Mundial Júnior da WSL: Jett Schilling conquista o primeiro título para os Estados Unidos
O californiano Jett Schilling conquistou o título de campeão Mundial Júnior da WSL 2023, no ensolarado sábado (13) em Oceanside Pier, na Califórnia (EUA), ao vencer o havaiano Jackson Bunch na grande final da 23ª edição do World Surf League Junior Championships Sub-20.
Na primeira bateria das semifinais de 35 minutos, entre os americanos Jett Schilling e Levi Slawson, Jett precisou de menos de dez minutos para vencer o confronto pelo placar de 14,00 pontos, contra apenas 4,50 do seu oponente.
Slawson surfou apenas uma onda na bateria. A estratégia de sentar no outside e esperar as melhores ondas das séries demoradas não deu certo. Com o resultado, Schilling avançou para a grande final do Sambazon World Junior Championships.
Léo Casal (BRA) e Jackson Bunch (HAV) se enfrentaram na última bateria das semifinais. Bunch foi mais ativo no confronto, surfou 11 ondas, enquanto o brasileiro surfou seis. Na somatória, o havaiano levou a melhor, alcançou 8,43 pontos na primeira onda e 8,20 pontos na segunda, para vencer e chegar à final com a média de 16,63 pontos.
Casal surfou bem no confronto, não achou as melhores ondas e somou 13,33 pontos nas duas melhores ondas (6,73 + 6,60) e foi eliminado. Vale destacar, o atleta foi o melhor brasileiro na competição, alcançando a terceira colocação no Mundial Júnior da WSL.
A grande final em Oceanside Pier foi equilibrada, Jackson Bunch (HAV) e o local Jett Schilling (EUA) deram um show de surfe na Califórnia. O havaiano começou melhor, conquistou 6,00 pontos na primeira onda. Schilling respondeu com uma nota 6,00 e outra 8,33 pontos para assumir a liderança.
O californiano surfou com pressão e precisão na execução das manobras de backside, o sonho de alcançar o primeiro título do Mundial Júnior da WSL para os Estados Unidos estava próximo. Schilling estava imparável, ele dispensou 7,17 e 7,07, e na sétima onda (7,90) sacramentou a vitória em Oceanside Pier pelo placar de 16,23 pontos, contra 13,37 do havaiano.
Jett Schilling escreveu seu nome na história do surfe dos Estados Unidos ao vencer o Sambazon World Junior Championships. Com a vitória, o californiano ganhou uma vaga para disputar a divisão de acesso à elite do mundial de surfe, o WSL Challenger Series 2024 e embolsou a premiação de US$ 10 mil.
Foto Destacada: Jett Schilling conquista o título do World Junior Championships 2023. Foto: Kenny Morris @wsl