Competições

Brasileiros estão nas quartas de finais do Sambazon World Junior Championships

Os surfistas brasileiros Heitor Mueller, Ryan Kainalo e Léo Casal avançaram para as quartas de final do Sambazon World Junior Championships e seguem firme na disputa para alcançar o título de campeão munidal júnior 2023. Nesta quinta-feira (11), sob um céu azul e o sol brilhando no Oceanside Pier, na Califórnia (EUA) as oitavas de finais da categoria masculina ocorreram em ondas superiores a um metro de altura.

Na segunda bateria do terceiro dia de competição, Heitor Mueller (BRA) enfrentou Shion Crawford (HAV). A disputa intensa de 30 minutos apresentou um alto nível competitivo, com alternância na liderança entre os dois atletas. O brasileiro iniciou o confronto com sede de vitória, surfando duas ondas nos primeiros 7 minutos e somando 11.50 pontos, contra 7,17 do havaiano. Na metade da bateria, Shion liderava com 12,70, mas Mueller surfou uma excelente onda à direita, aplicando duas grandes manobras conectadas na borda, finalizando com uma forte batida na junção, o que rendeu 9,00 pontos dos juízes.

Na somatória, Heitor Mueller atingiu a marca de 15,00 pontos. Apesar dos esforços do havaiano, que trocou uma nota 5,53 por 6,03, somando 13,20 na média, e precisava de 7,84 para virar o disputado confronto, as duas ondas surfadas por Shion não entraram na somatória, garantindo a vitória de Mueller e sua passagem para as quartas de finais do Sambazon Mundial Júnior.

Léo Casal no Sambazon World Junior Championships 2023. Foto: Kenny Morris @wsl

Ryan Kainalo (BRA) enfrentou Luke Thompson (RSA) na quarta bateria. O paulista não deu chances ao sul-africano, liderando os 30 minutos de disputa. Kainalo surfou as duas melhores ondas (7,50 + 8,33), com destaque para a quinta onda computada: ao surfar à esquerda do Oceanside Pier, o brasileiro soltou três batidas verticais com muita pressão, conquistando 8,33 pontos e sacramentando a vitória.

O paulista avançou para as quartas de finais somando 15,83 pontos, enquanto Thompson, que não conseguiu escolher as melhores ondas, cravou 12,83 e se despediu da competição.

Na sexta bateria, Léo Casal (BRA) despachou Taj Lindblad (EUA). O catarinense saiu na frente com 6,17 pontos, enquanto Taj virou com duas notas baixas surfadas. Nos primeiros 10 minutos, o placar era 7,26 contra 6,17 do brasileiro. Ao surfar a segunda onda, Léo retomou a liderança ao somar mais 5,77 pontos.

Heitor Mueller no Sambazon World Junior Championships 2023. Foto: Kenny Morris @wsl

Ao surfar uma onda curta à esquerda do pico, Léo Casal aplicou apenas uma manobra, um bom aéreo Stalefish na base, somando 6,20 pontos. Na média, o brasileiro cravou 12,37, enquanto Taj tentou uma reação ao surfar uma onda 6,47, que não foi suficiente para avançar em Oceanside Pier.

Léo Casal venceu pelo placar de 12,37 e conquistou vaga nas quartas de finais, enquanto o norte-americano fez 10,80 pontos e se despediu da competição.

Oceanside Pier, em San Diego, Califónia (EUA) é o palco do Sambazon World Junior Championships 2023. Foto: Kenny Morris @wsl

Nas quartas de finais, os brasileiros disputarão as três primeiras baterias em San Diego. Na primeira, Heitor Mueller (BRA) duelará com Levi Slawson (EUA); em seguida, Ryan Kainalo (BRA) buscará vaga na semifinal contra Jett Schilling (EUA); e no terceiro confronto, Léo Casal (BRA) enfrentará Jarvis Earle (AUS).

Sambazon World Junior Championships será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (12), direto de Oceanside Pier, Califórnia, pelos canais oficiais da WSL, a partir das 12h15, horário de Brasília. A janela de competição começou na terça-feira (9) e segue até o próximo domingo (14).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *