CompetiçõesSurf Girl

Silvana Lima vence a Taça Brasil Pico de Matinhos

Na quarta etapa da Taça Brasil de Surf da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Silvana Lima, cearense radicada no Rio de Janeiro, conquistou o lugar mais alto do pódio na Praia de Matinhos, no litoral paranaense, no sábado (11), ao vencer a carioca Yanca Costa na final da Taça Brasil Pico de Matinhos.

A competição teve início na segunda-feira (6) e contou com a participação de 48 atletas da categoria feminina em busca de pontos preciosos para o ranking de acesso à elite brasileira de surfe, o CBSurf Dream Tour.

Praia de Matinhos, na cidade de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

As extensas ondas à direita de Matinhos, com séries de até um metro de altura, proporcionaram momentos incríveis para os atletas das duas categorias soltarem suas manobras nos dois primeiros dias da CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos.

Silvana Lima competiu no segundo dia de competição, no pico radiante de Matinhos, na bateria 12 da primeira fase, contra a local Alexandra Santos, a paulista Kemily Sampaio e a catarinense Natalie Plachi. O cearense avançou em primeiro lugar, somando a segunda melhor marca do feminino do dia, 13,17 pontos.

Estrutura da Taça Brasil Pico de Matinhos, realizado na cidade de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Na segunda fase, bateria 6, Silvana Lima enfrentou a conterrânea Larissa dos Santos, a carioca Aysha Ratto e a catarinense Maya Carpinelli. Em séries demoradas de ondas baixas e com menos pressão, Silvana Lima impôs um ritmo forte nos 10 minutos finais e assumiu a liderança da disputa. Na reta final, surfou a melhor onda, 8,00 pontos, ao deferir batidas verticais do frontside. O cearense avançou para a terceira fase somando 13,67 pontos.

No mar, a condição persistiu baixa e balançado e, no dia seguinte, a Comissão Técnica da CBSurf anunciou a paralisação dos confrontos. Silvana Lima duelou contra a paranaense Gabriely Vasque e Analu Silva da Paraíba no sábado (11), com tempo ensolarado, grande público na areia e condições desafiadoras.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Jogos Panamericano de Santiago: Tatiana Weston-Webb conquista ouro no surfe feminino

______________________________________________________________________________

A série estava demorada, mas as ondas baixas eram extensas, possibilitando sequências de manobras. Na primeira onda, Silva Lima emplacou 8,67 pontos, ao aplicar seis manobras conectadas de frontside. Em seguida, ela trocou 5,40 pontos pela marca de 8,00, ao surfar uma onda da série e abrir três grandes rasgadas.

Silvana Lima avançou às quartas de final ao somar uma média impressionante de 16,67 pontos. Contra Aysha Ratto do Rio de Janeiro na bateria 3, as séries ficaram mais escassas no confronto de 20 minutos. Silvana levou a melhor, venceu o confronto pelo placar de 15.40 pontos, e Aysha terminou na combinação de duas notas.

Silvana Lima manobra forte na Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Na segunda bateria da semifinal de 25 minutos, contra a catarinense Tainá Hinckel, Silvana Lima mais uma vez surfou com fluidez e radicalidade, impondo um ritmo forte nas direitas de Matinhos. Nas duas melhores ondas (8,00+6,00), a cearense somava 14,00 pontos, e Tainá, 10,93.

A atual campeã brasileira, Silvana Lima, surfou uma boa direita aos 5 minutos para o fim. Ela rasgou forte na primeira manobra e aplicou uma forte batida de frontside após uma segunda rasgada, alcançando 9,00 pontos. O cearense chegou à grande final somando 17,00 pontos, contra 14,13 do catarinense.

Yanca Costa rasga com pressão na Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Na final da CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos, Silvana Lima surpreendeu a empolgada Yanca Costa e não tomou conhecimento nos 25 minutos de disputa nas ondas de Matinhos. O cearense assumiu a liderança na primeira onda, 8,43 pontos, ao aplicar uma combinação de manobras com muita pressão e jogar água.

Silvana Lima na Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Ao somar 6,00 pontos na segunda onda, Silvana Lima sacramentou a vitória com a marca de 14,43 pontos, enquanto Yanca Costa somou 10,07. Com o resultado, o pentacampeã brasileiro venceu a quarta etapa da Taça Brasil Pico de Matinhos.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Laura Enever no Guinness World Records

______________________________________________________________________________

Silvana Lima é a campeã da Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Nesta temporada da CBSurf Taça Brasil, Silvana Lima disputou a primeira etapa no Pico de Matinhos, ao vencer somou 1.000 pontos, embolsou R$ 20 mil de prêmio e alcançou a 22ª colocação no ranking.

Confira o resultado final categoria feminina na quarta etapa da CBSurf Taça Brasil Pico Matinhos:

1ª – Silvana Lima (CE)

2ª – Yanca Costa (RJ)

3ª – Júlia Duarte (RJ)

3ª – Tainá Hinckel (SC)

A vice-campeã Yanca Costa e a campeã da Taça Brasil Pico de Matinhos, a cearense Silvana Lima. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Top-10 do ranking categoria feminina da CBSurf Taça Brasil 2023, após quatro etapas:

1ª – Júlia Duarte (RJ): 27.900 pontos

2ª – Nathalie Martins (PR): 20.300

3ª – Taís Almeida (RJ): 19.100

4ª – Sophia Gonçalves (SP): 17.200

5ª – Kemily Sampaio (SP): 17.200

6ª – Kiany Hyakutake (SC): 17.000

7ª – Gabriely Vasque (PR): 17.000

8ª – Potira Castaman (SC): 17.000

9ª – Monik Santos (PE): 15.600

10ª – Alexia Monteiro (RS): 15.200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *