Competições

CBSurf Itacoatiara Master faz história

O CBSurf Itacoatira Master reuniu a nata lendária dos competidores brasileiros em Niterói. O alagoano Klinger Peixoto foi campeão na Grand Master (40+) e o carioca Victor Ribas venceu a Grand Kahuna (+50)

O CBSurf Itacoatiara Master, realizado na cidade de Niterói, reuniu parte dos grandes nomes que construíram a história do surf brasileiro no Costão. Nas baterias finais, realizadas no último domingo (16), as viradas de Klinger Peixoto (AL) e Daniks Fischer (SP) nos minutos finais fizeram a festa da torcida presente na beira da Praia de Itacoatiara.

Klinger Peixoto (AL), atleta alagoano local da Praia do Francês, foi o campeão da categoria Grand Master (40+) do CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

O potiguar Júnior Rocha (RN) foi o grande campeão da categoria Master (35+). Para levantar o troféu de campeão do CBSurf Itacoatiara Master, ele venceu dois atletas de Niterói, o experiente Ben Borges (RJ) que alcançou a segunda colocação e Marcílio Rodrigues (RJ) no quarto lugar. O cearense Phelipe Maia (CE) levou o troféu de terceiro para a “Terra do Sol”.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Fernando Aguerre e Sally Fitzgibbons nas comissões do COI

______________________________________________________________________________

O ex-atleta WSL Championship Tour, Guilherme Herdy (RJ) surfou muito no CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

Klinger Peixoto (AL), atleta alagoano local da Praia do Francês, virou a bateria final da Grand Master (40+) faltando poucos segundos para o término. Ele bateu o niteroiense ex-atleta WSL Championship Tour, Guilherme Herdy (RJ), que liderava o confronto, mas acabou como vice-campeão da primeira etapa. Álvaro Bacana (MA), atleta radicado em Santa Catarina, ficou em terceiro e o cearense Angelino Santos (CE) em quarto lugar.

Danikis Fisher (SP) venceu a categoria Kahuna (45+) do CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

Outra bela virada de bateria foi na categoria Kahuna (45+), Daniks Fischer (SP) virou o confronto faltando menos de cinco minutos para o término, e sagrou-se campeão do CBSurf Itacoatiara Master. O carioca Arthur Gamma (RJ) liderou a disputa contra o seu conterrâneo Eduardo Chalita (RJ) e o niteroiense Guilherme Herdy (RJ), mas levou a virada, terminando como vice-campeão da primeira etapa. Em seguida veio, Chalita em terceiro e Herdy em quarto lugar.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Júnior Tuca rasga forte na Praia do Sobral

______________________________________________________________________________

O cabo-friense Victor Ribas (RJ) surfou em casa, mostrou grande conhecimento das ondas do Costão de Itacoatiara para levar a melhor na categoria Grand Kahuna (50+). Na final, o ex-atleta WSL CT enfrentou Esdras Santos (BA), o atleta da cidade de Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Duda Tedesco (RJ) e o carioca Sérgio Noronha (RJ).

Victor Ribas, ex-atleta WSL Championship Tour, bateu todos os recordes na categoria Grand Kahuna (50+) do CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

Antes do primeiro título de campeão mundial de surf do Brasil (Gabriel Medina 2015), Ribas era o melhor brasileiro no ranking WSL Championship Tour, em 1999, ocupando a terceira posição. No CBSurf Itacoatiara Master, o cabo-friense mostrou excelente desempenho no surf de borda para ser o grande campeão, cravando a melhor nota do confronto e a melhor média da bateria final. Na segunda colocação ficou Sérgio Noronha (RJ), seguido por Esdras dos Santos (BA) e Duda Tedesco (RJ) em quarto lugar.

Victor Ribas venceu a categoria Grand Kahuna (50+) do CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Salmeron Junior na linha do shaper

______________________________________________________________________________

Já na categoria Legends (55+), composta pelas lendas que colocaram o surf brasileiro nas competições mundiais, Edson Vieira (SP) subiu no lugar mais alto do pódio do CBSurf Itacoatiara Master. Alfredo Simon (RJ), local da cidade de Niterói, ficou na segunda colocação, Vlamir Reis (SP) ficou em terceiro e Carlos Knoll (SC), o atleta mais experiente da competição, de 59 anos, finalizou na quarta posição.

No total, serão três etapas do Circuito Master 2022 organizadas pela Confederação Brasileira de Surf, na etapa 1, o CBSurf Itacoatiara Master, distribuiu R$ 50 mil para os finalistas de todas as categorias, exceto os finalistas da categoria Legends (+55), que receberam R$ 5 mil.

Klinger Peixoto (camisa azul), no pódio da categoria Grand Master (40+) do CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

A próxima parada do Circuito Master 2022 está marcada para próxima sexta-feira (21), na exótica Praia de Geribá, na cidade Armação dos Búzios, Rio de Janeiro. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da CBSurf no YouTube, fique ligado.

A Praia de Itacoatira, em Niterói, foi palco para o CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro
Estrutura do CBSurf Itacoatiara Master – Foto: Pedro Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *