CompetiçõesSurf Girl

Sophia Medina conquista o CBSurf Dream Tour Floripa

A atleta local de Maresias/SP, Sophia Medina, consagrou-se campeã do CBSurf Dream Tour Floripa no domingo (3), dominando as boas ondas da Praia Mole, em Florianópolis, Santa Catarina.

Sophia Medina, atleta representante no acesso à elite do mundial de surfe, o WSL Challenger Series 2023, e convidada “Wild Card” do CBSurf Dream Tour Floripa, enfrentou a inspirada campeã brasileira de surf profissional, a experiente paraibana Diana Cristina, conhecida como Tininha, na bateria final na Ilha da Magia.

Após quebrar recordes nas oitavas de final, Sophia Medina conquistou a maior somatória, com 16.50 pontos, e a melhor onda surfada na categoria feminina na Praia Mole, com 8.50 pontos. A atleta de São Paulo também atingiu a melhor média das baterias da semifinal, com 10.54 pontos, contra a experiente Tais Almeida do Rio de Janeiro, garantindo sua vaga na grande final.

Sophia Medina quebrou todos os recordes da categoria feminina no CBSurf Dream Tour Floripa. Foto: Davi Castro Photos / CBSurf

No primeiro confronto da semifinal, em um duelo nordestino, Diana Cristina, local da Baía da Traição/PB, enfrentou a cearense Juliana dos Santos, avançando para a final do CBSurf Dream Tour Floripa, pelo placar de 9.96 pontos, contra 4.10 pontos.

Ao longo da competição, a paraibana se destacou na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Surf Profissional em Florianópolis, surpreendendo ao derrotar as surfistas classificadas no top 5 e top 10 do ranking CBSurf Pro 2022. Nas oitavas de final, ela superou a cearense Larissa dos Santos, e na fase seguinte, enfrentou a carioca Mariana Areno, local da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ.

Diana Cristina, a Tininha, no CBSurf Dream Tour Floripa. Foto: Davi Castro Photos / CBSurf

A grande final do CBSurf Dream Tour Floripa

Nos 30 minutos da grande final do CBSurf Dream Tour Floripa, as condições ficaram mais difíceis, com as melhores ondas ficando mais inconstantes e outras fechando na bancada, limitando a possibilidade de as atletas serem mais ativas na disputa.

CBSurf Dream Tour Floripa 2023. Foto: Davi Castro Photos / CBSurf

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Edgard Groggia e Silvana Lima vencem o Circuito Banco do Brasil de Surf na Bahia

______________________________________________________________________________

Sophia Medina começou intensamente, surfou uma esquerda para aplicar um forte rasgada, conectando para finalizar com uma grande batida. Os juízes cravaram 6.17 pontos. Tininha respondeu em seguida, também surfou uma esquerda para abrir três rasgadas conectadas, alcançando 3.67 pontos.

As atletas estavam ativas no outside da Praia Mole, remando atrás das ondas incansavelmente. Mas aos 18 minutos de confronto, Sophia Medina surfou outra onda à direita, aplicou duas manobras na borda com pressão, para cravar 3.50 pontos.

Sophia Medina cravou a melhor onda da grande final do CBSurf Dream Tour Floripa. Foto: Davi Castro Photos / CBSurf

O tempo foi passando, a inconstância das ondas ditava o ritmo da grande final do CBSurf Dream Tour Floripa. Nos 10 minutos finais, o placar era de 9.67 para Sophia Medina contra 4.17 de Diana Cristina, a “índia” Tininha.

A atleta paraibana respondeu, surfou outra onda à esquerda para aplicar uma rasgada e uma forte batida na junção, obtendo 2.73 pontos. Sophia Medina respondeu em seguida, executando três manobras de backside, uma rasgada e duas batidas no inside, alcançando 5.27 pontos e aumentando a diferença.

Na reta final do CBSurf Dream Tour Floripa, Sophia Medina estava com 11.44 pontos, contra 6.40 de Tininha. A surfista paraibana precisava de 7.77 pontos para vencer a disputa. A atleta de Maresia pegou outra onda de frontside para realizar uma grande batida na junção, voltando no buraco de forma precisa, conquistando a maior nota do confronto, 6.60 pontos. Diana Cristina respondeu, mas não foi feliz na manobra de finalização de uma onda da série à esquerda da Praia Mole.

A vice-campeã Diana Cristina e a campeã do CBSurf Dream Tour Floripa, Sophia Medina. Foto: Davi Castro Photos / CBSurf

Com o resultado de 12.77 pontos, Sophia Medina conquistou o título de campeã do CBSurf Dream Tour Floripa e obteve sua primeira vitória na temporada 2023. A atleta da Maresia celebrou com muita empolgação. Diana Cristina, conhecida como Tinhinha, sagrou-se vice-campeã do evento, alcançando um resultado importante para o ranking do CBSurf Dream Tour 2023.

A campeã do CBSurf Dream Tour Floripa, Sophia Medina, conquistou a premiação de R$ 40 mil, e os 10.000 pontos válidos para o ranking CBSurf Dream Tour 2023 não foram computados, já que a atleta de São Paulo foi convidada para disputar o evento. A paraibana Diana Cristina, conquistou R$ 15 mil de prêmio e 8.000 pontos válidos para o ranking.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

CBSurf Dream Tour Floripa: Mateus Herdy é o grande campeão

______________________________________________________________________________

A quarta etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, o CBSurf Dream Tour 2023, está programada para acontecer na Praia do Trapiche da Barra, em Maceió, Alagoas, de 19 a 24 de setembro.

Resultados do último dia de competição da categoria feminina do CBSurf Drean Tour Floripa:

Sophia Medina campeã do CBSurf Dream Tour Floripa. Foto: Davi Castro Photos / CBSurf

Semifinal / Bateria 1

1º – Diana Cristina (PB): 9.66 pontos

2º – Juliana dos Santos (CE): 4.10 pontos

Semifinal / Bateria 2

1º – Sophia Medina (SP): 10.54 pontos

2º – Taís Almeida (RJ): 8.76 pontos

Final

1º – Sophia Medina (SP): 10.54 pontos
2º – Diana Cristina (PB): 9.66 pontos

Resultado Final do CBSurf Drean Tour Floripa:

1º – Sophia Medina (SP)
2º – Diana Cristina (PB)
3º – Juliana dos Santos (CE)
3º – Taís Almeida (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *