Competições

Show de Surf e de Talentos durante a 2ª etapa em Itapoá(SC)

Os melhores surfistas amadores do país disputaram a segunda etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022. A competição valeu pontos para o ranking oficial do Circuito Fecasurf Amador, e contorno sol e boas ondas no Balneário Rainha, em Itapoá (SC)

O Surfland Brasil apresenta o Circuito Surf Talentos Oceano 2022 fez sua estreia em Itapoá(SC), cidade localizada no norte catarinense. A  competição valeu pontos importantes para o ranking Fecasurf Amador, que chegou a sua segunda etapa desta temporada reunindo a nata do surf de base brasileiro.

Desta vez foram dez categorias em disputa nesta etapa, que teve a inclusão da Feminina Sub-16 em sua grade de baterias. “Com essa garotada da base do surf brasileiro é muito especial, pois sempre estamos revelando talentos de ponta, fazendo jus ao nome do circuito: Surf Talentos Oceano” declarou Fred Leite da Swell Eventos, promotor do circuito há vários anos.

Narciso Inácio na 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022 . Foto: Márcio David.

Além dos patrocinadores e apoiadores do circuito, vale ressaltar o total apoio da Prefeitura Municipal de Itapoá e da Associação Itapoaense de Surf (AIS), que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso de público e atletas.

Pela primeira vez Itapoá(SC)  recebeu a garotada com boas ondas e muito sol para a disputa. Os títulos de todas as categorias foram definidos no domingo decisivo em Balneário Rainha.

Esdras Moraes foi o campeão Sub-18 desta 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022
Foto: Márcio David.

Na Sub-08 Mista, categoria que reúne os surfistas mais novos do circuito, a vitória foi de Guilherme Frutuoso, de Navegantes(SC). Nome novo na temporada, Narcíso Inácio venceu pela primeira vez na categoria Sub-10, enquanto o sergipano radicado em Floripa Luca Messenger foi o campeão da Masculino Sub-12.

Na final Sub-14 Masculina, Ryan Martins repetiu o título conquistado na primeira etapa e venceu pela segunda vez seguida na categoria. Não satisfeito com o título Sub-14, Ryan voltou a subir no lugar mais alto do pódio, e novamente venceu, dessa vez a Sub-16. O garoto do Santinho, Floripa, é um dos destaques do surf catarinense deste ano, e liderar o ranking nas duas categorias com aproveitamento de 100%.

Ryan Martins mais uma vez foi destaque no circuito, vencendo duas categorias nessa 2ª etapa Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022 em Itapoá(SC). Foto: Márcio David

Na Sub-18 foi a vez do baiano radicado em Floripa Esdras Moraes, que deu show de surf em Itapoá, e sagrar-se campeão da etapa. Ele deixou Ryan Martins, que buscava sua terceira vitória no dia, ficou em segundo, o paranaense Anar Chiah em terceiro e Lucas Haag,  que venceu a primeira etapa, terminou em quarto lugar.

Entre as meninas, a jovem surfista de Itajaí(SC) Valentina Zanoni venceu as categorias Sub-12 e Sub-14 Feminino, e vem se destacando cada vez mais nas etapas que disputa. Fazendo sua estreia no circuito, a primeira atleta a vencer a categoria Sub-16 Feminina foi a paranaense Gabriely Vasque.

Fechando a galeria de campeões deste final de semana, a categoria Feminino Sub-18 teve a vitória da excelente surfista Potira Castaman, baiana radicada em Florianópolis(SC).

Valentina Zanoni na 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano. Foto: Márcio David.

Todos os finalistas levaram troféus e kits de prêmios com roupas e acessórios dos patrocinadores e apoiadores da etapa. Os campeões de todas as categorias ganharam pranchas alucinantes da Surfland Brasil, além dos kits, troféus e pontos importantes para o ranking do Circuito Fecasurf Amador 2022

Os campeões do ranking do Surfland Brasil apresentam o Circuito Surf Talentos Oceano 2022, válido pelo Circuito Catarinense Fecasurf Amador desta temporada também ganharam uma semana de treinamentos na estrutura da Surfland Brasil em Garopaba(SC).

Gustavo Frutuoso na 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano. Foto: Márcio David.

AÇÕES AMBIENTAIS – CIRCUITO SURF TALENTOS OCEANO 2022 – 2ª ETAPA

KEEP THE OCEAN BLUE NAS ESCOLAS

 Os trabalhos de sensibilização e conscientização socioambiental foram iniciados na sexta-feira (dia 21), quando o Projeto Keep The Ocean Blue visitou uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva, passando suas mensagens para a preservação dos oceanos.

O Programa ‘Keep The Ocean Blue nas Escolas’ é liderado pelo Fotógrafo Marcio David, que leva os atletas da Oceano Surfwear para conversar com as crianças locais. Estes atletas são formadores de opinião e sensibilizam as crianças frente aos aspectos socioambientais do planeta, principalmente relacionado ao lixo nos oceanos.

ESPAÇO CONSCIÊNCIA E AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA

As tradicionais ações ambientais que fazem parte das etapas do Circuito Surf Talentos Oceano movimentaram Itapoá. Foto: Márcio David.

 ‘Espaço Consciência’ é o nome dado ao espaço oferecido para a exposição de pautas socioambientais relacionadas ao evento ou à associação de surf local. Durante esta etapa o espaço foi ativado no sábado (dia 22), com a presença do Projeto Keep The Ocean Blue; da ONG Eco Local Brasil; do Instituto Sea Shepherd; do Projeto Remar, Limpar e Educar e; da Associação de Proteção da Reserva do Mangue (APREMAI).

A organização do evento ainda doou 16 mudas de árvores nativas para a APREMAI, que irá preparar uma ação de plantio em áreas naturais de Itapoá, em parceria com alguma das escolas do município, aproveitando a ação para sensibilizar e conscientizar estas crianças. Estas mudas estão relacionadas à compensação dos Gases de Efeito Estufa e ao Selo Ambiental conquistado pelo Circuito (Selo CarbonOk).

PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O Circuito Surf Talentos Oceano possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2017, que minimiza/compensa os impactos negativos e potencializa/fortalece os impactos positivos por meio de um Plano de Gestão Ambiental (PGA) elaborado de forma personalizada para cada etapa.

Todo este trabalho é desenvolvido por profissional tecnicamente e legalmente habilitado. Este PGA conta com diversos Programas Ambientais, abrangendo gestão de resíduos, proteção de ambientes frágeis, mobilidade urbana, educação ambiental, engajamento social (entre sociedade e instituições) e neutralização de gases de efeito estufa (GEE).

Na manhã de sábado estas instituições realizaram uma ação de limpeza de praia, envolvendo o público presente no evento. A ação foi intitulada “Pague Seu Ingresso”, nome dado pelo Projeto Keep The Ocean Blue para estas ações de limpeza de praia voluntárias.

Segundo Filipe Oliveira, da ONG Eco Local Brasil, o nome ‘Pague Seu Ingresso’ está relacionado ao fato de “a praia não cobrar entrada das pessoas, então, nada mais justo do que ajudarmos ela a se manter limpa com a retirada de alguns resíduos da sua areia ou da sua restinga”.

A bela estrutura desta 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano armada em Itapoá
Foto: Márcio David.

Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022 – 2ª etapa – Itapoá(SC)
Apresentação: Surfland Brasil
Patrocínio: Oceano Surfwear, Mini Kalzone, Prefeitura Municipal de Itapoá, Lord, Silverbay, Porto Itapoá, Rogga, Oliveira e Pozzer e Sibon Charters
Apoio: Barra do Saí Praia Hotel, Wide Open Motors Sports, Grassi Zappelini, Conveniência Modesto e Grifsurf Brasil.
Ações ambientais: Keep the Ocean Blue, Eco Local Brasil, Apremai e Programa Carbono OK.
Realização: Swell Eventos
Homologação: Fecasurf – Federação Catarinense de Surf
Supervisão: Associação Itapoaense de Surf (AIS)

Confira os Resultados desta segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022

*Em breve a Fecasurf divulgará o ranking do Circuito 2022 atualizado após duas etapas.

Masculino Sub-18

Pódio Sub-18 da segunda etapa da 2ª do Circuito Surf Talentos Oceano. Foto: Márcio David.

1º – Esdras Moraes
2º- Ryan Martins
3º- Anuar Chiah
4º- Lucas Haag

Masculino Sub-16

Pódio Sub-16 Masculino da segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano. Foto: Márcio David.

1º – Ryan Martins
2º- Anuar Chiah
3º- Esdras Moraes
4º- Ryan Campos

Masculino Sub-14

1º – Ryan Martins
2º- Kauan Carvalho
3º- Cauã Demski
4º- Henrique Venceslau

Masculino Sub-12

Luca Messenger na 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano . Foto: Márcio David.

1º – Luca Messenger
2º- Narciso Inácio
3º- Cauã Demski
4º- Gabriel Chiah

Masculino Sub-10

1º- Narcísio Inácio
2º- Luca Messenger
3º- Henrique Surfboy
4º- Kauan Saito

Feminino Sub-18

1ª- Potira Castaman
2ª- Alma Corgiolu
3ª- Gabriely Vasque
4ª- Alexandra Azamor

Feminino Sub-16

1ª- Gabriely Vasque  
2ª- Alma Corgiolu
3ª- Luiza Rosa Teixeira
4ª- Alexandra Azamor

Feminino Sub-14

1ª- Valentina Zanoni
2ª- Kauanny de Souza
3ª- Kyara Antunes
4ª- Isabela de Lis

Feminino Sub-12

Pódio Feminino Sub-12 da segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano . Foto: Márcio David.

1ª- Valentina Zanoni
2ª- Kaylani Antunes
3ª- Nalu Demski
4ª- Ana Clara Cardoso

Sub-08 Mista

1º- Gustavo Frutuoso
2º- Guilherme Goulart
3º- Rafael Acom
4º- Nelson Nagata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *