Weslley Dantas é campeão brasileiro de surfe profissional 2023
O ubatubense conquistou o título nacional e cravou a única nota 10 do evento, ao aplicar um grande aéreo Full Rotation com aterrisagem perfeita na onda
O surfista de Ubatuba (SP), Weslley Dantas, garantiu antecipadamente o título de Campeão Brasileiro de Surf da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) 2023. A conquista ocorreu na sexta e última etapa do Circuito Dream Tour Rio, no penúltimo dia de competição, no domingo (10), na Praia da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.
O domingão amanheceu parcialmente nublado e altas ondas quebrando na zona oeste da Cidade Maravilhosa. Na areia, o público compareceu para assistir a disputa acirrada pelo título nacional. Weslley Dantas (SP) chegou como líder do ranking do CBSurf Dream Tour, o ex-atleta da elite do surfe mundial, Peterson Crisanto (PR) e , também estava na briga direta pelo título.
Ao progredir nas três primeiras baterias nos primeiros dias do evento, Peterson Crisanto manteve viva a esperança pelo título. Entretanto, no segundo confronto das quartas de final, Ryan Kainalo (SP), uma jovem revelação do surfe brasileiro, demonstrou ser imbatível nos minutos finais. Kainalo virou para vencer a bateria crucial com um placar de 12,76 pontos, superando os 12,60 de Crisanto. Esse resultado eliminou o surfista paranaense da disputa pelo título nacional.
Weslley Dantas estava focado na vitória em cada bateria disputada. O atleta bateu marcas de destaques no Dream Tour Rio, a exemplo da bateria cinco das oitavas de final, contra Robson Santos (SP), Weslley acertou um grande aéreo full rotation de backside para alcançar a nota máxima, 10,00 pontos, a melhor onda surfada na Barra da Tijuca. Ele avançou somando 16,00 pontos, a melhor marca de todo o evento, contra 8,73 de Robson.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Bicampeão Mundial, Filipe Toledo concorre ao Prêmio Brasil Olímpico 2023
______________________________________________________________________________
Em seguida, Weslley disputou com Luel Felipe (PE) na terceira bateria das quartas de final do CBSurf Dream Tour Rio. A torcida estava em festa na areia da praia e nas redes sociais. Com a derrota de Peterson Crisanto, o ubatubanse caiu na água sustentando o título de Campeão Brasileiro de Surf 2023 de forma antecipada.
Luel Felipe venceu o confronto marcado por poucas ondas de qualidade, pelo placar de 11,33 pontos, contra apenas 1,97 pontos de Weslley Dantas. O pernambucano avançou para a semifinal do CBSurf Dream Tour Rio.
Com o quinto lugar no Dream Tour Rio, Weslley Dantas somou 5.100 pontos para o ranking. A festa tomou conta da areia da Praia da Barra da Tijuca, e o atleta saiu carregado nos braços de seus amigos após a inédita conquista do título nacional.
A performance de Weslley Dantas nas seis etapas do Circuito CBSurf Dream Tour chamou a atenção de especialistas e apaixonados pela modalidade olímpica surf. Na primeira e quarta etapa, em Xangri-lá (RS) e Maceió (AL), respectivamente, o ubatubanse consagrou-se vice-campeão. Em Garopaba (SC), segundo evento, parou na semifinal. Em Salvador (BA), perdeu nas oitavas de final. Em Florianópolis (SC), Weslley obteve o pior resultado entre todas as etapas, 33º lugar.
Weslley Dantas (SP) alcançou 31.200 pontos no ranking para ser o grande campeão do Circuito CBSurf Dream Tour 2023. Peterson Crisanto (PR) foi o vice-campeão, com 27.500. Wesley Leite (SP) terminou em terceiro, somando 25.400, Luel Felipe (PE) na quarta colocação, 21.600, e Edgard Groggia (SP) em quinto, 21.000.
Top-10 do Ranking CBSurf Dream Tour 2023, após seis etapas:
1 – Weslley Dantas (SP): 31.200 pontos (Campeão Brasileiro 2023)
2 – Peterson Crisanto (PR): 27.500
3 – Wesley Leite (SP): 25.400
4 – Luel Felipe (PE): 21.600
5 – Edgard Groggia (SP): 21.000
6 – Cauã Gonçalves (SP): 20.500
7 – Bino Lopes (BA): 19.025
8 – Krystian Kymerson (ES): 17.525
9 – Vitor Ferreira (RJ): 16.900
10 – Ian Gouveia (SC): 16.775