Filipe Toledo prioriza saúde mental e foco olímpico para Paris 2024
O ubatubense Filipe Toledo, um dos surfistas mais talentosos da geração Brazilian Storm, surpreendeu o mundo do surfe ao anunciar sua retirada da temporada 2024 da World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), devido a preocupações com sua saúde mental. O comunicado foi feito em seu perfil no Instagram no domingo (11), após o atleta desistir de competir no Pipe Pro, primeira etapa da temporada 2024 realizada no Havaí, devido a reações provocadas por intoxicação alimentar.
Em uma decisão corajosa, o bicampeão mundial optou por dar um passo para trás visando seu bem-estar: “No passado, sempre fui honesto sobre alguns dos meus desafios, não apenas com lesões, mas também com saúde mental. Competir ao mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira”, disse Filipe Toledo. “A plataforma do CT deu-me tudo – é uma vida de sonho que me permitiu sustentar a minha família de formas que nunca poderia imaginar e ter experiências incríveis. Eu amo isto. Eu vivo para isso. Tenho muito respeito pelos meus colegas competidores, tanto os homens quanto as mulheres no tour. Vocês são incríveis”, completa.
Após receber um convite especial (wildcard) da WSL, Toledo planeja um retorno em grande estilo para a temporada do WSL Championship Tour 2025, trazendo consigo uma nova perspectiva e determinação renovada.
“É com pesar que anuncio hoje que estou me retirando para o restante da temporada do Championship Tour de 2024. Esta decisão tem sido muito difícil para mim e surge depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas de mim. A WSL tem me apoiado muito e estou muito grato por terem me concedido o wildcard para o início da temporada de 2025. Estou empenhado em voltar melhor do que nunca”, afirmou Filipe Toledo em seu comunicado.
Ao optar por dar uma pausa na sua carreira competitiva de alto nível na Liga Mundial de Surf (WSL), Filipe Toledo concentrar-se-á em sua jornada em direção às Olimpíadas de Paris 2024. Seu objetivo é alcançar um estado mental de 100% de preparação, com a parte física trabalhada e uma técnica refinada, a fim de representar o Time Brasil nas desafiadoras ondas tubulares de Teahupoo, na Polinésia Francesa, local sede da modalidade olímpica de surfe.
O surfista marroquino Ramzi Boukhiam, que batalhou arduamente por uma posição no WSL Championship Tour nos últimos anos, agora tem a oportunidade de competir nas próximas etapas da WSL em 2024. A entidade confirmou sua designação como o surfista substituto da temporada. Sua inclusão entre os melhores surfistas do mundo é um marco significativo para o norte da África. Boukhiam é o primeiro surfista da região a fazer parte do WSL CT, o Circuito Mundial dos Sonhos.
O escritório regional da WSL Latin America apresentou dados que retratam a carreira vitoriosa de Filipe Toledo, bicampeão mundial e atleta qualificado para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024:
Chegada ao WSL CT: 2013
Idade: 17 anos
Quantidade de etapas disputadas: 100
Vitórias em etapas: 17
Quantidade de baterias disputadas: 378
Vitórias em baterias: 231
Aproveitamento: 61%
Decisões de Título Mundial: 3
Vice-campeão: 1 vez
Campeão: 2 vezes