IBGE vai atualizar mapa de distribuição da Mata Atlântica no Brasil
A Mata Atlântica é um tesouro em biodiversidade, que abriga espécies únicas e desempenha papel vital na regulação do clima, na qualidade da água e na produção de oxigênio. Apesar disso, ela enfrenta sérias ameaças devido a urbanização, desmatamento, agricultura e mineração. Em Minas Gerais, por exemplo, foi reduzida a apenas 7% do seu tamanho original, que cobria 49% da área do estado.
Agora, atendendo a uma recomendação do MPF, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a atualização do mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica, para que ele seja mais fiel à ocorrência desse bioma no território brasileiro. Publicado há 17 anos, o mapa é fundamental para orientar a aplicação das leis ambientais, identificar áreas prioritárias para conservação, além de embasar ações de outros órgãos, como aquelas relacionadas ao licenciamento ambiental.
Na recomendação, o MPF destaca que a necessidade de revisão constante do mapa se deve ao caráter dinâmico do bioma e à correção das omissões de áreas importantes. Em resposta, o IBGE informou que já iniciou a etapa de estudos, bem como realizou consulta ao Ministério do Meio Ambiente. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até 2026.
Fonte: Ministério Público Federal (MPF)