Sierra Kerr conquista o título do Mundial Júnior da WSL
A comunidade australiana está em festa, pois Sierra Kerr conquistou o Mundial Júnior da World Surf League (WSL) 2023 em Oceanside Pier, Califórnia (EUA), no sábado (13), ao vencer a norte-americana Zoe Benedetto na grande final, realizada em ondas de até um metro nas melhores séries.
Com apenas 16 anos, a talentosa Sierra Kerr (AUS) venceu Laura Raupp (BRA) na terceira bateria das quartas de final, conquistando a melhor média da categoria feminina, 17,54 pontos. Nas semifinais, no segundo confronto, Sierra não deu chances para Talia Swindal (EUA) e avançou para a grande final, cravando a segunda melhor média da categoria, 16,17 pontos naquele momento.
A australiana também igualou a melhor nota da categoria, 9,00 pontos, na grande final em Oceanside Pier. Anteriormente, Laura Raupp (BRA) alcançou a melhor nota no round eliminatório, na segunda bateria, contra Kana Nakashio (JAP).
Na grande final do Sambazon World Junior Championships, a filha de Josh Kerr, ex-atleta do WSL Championship Tour, deu um show de surfe nos 40 minutos de disputa para os americanos verem em Oceanside Pier.
Sierra Kerr (AUS) ditou o ritmo da competição na grande final ao surfar a primeira onda de frontside e aplicar uma diversificação de manobras na borda, conquistando 7,83 pontos. Posteriormente, as duas finalistas surfaram a mesma onda (split the peak), com Zoe Benedetto (EUA) indo para a direita do pico, e Sierra para a esquerda.
De frontside, Zoe abriu a onda com uma grande rasgada, conectou para uma forte batida vertical e mais dois cutback, conquistando 8,00 pontos para virar o confronto. Já Sierra aplicou batidas verticais e rasgadas de backside. Na finalização, conseguiu uma boa batida, os juízes pontuaram 9,00 pontos para retomar a liderança.
As melhores séries estavam demoradas, e as duas atletas surfaram outras ondas sem potencial. Enquanto a australiana dava um espetáculo nas manobras isoladas, Benedetto colocou a segunda onda na somatória, 3,50 pontos, mas o resultado final não foi alterado. Sierra Kerr (AUS) levou a melhor, fez 16,83, a segunda melhor média da competição, enquanto Zoe Benedetto (EUA) cravou 11,50 pontos para ser vice-campeã do Sambazon World Junior Championships.
“Eu nem esperava me classificar para o Challenger Series. Até esqueci desse prêmio e é insano saber disso agora. Essa bateria foi muito louca e é incrível ser campeã. Eu achei que não estava surfando tão bem nessa competição e entrei na final para não deixar dúvidas. Nessa bateria eu senti que que realmente surfei bem, acertando tudo. Quero agradecer a todos que vieram na praia hoje e todos que assistiram”, disse a atual campeã mundial júnior, a australiana Sierra Kerr.
Sierra foi imbatível na Califórnia, conquistou as quatro melhores médias da categoria, surfou a melhor onda da grande final, 9,00, e garantiu o título de Campeã Mundial Júnior (Sub-20) da 23ª edição da WSL, além de uma vaga para disputar a divisão de acesso à elite mundial de surfe, o WSL Challenger Series 2024 e embolsou a premiação de US$ 10.000.