Meio AmbienteNotícias

Surfista ou simpatizante, ajude as comunidades surfe do litoral norte de São Paulo

A catástrofe natural de chuvas extremas, em 24 horas acumulou mais 680 milímetros na região, afetou seis cidades do litoral norte e ceifou 48 vidas até o momento

O carnaval 2023 ficará marcado pelas tempestades de chuvas extremas no litoral norte de São Paulo, ocorridas entre sábado (18) e domingo (19). As comunidades surfe de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba estão trabalhando duro para ajudar mais de 2.500 cidadãos desabrigados ou desalojados em uma das maiores tragédias da história de São Paulo.

Caos provocado pelas tempestades de chuvas extremas no litoral norte de São Paulo – Foto: Prefeitura de São Sebastião

Segundo o Governo de São Paulo, o acumulado de chuva, de 682 milímetros, foi o maior registro do país. Na segunda-feira, 20, o governador Tarcísio Freitas decretou luto oficial de três dias no Estado em homenagem às vítimas da catástrofe do litoral norte. A Prefeitura de Ubatuba também decretou luto oficial de 7 dias a partir do dia 20.

Deslizamento e soterramento de imóveis provocados pelas tempestades de chuvas extremas no litoral norte de São Paulo – Foto: Prefeitura de São Sebastião

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Henrique Oliveira bota pressão na Praia das Dunas/SE

______________________________________________________________________________

O fotógrafo Aleko Stergiou, desde o grave ocorrido no litoral norte de São Paulo, mantém as comunidades surfe globais atualizadas por meio de vídeos publicados na rede social Instagram.

O campeão mundial da World Surf League Championship Tour 2022, o ubatubense Filipe Toledo, pediu para todos focarem a atenção no litoral norte de São Paulo. No vídeo publicado em rede social, Filipinho solicita que todos ajudem, também comentou que conhecidos irmãos perderam tudo.

No último boletim oficial do Governo de São Paulo, até o momento, foram confirmados 48 óbitos. A sergipana Fabiana de Freitas Sá, do município de Porto da Folha, está entre as vítimas. Ela morava há 20 anos em São Paulo, trabalhava como psicóloga em São Sebastião, em um projeto social.

A sergipana Fabiana de Freitas Sá, trabalhava como psicóloga em São Sebastião e foi vítima da catástrofe do litoral norte de São Paulo – Foto: Arquivo Pessoal

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Filipe Toledo é o campeão do Hurley Pro Sunset Beach no Havaí

______________________________________________________________________________

O número de desaparecidos não foi informado no último boletim do Governo de São Paulo, mas foi noticiado na imprensa nacional mais de 40 pessoas. As cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba foram as mais afetadas.

Prejuízos imensuráveis provocados pelas tempestades de chuvas extremas no litoral norte de São Paulo – Foto: Prefeitura de São Sebastião

A tempestade causou deslizamentos de encostas, soterramentos, alagamentos, corte de energia, água e serviços de internet, além de queda de barreiras em toda a região, prejudicando importantes acessos às cidades afetadas e centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas.

Prejuízos imensuráveis provocados pelas tempestades de chuvas extremas no litoral norte de São Paulo – Foto: Prefeitura de São Sebastião

Devido a gravidade do problema, a Defesa Civil de São Paulo declarou calamidade públicas nas cidades acima citadas.

O Governo de São Paulo divulgou os canais oficiais para receber doações:
Os interessados em doar podem levar os insumos no depósito do Fussp, localizado na avenida Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista, entre 8h e 17h.

A união faz a força no litoral norte de São Paulo – Foto: Prefeitura de São Sebastião

Para aqueles que quiserem fazer doações em dinheiro as contas são as seguintes:
Banco do Brasil – Agência nº 1897-X. C/C nº 19.490-5 e C/C 19.771-8
CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98 ( O CNPJ também é a chave PIX)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *