CompetiçõesNotícias

Taça Brasil Pico de Matinhos: Ryan Kainalo vence e faz a festa no Paraná

O jovem ubatubanse Ryan Kainalo conquistou o título de campeão da CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos no sábado (11), ao vencer o catarinense Lucas Vicente na grande final realizada no litoral do Paraná. A quarta etapa da Taça Brasil de Surf foi marcada por manobras radicais dos mais de 100 surfistas profissionais da categoria masculino inscritos na divisão de acesso à elite do surfe nacional.

Na Praia de Matinhos, no primeiro dia de competição, segunda-feira (6), a Fase 1 foi disputada nas extensas ondas à direita acima de um metro de altura nas melhores séries. Destaque para o bicampeão brasileiro, o paranaense Jihad Khodr, que surfou a melhor onda, 7,33 pontos, e emplacou a maior média de 13,33 na primeira bateria disputada do CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos.

Jihad Khodr representou o Paraná na Taça Brasil Pico de Matinhos. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Na Fase 2, Ryan Kainalo conquistou a terceira melhor média, 13,10 pontos, ao enfrentar Ricardo Kjellin do Rio Grande do Sul, o conterrâneo Alax Soares e Diego Brigido do Rio de Janeiro, na sétima bateria. O ubatubanse avançou para a Fase 3 em primeiro lugar.

Sergipe em Matinhos

Na Taça Brasil Pico de Matinhos, o surfe de Sergipe foi representado por José Júnior (Edson Papagaio), Joseph Bruno e Sargento Belo na Fase 2. Os atletas se esforçaram na competição nacional, mas não avançaram na competição. Joseph Bruno foi o primeiro a duelar na Praia de Matinhos. Ele disputou a bateria 13 e ficou na terceira colocação, ao somar 8,07 pontos. Na bateria 15, o finalista do CBSurf Master Praia da Caueira, José Júnior parou na quarta colocação (6,76) e o Sargento Belo também terminou na terceira colocação (3,54).

CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Silvana Lima vence a Taça Brasil Pico de Matinhos

______________________________________________________________________________

Semifinais

Ryan Kainalo na Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Para chegar nas semifinais em Matinhos, Ryan Kainalo impôs um ritmo forte competitivo, ao aplicar manobras de borda e aéreas em grau elevado para emplacar notas e médias impressionantes. Na Fase 3 surfou a melhor onda, 9,00 pontos, e marcou 16,00 na somatória. Já na Fase 4 fez 16,33 e nas quartas de final, contra o local de Matinhos, Jihad Khodr, o paulista elevou o nível e foi imbatível ao emplacar a média 18,60 (9,50+9,10).

Jihad Khodr na Taça Brasil Pico de Matinhos. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Ryan Kainalo enfrentou o pernambucano Ivan Silva na primeira bateria das semifinais da CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos. Ivan largou na frente na disputa de 25 minutos marcados por ondas pequenas e extensas, ao surfar uma onda de 7,00 pontos. Ryan esperou pacientemente uma boa onda (7,67) para responder com rasgadas na borda, um aéreo e uma forte batida na junção. Faltando 10 minutos para o término, Ryan Kainalo somava 9,84 pontos e Ivan 7,50. Em seguida, Ryan achou uma direita para aplicar uma combinação de manobras na borda e cravar 9,23, Ivan Silva respondeu com 5,33. Mas o ubatubanse venceu a disputa por 16,90, contra 12,33 do pernambucano.

Lucas Vicente manobra forte na Taça Brasil Pico de Matinhos. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Final em Matinhos

Na final da bateria da Taça Brasil Pico de Matinhos, Ryan Kainalo duelou com o inspirado catarinense Lucas Vicente, mas o ubatubanse entrou na água instigado e focado na vitória. Na primeira onda surfada no confronto de 25 minutos, Kainalo botou pressão nas manobras de borda para jogar muita água e alcançar a nota 9,27 pontos. Lucas respondeu com uma onda de fraca, de 2,17. Na segunda onda surfada, Kainalo somou 7,83 pontos. Lucas Vicente errou em duas tentativas. Faltando 10 minutos para o término, o placar era de 17.10 para o ubatubanse e apenas 2.87 para o catarinense.

Ryan Kainalo voou alto na Taça Brasil Pico de Matinhos, no Paraná. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Laura Enever no Guinness World Records

______________________________________________________________________________

O tempo e as melhores ondas das séries não foram a favor de Lucas Vicente. O resultado final foi de 17,10 para Ryan Kainalo, contra 5,44 pontos do catarinense. Com o título de campeão da CBSurf Taça Brasil Pico de Matinhos, o ubatubanse conquistou 10 mil pontos e embolsou a premiação de R$ 20 mil.

Confira o resultado final da categoria masculino na quarta etapa da CBSurf Taça Brasil Pico Matinhos:

1º – Ryan Kainalo (SP)

2º – Lucas Vicente (SC)

3º– Igor Moraes (SP)

3º – Ivan Silva (PE)

O vice-campeão Lucas Vicente e o campeão da Taça Brasil Pico de Matinhoso ubatubense Ryan Kainalo. Foto: @brocolisphoto / CBSurf

Top-10 do ranking categoria feminina da CBSurf Taça Brasil 2023, após quatro etapas.

1º – Lucas Vicente (SC): 22.000 pontos

2º – Alex Ribeiro (SP): 14.700

3º – Igor Moraes (SP): 14.400

4º – Israel Junior (RN): 14.100

5º – Luel Felipe (PE): 13.300

6º – Ivan Silva (PE): 13.300

7º – Wesley Leite (SP): 13.100

8º – Edson de Pra (PR): 12.800

9º – Pedro Dib (SP): 12.200

10º – Weslley Dantas (SP): 11.800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *