Fernando Aguerre reeleito por unanimidade presidente da ISA
Barbara Kendall e Jean-Luc Arassus eleitos como vice-presidentes da ISA; Jakob Færch eleito membro do CE
A Reunião Geral Anual da ISA aborda questões-chave de governança e reflete sobre os incríveis últimos quatro anos na ISA
A mensagem de vídeo do presidente do COI celebra os surfistas que “trouxeram um novo tipo de magia juvenil para os Jogos Olímpicos”
Na Reunião Geral Anual da International Surfing Association (ISA) de ontem, 2022, Fernando Aguerre foi reeleito por unanimidade e sem oposição como Presidente.
Aguerre, que foi eleito presidente da ISA pela primeira vez em 1994, inicia seu novo mandato após a estreia bem-sucedida do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio do ano passado, enquanto a federação avança em seus preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Fernando Aguerre, presidente da ISA, disse:
“É uma ótima época para ser surfista. Fui surfista toda a minha vida e em todos os tipos de países e locais. E esta é a melhor época da história da humanidade para ser surfista. Há uma enorme responsabilidade em nossos ombros enquanto olhamos para o futuro.
“Claro que sou capitão do barco do surf olímpico, mas nada que fiz foi sozinho. Da equipe da nossa sede aqui, para todos vocês nas federações nacionais, todos vocês são parcialmente responsáveis e compartilham desse sucesso.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Ryan Callinan no Círculo Polar Ártico
______________________________________________________________________________
“E agora que temos esta bela e brilhante medalha de ouro — nossa medalha de ouro — nossa medalha de ouro conjunta é o surf olímpico, essa é nossa conquista de maior orgulho – nossa conquista coletiva.
“Neste momento sinto muita gratidão por poder servir por mais quatro anos. Temos alguns grandes desafios pela frente, mas eu adoro grandes desafios, principalmente pela causa do surf. Eu amo remar mais forte. Quando a onda quer fugir, abaixamos a cabeça e remamos com mais força.
“Tenho a convicção de que vamos conseguir tudo o que merecemos, mas só podemos fazer isso juntos. Não há nada que não possamos fazer. Vamos trabalhar juntos para fazer um mundo melhor através do surf. Esta não é apenas uma frase. Esta é a cultura ISA, nossa cultura coletiva de surf.
“Obrigado por me permitirem continuar a trabalhar naquilo que mais amo.”
Thomas Bach, presidente do COI, disse:
“Meu querido amigo, Fernando Aguerre… Que entrada o surfe deu no cenário olímpico. O desempenho de seus atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 celebrou seu esporte e sua comunidade no que há de melhor.
“Os surfistas trouxeram um novo tipo de magia juvenil para os Jogos Olímpicos, uma verdadeira exibição de excelência em seu esporte, mas também momentos inspiradores de respeito e espírito esportivo que tocaram o coração de tantas pessoas.
“Seus atletas e todos vocês da ISA desempenharam um papel essencial na escrita da história olímpica e do surfe em Tóquio. E tenho certeza de que tanto o duque quanto o barão… Pierre de Coubertin, estão totalmente entusiasmados com isso…”
“Então, eu digo obrigado mais uma vez por sua grande contribuição para o sucesso destes históricos Jogos Olímpicos.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Praias de Aracaju contaminadas por manchas de óleo
______________________________________________________________________________
“Sob a grande liderança do seu presidente Fernando Aguerre, você segue navegando nas ondas do progresso, modernizando sua federação e desenvolvendo seu esporte, seja fortalecendo o papel dos atletas, apoiando mares limpos ou impulsionando a ação climática, intensificando a luta contra o doping, ou promovendo inclusão e igualdade de gênero e inclusão dentro e fora das pranchas.
“Estamos felizes em ter o ISA como nosso parceiro. Gostaria de agradecer a todos vocês do ISA e toda a comunidade do surf por sua contribuição para promover o esporte e seus valores.”
Além da reeleição de Aguerre, Barbara Kendall da Nova Zelândia foi reeleita vice-presidente da ISA e Jean-Luc Arassus da França foi eleito pela primeira vez como vice-presidente da ISA. Jakob Færch , da Dinamarca, também foi eleito pela primeira vez como membro regular do Comitê Executivo da ISA.
A AGM da ISA também abordou uma série de questões operacionais e de governança. Estes incluíram:
- Aprovação de quatro novas Federações de Membros da ISA do Egito, Maurício, Moçambique e Arábia Saudita, elevando o total de membros da ISA agora para 113.
- Ratificação da Comissão de Atletas da ISA, que elegeu quatro novos membros recentemente durante os Jogos Mundiais de Surf da ISA em Huntington Beach, além de aprovar Justine Dupont da França como presidente, que também atuará no Comitê Executivo da ISA.
- O relatório do presidente sobre qualificação e cotas de Paris 2024, oportunidades em Los Angeles 2028 para novas disciplinas e eventos e uma atualização sobre a governança do stand up paddle
- Atualizações organizacionais nas principais áreas de governança, incluindo igualdade de gênero, desenvolvimento de atletas e suporte à associação da ISA.
Fonte: ISA por e-mail