Competições

Equipe Brasil avança no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro

A Praia da Macumba foi o palco dos primeiros confrontos do Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. No sábado (25), o primeiro atleta a representar a “Seleção Brasileira de Surf” foi Guilherme Lemos, da categoria Sub-16 masculino.

O local da “Cidade Maravilhosa” conquistou o primeiro lugar na terceira bateria do round 1, contra Ivan Mynenko (UKR), Hânkon Vigre (NOR) e Mike Prada (VEN) em condições difíceis. As séries das melhores ondas de 3 a 4 pés estavam demoradas na Macumba e necessitaram dos jovens atletas tática na escolha e leitura da onda na frente do palanque principal do evento.

Guilherme Lemos (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Foto: Pablo Jiménez

Os surfistas sul-americanos avançaram para a segunda rodada. Guilherme Lemos (BRA) ficou em primeiro lugar, somando 11,34 pontos, e o venezuelano Mike Prada em segundo, com 8,83 pontos. Os outros dois atletas foram despachados para a longa repescagem do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) Rio de Janeiro programadas para acontecerem no palanque dois, localizado a 100 metros da estrutura principal.

Alexia Monteiro (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jerson Barboza

Em seguida, no palanque 1, Alexia Monteiro (BRA) da categoria Sub-16 foi para a água. Ela disputou a bateria 3 do round 1, contra Camila Sandy (PER), Zoie Zietz (NED) e Mia Ramakers (BEL). A atleta dos Países Baixos Zoie Zietz avançou em primeiro e Alexia em segundo, somando 13,16 pontos e 8,00 pontos, respectivamente. A terceira e quarta colocadas foram à repescagem na Praia da Macumba.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Ryan Kainalo é o campeão Pro Junior da WSL South America

______________________________________________________________________________

Gabriely Vasque (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jiménez

Gabriely Vasque (BRA), ficou na segunda colocação na bateria 19, com a somatória de 6,70 pontos, avançando para o round 2. Sofia Artieda (PER) passou em primeiro na Praia da Macumba, com média de 7, 77. Julia Heijmans (NED) e Fien Eduwaere foram para a repescagem.

Gabriely Vasque (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jiménez

No confronto 23, deu Peru na primeira colocação mais uma vez na Sub-16. Catalina Zariquey (PER) alcançou impressionante marca de 14,67 pontos, enquanto Luara Mandelli avançou na segunda colocação, cravando 7,50 pontos na média. Lune Van Dijk (NED) e Torah Vangheluwe (BEL) foram despachadas para a repescagem.

Na manhã de domingo (26), segundo dia de competição, a Praia da Macumba apresentou ondas de seis pés nas melhores séries. O swell encostou no litoral da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando momentos alucinantes no palanque principal do WJSC 2023 dos atletas Sub-16 masculino e Sub-18 das duas categorias .

Equipe Brasil no ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Franco

Ryan Coelho (BRA), atleta do Sub-16, avançou em primeiro lugar na bateria 27, somando 11,83 pontos, contra Mark Tkachenko (UKR), Soren Mathias (NOR) e Toaura Haumani (TAH), segundo colocado na disputa ( 6,27). Os atletas que não conquistaram vaga para o round 2 disputarão a repescagem.

Anuar Chiah (BRA) no Mundial Junior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jiménez

Em seguida, Anuar Chiah (BRA) também avançou em primeiro lugar na bateria 31, somando 11,66 pontos. Maunakea Hioe (TAH) foi para a rodada 2 na segunda colocação, com 7,00. Markus Nakken Lund (NOR) e Davyd Doronin (UKR) vão disputar a repescagem.

Ryan Kainalo (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Pablo Jiménez

O jovem talentoso Ryan Kainalo (BRA) não deu mole e avançou para o round 2 ao vencer a bateria 18. Ele surfou as duas melhores ondas do confronto (8,00+6,00) para somar 14,00 pontos. A segunda vaga foi disputada entre Keoni Lasa (VEN) e Silas Handeland (NOR). Keoni alcançou 5,50 pontos, contra 5,47 de Silas. O Norueguês e Ollie Gould (CIS) foram despachados à repescagem.

Samuel Joquinha (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Sean Evens


Na bateria 27, Samuel Joquinha (BRA) avançou na primeira colocação, somando 10,07 pontos, e Lars Peeters (BEL) também passou de fase na segunda colocação, com 8,63 pontos. Owen Graham (CIS) e Kéo Chabrier (TAH) terminaram na terceira (5,94) e quarta (5,23) colocações, respectivamente. Os dois últimos atletas disputarão a repescagem.

A Praia da Macumba é o palco do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jerson Barboza

Na penúltima bateria da 1ª rodada da categoria Sub-18, o de número 31, Luan Ferreyra (BRA) conquistou a primeira colocação na disputa, com a média de 9,94 pontos. Te’aki Gsbarre (TAH) avançou na segunda posição (7,87), e Anders Rasvenscroft (CIS) e Frimann Breivik foram despachados para a repescagem.

Kiany Hyakutake (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jerson Barboza

Na categoria Sub-18 feminino, na bateria 3 do round 1 mais uma vez os atletas da América do Sul avançaram no Mundial Junior ISA 2023 Rio de Janeiro. Urpi Torres (PER) foi a primeira colocada, somando 10,07 pontos, e Kiany Hyakutake (BRA) conquistou o segundo lugar, com 9,33 pontos. Nina Smiciklas (GER) e Eira Soly (NOR) vão disputar a repescagem.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Vans Pipe Masters: Bethany Hamilton convidada

______________________________________________________________________________

Sophia Gonçalves (BRA) no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jerson Barboza

Na bateria 19, Sophia Gonçalves (BRA) não deu mole, venceu a disputa contra Ashelen Cruz (URU), Tiara Van Der Huls (NED) e Arena Rodriguez (PER). A brasileira alcançou 9,96 pontos, Arena ficou na segunda colocação, com 8,34, e Ashelen e Tiara foram encaminhadas para a repescagem.

Aysha Ratto (BRA), atleta local da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi a melhor e venceu a bateria 23 somando 8,57 pontos. Em segundo lugar ficou Brianna Barthelmess (PER), com média de 6,50 pontos, as duas atletas disputarão o round 2. As atletas Angelina Decesare (COL) e Sofie Nakken Lund (NOR) foram despachadas à repescagem do WJSC 2023

A Praia da Macumba lotada no segundo dia de competição do Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro. Foto: Jerson Barboza

A janela de competição terminará no dia 3 de dezembro na Praia da Macumba. As disputas do Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro recomeçarão na segunda-feira (27), a partir das 6h30, de acordo com a programação. O evento será transmitido ao vivo (clique aqui) direto da zona oeste da “Cidade Maravilhosa“.

A organização da 19ª edição do ISA World Junior Surfing Championship 2023 é da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceira com International Surfing Association (ISA), com apoio do Governo Estadual e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *