Robson Fraga conquista o vice-campeonato no Linhares Surf Classic
Na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard e SUP Wave 2023, Linhares Surf Classic, o sergipano foi vice-campeão na categoria Long Masculino 35+ e parou na segunda fase da categoria Long Masculino Profissional
O longboard Robson Fraga (SE) alcançou o vice-campeonato na categoria Long Masculino 35+ do Linhares Surf Classic, realizado na manhã ensolarada de sábado 17, no Pontal do Ipiranga, na cidade de Linhares, Espírito Santo. O pico surfe capixaba proporcionou momentos de boas ondas e excelentes disputas entre os atletas da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), entre os dias 15 e 18 de junho.
Na bateria Final no Pontal do Ipiranga, Robson Fraga (SE) foi aguerrido nos 25 minutos de confronto eletrizante contra Gabriel Aguirre (RN), Jonas Lima (SP) e Frederico Medeiros (RN). Após o fim da disputa a emoção tomou conta, o público na areia de Linhares ficou apreensivo na espera das notas finais.
Robson Fraga (SE) saiu na frente, ao pontuar 4,17. Nos primeiros dez minutos ele surfou cinco ondas e na somatória deteve 10,77 (6,17+4,60). Mas Jonas Lima (SP) deu a partida para a vitória, ao surfar uma onda da série de forma controlada. Ele aplicou uma boa rasgada front side e um hang five na seção crítica do inside do Pontal. Jonas computou 6,17, na média alcançou 10,17 e passou a precisar de 4,61 pontos para virar a disputa.
Em seguida, Robson Fraga (SE) surfou de backside, aplicou dois hang five no outside, mas não conseguiu conectar de forma fluida para o inside. Enquanto o tempo passava Gabriel Aguirre (RN) esperava uma boa onda para chegar ao primeiro lugar. Na metade da bateria o atleta precisava de 7,30 pontos, mas não conseguia fluir ou finalizar principais as manobras.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco
______________________________________________________________________________
Frederico Medeiros (RN) demorou a entrar no ritmo do confronto. O potiguar alternou a terceira colocação com o seu conterrâneo, Gabriel Aguirre (RN). Na parte de cima, Jonas Lima (SP) alcançou a primeira posição faltando 10 minutos para o término, Robson Fraga (SE) passou a precisar de 5,61 pontos para vencer.
Dos cinco minutos finais até o término da disputa, o ritmo se intensificou entre o Robson e Jonas. Mas Frederico Medeiros (RN) surfou outra da série de front side, andou bem fluido de hing five e aplicou um reentre na finalização da onda para se consolidar na terceira colocação.
Robson Fraga (SE) remou forte e surfou à esquerda do Pontal do Ipiranga, ele fluiu de hing five, conectou para o inside e arriscou um floater incompleto.
Posteriormente a onda do sergipano, Jonas Lima (SP) e Gabriel Aguirre (RN) surfaram de front side, mas não concluíram as principais manobras. Lima não perdeu tempo e achou outra onda à esquerda e aplicou um clássico hang five de saída, rasgou forte com graça, fluidez e força, fez um belo reentre e finalizou sem sucesso no inside do Pontal.
Nos segundos finais da bateria Long Masculino 35+, Jonas Lima (SP) surfou reto e Gabriel Aguirre (RN) teve outra oportunidade, mas a onda não proporcionou uma boa parede. Robson Fraga (SE) encontrou a última onda e surfou de backside, abriu duas dois cutback e completou um floater completo no inside.
A ponta de baixo da bateria Final estava definida, Frederico Medeiros (RN) em terceiro, cravou a média 7,33 e Gabriel Aguirre (RN) ficou na quarta colocação, com 7,03. Na parte de cima, a tensão tomou conta do público local e dos espectadores digitais. Jonas Lima (SP) e Robson Fraga (SE) aguardavam as últimas notas a serem computadas na areia do Pontal do Ipiranga.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Surf Abu Dhabi, maior piscina de ondas do mundo, será entregue no fim de 2023
______________________________________________________________________________
Jonas Lima (SP) levou a melhor, média 11,77, e se consagrou campeão da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard e SUP Wave, Linhares Surf Classic, o local das praias da Atalaia Velha, na capital sergipana, Robson Fraga (SE) alcançou o vice-campeonato, com 11,17 pontos
Categoria Long Profissional Masculino
Na categoria principal do Linhares Surf Classic, a Long Profissional, Robson Fraga (SE) alcançou a 17º posição no Pontal do Ipiranga. Na primeira fase, bateria 3, o sergipano enfrentou João Silveira (RN) e Romoaldo Nascimento (PE) e avançou em primeiro lugar, somando 8,50 pontos. O pernambucano Romoaldo passou para segunda fase em segundo lugar, com 6,90 e o potiguar ficou em terceiro lugar, 5,83 e acabou eliminado.
Robson Fraga (SE) não se achou no outside de Linhares na segunda fase. Ele enfrentou Luciano Rosa (SC), Pedro França (BA) e Daniel Batista (PE) na bateria 1, no resultado final da disputa ficou na terceira colocação, 8.90. O pernambucano Daniel avançou em primeiro (14,00) e o baiano em segundo, com 11,14 pontos.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Filipe Toledo é o Brasil nas semifinais do Surf City El Salvador Pro
______________________________________________________________________________
Resultado da Final Long Masculino 35+ no Linhares Surf Classic
1º – Jonas Lima (SP) – 11,77 pontos
2º – Robson Fraga (SE) – 11, 17
3º – Frederico Medeiros (RN) – 7,33
4º – Gabriel Aguirre (RN) – 7,03
O Linhares Surf Classic reúne os melhores surfistas brasileiros das categorias Long Masculino Pro, Long Masculino Sub 18, Long Masculino 35+, Long Masculino 50+, Long Feminino Pro, Long Feminino Sub 18, Sup Masculino Pro, Sup Masculino Sub 18 e Sup Masculino 35+ e Sup Fem Pro no litoral norte do Espiríto Santo. A pontuação do evento e válida para o ranking CBSurf 2023.
A segunda etapa, Serra Longboard e SUP Surf, será realizada em Solemar, Jacaraipe/ES, entre os dias 22 e 25 de junho, o leitor poderá assistir ao vivo pelos canais da CBSurf.
Top 5 do Ranking Circuito Brasileiro de Longboard e SUP Wave da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) 2023, após a primeira etapa, o Linhares Surf Classic:
1º – Jonas Lima (SP) – 1.000 pontos
2º – Robson Fraga (SE) – 860
3º – Frederico Medeiros (RN) – 730
4º – Gabriel Aguirre (RN) – 670
5º – Luciano Rosa (SC) – 610