Meio AmbienteNotícias

Ilhas Salomão sofrem terremoto e risco de tsunami

O serviço geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey) identificou forte tremores nas Ilhas Salomão

Mais uma comunidade surf mundial afetada por desastre natural. Na Oceania, o terremoto de magnitude 7 atingiu o sudoeste da vila de Malango, nas Ilhas Salomão, localizadas no Pacífico Sul, no início da tarde desta terça-feira (22).

O terremoto provocou pânico entre os cidadãos e destruição. Algumas áreas da capital Honiara sofreram cortes de energia elétrica. Em relação às vítimas não há detalhes divulgados.

Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey – USGS, sigla em inglês),, o abalo sísmico aconteceu numa profundidade de 10 km, com magnitude de 7,3. Contudo, a entidade geológica americana revisou a magnitude para 7, na costa sudoeste da ilha de Guadalcanal.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Praias de Aracaju contaminadas por manchas de óleo

______________________________________________________________________________

Após o abalo de 20 segundos, o Centro de Alertas do Pacífico (PTWC, sigla em inglês), em Honolulu, no Havaí, emitiu um alerta para o risco de tsunami, principalmente nas áreas costeiras, num raio de 300 km do epicentro. Contudo, o PTWC, através a mensagem número 3, confirmou que a ameaça de tsunami já passou, com base em todos os dados disponíveis. As agências governamentais responsáveis por qualquer costa impactada devem monitorar as condições para determinar quando for seguro as atividades normais.

A população foi orientada pelas autoridades das Ilhas Salomão a procurar terras mais altas.  

As Ilhas Salomão são compostas por centenas de ilhas, localizadas no Pacífico Sul, e ficam localizadas no chamado “Anel de Fogo do Pacífico“, uma área de atividade sísmica e vulcânica intensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *