Notícias

Pro Sunset Beach 2024: baterias definidas para os surfistas brasileiros no Havaí

A janela de competição do Pro Sunset Beach, segunda etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), teve início com ondas pequenas na segunda-feira (12), em Sunset Beach, na Ilha de Oahu, Havaí. A expectativa é alta para a competição iniciar nos próximos dias, com a próxima chamada marcada para este sábado (17), a partir das 14h45, horário de Brasília.

Os surfistas da Seleção Brasileira de Surf estão ansiosos por melhores condições de ondas enquanto aguardam a oportunidade de competir em Sunset Beach, uma das etapas mais tradicionais do WSL CT, conhecida por suas condições desafiadoras e emocionantes desde 1976, quando foi realizada a primeira edição do evento.

Posteriormente o WSL CT Pipe Pro, o bicampeão mundial Filipe Toledo se afastou das competições da WSL CT para focar na saúde mental e preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Antes, o surfista João Chianca também pediu afastamento devido a lesões, o saquaremense sofreu um acidente nos treinos para o Pipe Pro 2024. Agora, a liderança da equipe brasileira passa pelo tricampeão Gabriel Medina e Italo Ferreira, campeão mundial e primeiro medalhista olímpico de ouro.

Com a retirada de Filipe Toledo, o marroquino Ramzi Boukhiam é surfista substituto da temporada. Sua inclusão entre os melhores surfistas do mundo é um marco significativo para o norte da África. Boukhiam é o primeiro surfista da região a fazer parte do WSL CT, o Circuito Mundial dos Sonhos.

No Pro Sunset Beach 2023, o surfe brasileiro apresentou uma performance impressionante nas grandes ondas da comunidade de Pupukea. Filipe Toledo consagrou-se campeão do evento e João Chianca, o atual número quatro do mundo, conquistou a terceira colocação nas ondas de Sunset Beach.

Os vice-campeões Caroline Marks e Griffin Colapinto, juntamente com os campeões do Pro Sunset Beach 2023, Molly Picklum e Filipe Toledo. Foto: Brent Bielmann / @WSL

Na categoria feminina, a australiana Molly Picklum, vice-campeã do Pipe Pro 2024, foi a grande campeã Pro Sunset Beach 2023. A brasileira Tatiana Weston-Webb conquistou a 9ª colocação.

O primeiro atleta do masculino a competir no Pro Sunset Beach 2024 será Deivid Silva, que enfrentará na segunda bateria o australiano Jack Robinson e o norte-americano Crosby Colapinto.

Caio Ibelli disputará a terceira bateria. O confronto pegará fogo, o brasileiro duelará com o líder do ranking da WSL CT 2024, dono da lycra amarela e vencedor do Pipe Pro, o havaiano Barron Mamiya, e a lenda mundial Kelly Slater.

Na sétima bateria, será a vez de Yago Dora enfrentar o japonês Kanoa Igarashi e o português Frederico Morais. O tricampeão Gabriel Medina vai encarar o sul-africano Matthew McGillivray e o havaiano Eli Hanneman na nona bateria.

No décimo confronto, o campão mundial Italo Ferreira enfrentará o havaiano Ian Gentil e o australiano Jacob Willcox. Os irmãos Miguel e Samuel Pupo vão duelar com o sul-africano Jordy Smith, na décima primeira bateria.

A categoria feminina contará com as brasileiras Luana Silva e Tatiana Weston-Webb nas disputas da primeira fase. Na segunda bateria, Luana Silva enfrentará a campeã do Pipe Pro 2024, a norte-americana Caitlin Simmers, e a australiana Sophie McCulloch. A vice-campeã mundial, Tatiana Weston-Webb, enfrentará a havaiana Bettylou Sakura Johnson, vice-líder do ranking WSL CT 2024, e a australiana India Robinson na sexta bateria.

A janela do Pro Sunset Beach se encerrará no próximo dia 22 de fevereiro. A segunda etapa do Circuito Mundial de Surf 2024 está sendo transmitida ao vivo, direto do Havaí, através dos canais oficiais da World Surf League, clique aqui.

Confronto definidos na primeira fase do Pro Sunset Beach, apresentados pela WSL Latin America:

Categoria Masculino

1º e 2º lugares avançam para a terceira fase, o 3ª lugar disputará a repescagem.

1ª bateria

Connor OLeary (JPN)

Imaikalani deVault (HAV)

Kade Matson (EUA)

2ª bateria

Jack Robinson (AUS)

Crosby Colapinto (EUA)

Deivid Silva (BRA)

3ª bateria

Barron Mamiya (HAV)

Caio Ibelli (BRA)

Kelly Slater (EUA)

4ª bateria

John John Florence (HAV)

Jake Marshall (EUA)

Keanu Asing (HAV)

5ª bateria

Griffin Colapinto (EUA)

Seth Moniz (HAV)

Brodi Sale (HAV)

6ª bateria

Ethan Ewing (AUS)

Rio Waida (IDN)

Kai Lenny (HAV)

7ª bateria

Yago Dora (BRA)

Kanoa Igarashi (JPN)

Frederico Morais (PRT)

8ª bateria

Leonardo Fioravanti (ITA)

Callum Robson (AUS)

Cole Houshmand (EUA)

9ª bateria

Gabriel Medina (BRA)

Matthew McGillivray (AFR)

Eli Hanneman (HAV)

10ª bateria

Ian Gentil (HAV)

Italo Ferreira (BRA)

Jacob Willcox (AUS)

11ª bateria

Jordy Smith (AFR)

Miguel Pupo (BRA)

Samuel Pupo (BRA)

12ª bateria

Ryan Callinan (AUS)

Liam OBrien (AUS)

Ramzi Boukhiam (MAR)

Categoria Feminina

1º e 2º lugares avançam para oitavas de final, o 3ª lugar disputará a repescagem.

1ª bateria

Molly Picklum (AUS)

Gabriela Bryan (HAV)

Isabella Nicols (AUS)

2ª bateria

Caitlin Simmers (EUA),

Luana Silva (BRA)

Sophie McCulloch (AUS)

3ª bateria

Caroline Marks (EUA)

Sally Fitzgibbons (AUS)

Zoe McDougall (HAV)

4ª bateria

Tyler Wright (AUS)

Brisa Hennessy (CRC)

Alyssa Spencer (EUA)

5ª bateria

Johanne Defay (FRA)

Lakey Peterson (EUA)

Sawyer Lindblad (EUA)

6ª bateria

Tatiana Weston-Webb (BRA)

Bettylou Sakura Johnson (HAV)

India Robinson (AUS)

Foto Destacada: Montagem Cartaz Oficial e foto de Sunset Beach / Tony Heff / World Surf League

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *