Gabriel Medina vence o ISA Games Porto Rico e se classifica para as Olimpíadas de Paris 2024
O brasileiro conquistou o título de campeão do ISA World Surfing Games. Tatiana Weston-Webb foi vice-campeã de sua categoria, e com o resultado, garantiu vagas olímpicas para Gabriel Medina e Luana Silva
Gabriel Medina, inspirado, conquistou a primeira medalha de ouro do ISA World Surfing Games (WSG) em Porto Rico, no domingo (3), nas ondas de El Pico e Rastrial, em Arecibo. A orla recebeu um grande público para assistir às últimas baterias da repescagem e as grandes finais que valiam classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Medina estava focado na conquista da vaga olímpica. O tricampeão mundial do WSL Championship Tour e do Campeonato Mundial Júnior do ISA 2010 venceu todas as oito baterias disputadas. Ele alcançou a terceira melhor média masculina na quarta fase, somando 16,94 pontos. O brasileiro Yago Dora alcançou a maior mídia do evento, 18,46 na repescagem 10 ao apresentar um show de aéreos em Porto Rico.
Na grande final de 30 minutos, em ondas de 4-6 pés bombando no recife de Rastrial, Gabriel Medina duelou com os franceses Joan Duru e Kauli Vaast e o marroquino Ramzi Boukhiam. O brasileiro comandou o show de surfe e levou o grande público presente à loucura ao aplicar manobras aéreas e da escola do power surf.
A primeira onda surfada por Medina o levou à liderança da bateria final. Ele acertou uma batida de frontside, conectou para uma rotação aérea completa e finalizou batendo forte na junção da onda para conquistar 9,00 pontos. Vaast assumiu a segunda colocação ao pegar um tubo espremido e ao aplicar pequenas manobras, mas Boukhiam respondeu em seguida para assumir a segunda colocação, ele bateu forte no top do lip de frontside e rasgou forte para inverter a rabeta da prancha, e cravou 8, 17 pontos.
Na metade do confronto Gabriel Medina liderou com 13,77 pontos, Boukhiam em segundo, somando 11,50, na terceira colocação vinha Vaast com 10,90 e Duru em último, com 7,10. O marroquino assumiu a liderança ao aplicar uma grande rasgada e uma batida precisa na grande junção da onda, para somar 7,17 e alcançar a média 15,34.
Gabriel Medina precisou de 6,34 pontos para virar o confronto e continuar a sonhar com a vaga olímpica oferecida para a Equipe campeã do WSG 2024. Só a vitória interessou para o tricampeão mundial em Arecibo, mas aos quatro minutos para o término, o brasileiro surfou de frontside para soltar outro aéreo e conectar para uma forte batida na junção da onda. Os juízes pontuaram 7,40 para garantir o título de campeão do ISA World Surfing Games, em Porto Rico, enquanto Boukhiam foi o vice-campeão, somando 15,34, Vaast em terceiro, 14,33, e Duru em quarto, cravando 7 ,10 pontos.
Do jeito que aconteceu, fiquei muito emocionado. Porque no meio da bateria eu estava tipo ok, talvez eu precise de outro placar, porque o Ramzi pegou duas bombas e eu estava esperando uma surpresa, sabe, uma surpresa de Deus,… mas fiquei tipo tanto faz, eu tenho fé, e Deus está guiando, então vamos lá, vamos nos divertir. Então tentei me divertir no calor, não me preocupei com os outros. Eu conhecia minha luta, não havia nada que eu pudesse fazer além de surfar”, disse Gabriel Medina na matéria jornalística do Associação Internacional de Surf (ISA).
A conquista de Gabriel Medina foi o primeiro passo para a qualificação olímpica. Ele garantiu a primeira colocação da Equipe Masculina no WSG Porto Rico. A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb foi determinante para garantir o título de campeão da Equipe Brasil e da Equipe Feminina, ao conquistar o vice-campeonato do ISA World Surfing Games 2024, ficando atrás apenas da campeã do evento, a australiana Sally Fitzgibbons.
Com o resultado de Tatiana Weston-Webb na grande final da categoria feminina do WSG 2024, Gabriel Medina conquistou sua vaga para as Olimpíadas de Paris 2024 através do título da Equipe Brasil, enquanto a brasileira Luana Silva também foi classificada para as Olimpíadas, através do título da Equipe Feminina em Porto Rico.
Nosso objetivo era vir aqui para conseguir essas duas vagas e nós as conseguimos. A equipe esteve muito focada a semana toda e sempre nos apoiamos, e é isso que o Brasil é”, afirmou a medalhista de prata do WSG 2024, em matéria jornalística do Associação Internacional de Surf (ISA).
O Time Brasil do Comitê Olímpico Brasil (COB) na modalidade surfe terá o maior número de representantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, somando seis atletas: Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva.
Resultados ISA World Surfing Games, em Porto Rico:
Categoria Masculina
Ouro – Gabriel Medina (BRA): 16,40 pontos
Prata – Ramzi Boukhiam (MAR): 15,34
Bronze – Kauli Vaast (FRA): 14,33
Cobre – Joan Duru (FRA): 7,10
Categoria Feminina
Ouro – Sally Fitzgibbons (AUS): 13,10 pontos
Prata – Tatiana Weston Webb (BRA): 12,24
Bronze – Johanne Defay (FRA): 12,00
Cobre – Nadia Erostarbe (ESP): 9,57
Equipe Masculina, Top-5
1º – Brasil: 1.941 pontos
2º – França: 1.900
3º – Espanha: 1.318
4º – Peru: 1.270
5º – Austrália: 1.175
Equipe Feminina, Top-5
1º – Brasil: 1.755 pontos
2º – Austrália: 1.720
3º – Espanha: 1.495
4º – França: 1.460
5º – Peru:1.350
Equipe Brasil, Top-5
1º – Brasil: 3.696 pontos
2º – França: 3.360
3º – Espanha: 2.895
4º – Peru: 2.813
5º – Austrália: 2.620