Brasileiras disputarão a repescagem do Sambazon World Junior Championships
Laura Raupp, Isabelle Nalu e Sophia Medina vão disputar o round 2 eliminatório. Erin Brooks (CAN) foi imbatível, conquistou vaga nas oitavas, surfou a melhor onda e cravou a melhor média do dia em Oceanside Pier
Na categoria feminina do Campeonato Mundial Júnior Sambazon, as três jovens surfistas brasileiras, Laura Raupp, Isabelle Nalu e Sophia Medina, iniciaram a busca pelo título mundial da World Surf League (WSL) Junior Tour 2023 em Oceanside Pier, Califórnia (EUA), nesta terça-feira (9), enfrentando ondas perfeitas de um metro de altura, com algumas séries maiores.
O primeiro dia de competição em Oceanside Pier foi marcado por sol brilhante, vento frio, água gelada e ondas constantes. A sétima bateria do round 1 foi composta por atletas da América do Sul: Isabelle Nalu (BRA), Laura Raupp (BRA) e Sol Aguirre (PER). No entanto, as brasileiras não conseguiram superar a peruana, que surfou a melhor onda do confronto, marcando 7,17 pontos e alcançando a média de 12,50 para avançar às oitavas de finais do Sambazon World Junior Championships.
A convidada Laura Raupp terminou em segundo, com 11,73. Isabelle Nalu, atual campeã sul-americana da WSL South America 2023, ficou em terceiro lugar, somando apenas 6,46 pontos. Com o resultado, as atletas brasileiras disputarão a repescagem do evento.
Sophia Medina (BRA) não conseguiu avançar na Califórnia. A paulista enfrentou na bateria 8 Nanaho Tsuzuki (JPN) e Annette Gonzales Etxabarri (EUK), representante do País Basco. Annette surfou a melhor onda da disputa (8,00) para vencer, somando 13,17 pontos. A japonesa terminou em segundo (10,16), e Sophia em terceiro, com a média de 8,13. As duas últimas atletas disputarão a repescagem do Campeonato Mundial Júnior Sambazon.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Entre campeões: Robson Fraga visita loja de Rob Machado em Bali
______________________________________________________________________________
Destaque do Dia em Oceanside Pier
Nos cinco minutos finais da terceira bateria do round 1, a canadense Erin Brooks (CAN) utilizou toda a experiência adquirida no WSL Challenger Series 2023 para avançar com total radicalidade, diversificação de manobras e alto nível competitivo.
A canadense saiu do terceiro lugar diretamente para a liderança ao surfar a melhor onda da disputa e cravar a maior nota do dia (8,33). Na primeira onda, Brooks acelerou de frontside para soltar um aéreo Slob, e os juízes pontuaram 6,27.
Em seguida, Erin aplicou duas fortes manobras conectadas e precisas da escola do power surf. A forte batida de frontside de entrada e o ataque agressivo para explodir a junção da onda valeram 8,33 pontos.
Erin Brooks (CAN) avançou para as oitavas de finais do Sambazon World Junior Championships, conquistando 14,60 pontos, a melhor média do dia entre as duas categorias, contra 14,00 de Janire Gonzales Etxabarri (EUK), representante do País Basco, e 12,27 de Cocona Kawase (JPA). As duas últimas atletas disputarão a repescagem do evento, e quem vencer o confronto avança em Oceanside Pier.
Round 2 Eliminatório
Na segunda bateria do round 2, Laura Raupp (BRA) enfrentará Kana Nakashio (JPN). Isabelle Nalu (BRA) cairá na bateria 4, contra Eweleiula Wong (HAW). E no penúltimo confronto, bateria 7, Sophia Medina (BRA) disputará vaga com Keira Buckpitt (AUS).
Quem vencer avança às oitavas de finais e segue firme na busca pelo título do World Junior Championships 2023. A segunda colocada é eliminada e recebe a premiação de US$ 1.000.
O evento será transmitido ao vivo nesta quarta-feira (10), direto de Oceanside Pier, Califórnia, pelos canais oficiais da WSL, a partir das 12h, horário de Brasília.