Grandes vitórias juniores para a italiana Cecilia Pampinella e a francesa Vaic Garioud
Redenção para a espanhola Judit Vergés ao conquistar a primeira medalha de ouro
Hunter Pflueger (EUA) e Julen Marticorena (FRA) repetem performance de distância e fazem dobradinha em Prone Technical Race
Atual campeã, a França se mantém forte na corrida pelas medalhas de ouro por equipes
Um dia desafiador de corrida em condições climáticas adversas viu medalhas de ouro concedidas a quatro novos campeões mundiais no oitavo dia do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard ISA de 2022.
A forte deterioração das condições não impediu um desempenho excepcionalmente forte de Cecilia Pampinella (ITA) na última corrida do dia, a Corrida Técnica Junior SUP Feminina. A jovem de 16 anos, que também conquistou esta semana a medalha de cobre no SUP Sprint Race Feminino, terminou bem mais de dois minutos à frente de Sonia Caimari (ESP) na prata.
“Estou super, super feliz”, disse Pampinella. “Quando comecei esta parte há dois anos, durante o meu treino como intermediário, sempre disse que queria ser Campeão do Mundo. E agora sou Campeão do Mundo!”
Uma das conquistas mais impressionantes veio da competidora mais jovem, Soryn Preston (EUA), que conquistou o bronze com apenas 13 anos. Fechado em um grupo fechado com Yu Tachibana (JPN) e Rosara Davis (NZL) durante grande parte da corrida, Preston conseguiu ganhar a liderança na boia final. Enquanto isso, Davis caiu em uma onda lateral, permitindo a Tachibana uma ligeira vantagem para levar a medalha de cobre.
A Prone Technical Race Feminina também foi muito clara. Judit Vergés (ESP) abriu vantagem cedo e só aumentou ao longo do percurso, vencendo por mais de um minuto. Depois de uma desqualificação de grande parte do campo na Prone Distance Race em 2019 lhe custar uma medalha de ouro, a espanhola passou os últimos três anos pronta para finalmente subir ao pódio.
“É muito emocionante porque há três anos em El Salvador perdi minha medalha de ouro na longa distância porque alguns de nós foram desclassificados”, disse Vergés. “Então esse é um presente por todo o trabalho que venho fazendo nesses três anos. Eu não poderia estar mais feliz por isso.”
A italiana Cornelia Rigatti superou o desempenho da medalha de bronze da Prone Distance Race de ontem para ganhar a prata, enquanto a medalhista de ouro da Prone Distance Race Yurika Horibe (JPN) levou o bronze e Rebecca Barron conquistou sua primeira medalha para a Nova Zelândia, um cobre.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Praias de Aracaju contaminadas por manchas de óleo
______________________________________________________________________________
Hunter Pflueger (EUA) e Julen Marticorena (FRA) mostraram seu domínio nas corridas de bruços pelo segundo dia consecutivo. Pflueger conquistou sua primeira medalha de ouro na Prone Technical Race, enquanto o atual campeão Marticorena conquistou a prata em uma repetição exata da Prone Distance Race de ontem.
Plueger e Marticorena conseguiram ficar lado a lado por quase todas as três voltas no percurso técnico de 5 km, até que uma batida de uma onda quase tirou Marticorena na reta final. A essa altura, Pflueger já havia feito sua pausa com uma corrida até o final.
“Você tem que jogar com inteligência”, disse Pflueger. “Há ondas, então isso abre as portas para qualquer coisa acontecer. E, como vimos na corrida, tudo pode acontecer.”
Andrew Newton (NZL) ocupou o terceiro lugar na maior parte do percurso para ganhar a medalha de bronze, enquanto Andrew Byatt (GBR) igualou seu desempenho em 2019, bem como a Prone Distance Race de ontem, para ganhar sua terceira medalha de cobre.
A Corrida Técnica Boys SUP começou bastante disputada, mas não terminou assim. Vaic Garioud (FRA) fez uma pausa durante a primeira das três voltas e manteve um ritmo sem erros em condições difíceis que tiraram completamente outros pilotos da competição.
Na maior parte, Campbell Carter (EUA) manteve-se forte na segunda posição, mas foi Nariakira Shimazu (JPN) quem se destacou. Depois de enredar a trela da prancha em uma bóia na primeira volta, Shimazu caiu para o 8º lugar, mas ainda percorreu uma distância enorme para terminar apenas 45 segundos atrás de Garioud e reivindicar a medalha de prata. Carter ficou logo atrás no bronze, com Lucas Simoncelli (ESP) um quarto mais distante para levar a medalha de cobre.
“Estou muito feliz por fazer parte desta equipe francesa aqui em Porto Rico”, disse Garioud. “Eu ganhei aquela medalha de ouro. Espero fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2028 no SUP. Esse seria o meu sonho.”
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Gabriel Medina é o campeão do Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil
______________________________________________________________________________
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:
“As excelentes performances de nossos apaixonados atletas juniores mostram que o futuro é incrivelmente brilhante para o SUP Technical Racing. Que visão seria ver esses jovens homens e mulheres terem a oportunidade de ganhar as medalhas de ouro definitivas para suas nações nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Será muito emocionante ver quem sai por cima na corrida de revezamento amanhã, enquanto determinamos os campeões da equipe após uma semana emocionante de ação em Porto Rico.”
Corrida Técnica Deitada Masculina
Ouro – Hunter Pflueger (EUA)
Prata – Julen Marticorena (FRA)
Bronze – Andrew Newton (NZL)
Cobre – Andrew Byatt (GBR)
Corrida Técnica Deitada Feminina
Ouro – Judit Vergés (ESP)
Prata – Cornelia Rigatti (ITA)
Bronze – Yurika Horibe (JPN)
Cobre – Rebecca Baron (NZL)
Corrida Técnica de SUP Meninos
Ouro – Vaic Garioud (FRA)
Prata – Nariakira Shimazu (JPN)
Bronze – Campbell Carter (EUA)
Cobre – Lucas Simoncelli (ESP)
Corrida Técnica SUP Feminina
Ouro – Cecília Pampinella (ITA)
Prata – Sonia Caimari (ESP)
Bronze – Soryn Preston (EUA)
Cobre – Yu Tachibana (JPN)
Classificações de equipe
1. França (13810)
2. EUA (13621)
3. Espanha (12979)
4. Brasil (11198)
5. Japão (10983)
Fonte: ISA por e-mail