazer o que eu tenho.”

Ketut Agus – Indonesia. Photo: ISA / Sean Evans

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

WSL apresenta calendário Championship Tour 2023

______________________________________________________________________________

Azarão Guilherme Fonseca entrega grandes surpresas

As esperanças de uma posição olímpica masculina confirmada para Portugal repousam sobre os ombros do pouco conhecido Guilherme Fonseca, de 25 anos, que continua a perturbar grandes nomes. Deve ser muita pressão, mas o local de Supertubos está se sentindo relaxado graças ao apoio de sua equipe. Ele também percorreu esse caminho antes, ficando em 6º no WSG de 2016.

“Tenho orgulho de representar meu país porque é minha casa. Eu amo Portugal”, disse Fonseca. “Me sinto bem aqui na Califórnia”

Depois de derrubar Kolohe Andino (EUA) na repescagem, Fonseca enfrentará Kanoa Igarashi (JPN), Lucca Mesinas (PER) e Nat Young (EUA) na única bateria da 7ª rodada principal amanhã cedo, da qual dois surfistas avançarão para o Grand Final.

A França, anfitriã dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, vence a Copa Aloha

Mais do que qualquer outro elemento do WSG, a exclusiva Aloha Cup traz à tona o espírito da ISA. O evento de revezamento por equipes apresenta dois homens e duas mulheres das oito melhores equipes da edição anterior dos ISA World Surfing Games, pegando três ondas cada ao longo de uma bateria de 45 minutos.

A batalha pelo orgulho nacional é sempre divertida e este ano não foi diferente. A final foi para os Estados Unidos, país anfitrião do evento, e França, país anfitrião dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, procurando se superar, e foram Thessa Thysen, Tim Bisso, Gatien Delahaye e Vahine Fierro que encontraram a vitória para a França.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Confira as melhores imagens do WSL Finals

______________________________________________________________________________

Quando o revezamento terminou, Kanoa Igarashi (JPN) trouxe flores para compartilhar com os muitos surfistas que chegaram para comemorar a vida do Campeão Mundial Júnior de 2012 da ISA Kalani David , que faleceu tragicamente esta semana, com um remo comovente.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre , disse:

“Que dia de verão clássico no sul da Califórnia… Com a retomada da competição amanhã, cinco equipes masculinas e cinco equipes femininas permanecem na caça para garantir um único lugar nas Olimpíadas de Paris 2024 para sua nação. Cada calor terá um peso enorme. Veremos os indivíduos que coletarão o ouro, as nações que liderarão as medalhas da equipe geral, bem como a equipe masculina e a equipe feminina que receberão o prêmio final de uma posição para as Olimpíadas.”

Classificações atuais por gênero (para qualificação olímpica)

Mulheres

Austrália
Portugal
EUA
França
Alemanha

Homens

EUA
Indonésia
Japão
Portugal
Austrália

Equipes Gerais

EUA
Austrália
Portugal
França
Japão

CRONOGRAMA:

24 de setembro, 7h, horário da Califórnia (PST) *Programação sujeita a alterações pela ISA

– Dia de Finais (Aberto Masculino e Feminino)

– Cerimônia de Encerramento e Cerimônia de Medalha (30 minutos após as finais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *