CompetiçõesJogos OlímpicosNotíciasParis 2024Surf Girl

ISA Games: Luana Silva conquista vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

A jovem Luana Silva garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no domingo (3), durante o ISA World Surfing Games (WSG) em Arecibo, Porto Rico

Inicialmente, Luana Silva e Tainá Hinckel disputavam diretamente a segunda vaga da categoria feminina para o Time Brasil do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A atleta que se posicionasse melhor entre os oito primeiros colocados no ISA Games Porto Rico garantiria a tão sonhada participação nas Olimpíadas de Paris 2024.

Luana Silva foi enviada para a repescagem após terminar em quarto lugar na 11ª bateria da segunda fase, competindo contra a atual campeã brasileira profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Tainá Hinckel, a alemã Rachel Presti e a atual campeã mundial da WSL Championship Tour, a americana Caroline Marks. Tainá Hinckel avançou para a terceira fase em primeiro lugar, com média de 10,00 pontos, enquanto Marks também conquistou a vaga, somando 9,40 pontos. Presti e Luana Silva terminaram em terceiro e quarto lugares, com 6,63 e 5,93 pontos, respectivamente.

Luana Silva no ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Jersson Barboza / ISA

Com a eliminação precoce, o sonho olímpico foi atrasado de Luana Silva. Na repescagem 2, a atleta brasileira competiu com a dominicana Feliz Astacio, a cubana Jolaris Carreras e a portuguesa Francisca Veselko, avançando em primeiro lugar para a repescagem 3, somando 12,33 pontos.

Luana Silva avançou novamente no WSG Porto Rico ao competir com a neerlandesa Zoie Zietz, a chilena Estela Lopez e a argentina Ornela Pellizzari. Lopez avançou em primeiro lugar (9,77), enquanto a brasileira ficou em segundo (9,20).

Na repescagem 5, Luana Silva e a sul-africana Sarah Baum se despediram da competição, ficando em quarto e terceiros lugares, respectivamente. A pentacampeã mundial, a americana Carissa Moore, avançou em segundo lugar, somando 12,03 pontos, enquanto a espanhola Janire Gozalez-Etxabarri passou em primeiro, com a média de 12,74 pontos.

O presidente da International Surfing Association, Fernando Aguerre e Tainá Hinckel no ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Jersson Barboza / ISA

Ao se despedir do ISA Games Porto Rico, Luana Silva passou a depender da vitória da Equipe Feminina do Brasil nas ondas de El Pico e Rastrial para manter o sonho de chegar às Olimpíadas de Paris vivo. Enquanto isso, Tainá Hinckel conquistou a vaga olímpica ao chegar entre as oito primeiras atletas.

Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb seguiram firme na competição, somando pontos para a Equipe Feminina e para a Equipe Brasil. Na fase 5, as brasileiras enfrentaram as francesas Johanne Defay e Sally Fitzgibbons e foram despachadas para a repescagem 8.

Na primeira bateria, Tainá Hinckel competiu com a americana Caroline Marks, a portuguesa Teresa Bonvalot e a israelense Anat Lelior. Bonvalot e Marks foram eliminados da competição, somando 8,13 e 9,07 pontos, respectivamente. Lelior surpreendeu ao avanço em primeiro lugar, com 11,20 pontos, enquanto Hinckel passou em segundo lugar, com média de 10,27 pontos.

Tatiana Weston-Webb no ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Sean Evans / ISA

Tatiana Weston-Webb se comprometeu por uma vaga na próxima disputa para continuar na competição e ajudar a Equipe Brasil. Na segunda bateria, ela competiu contra a alemã Camilla Kemp, a portuguesa Yolanda Sequeira e a pentacampeã mundial, a americana Carissa Moore. A competição foi acirrada, Kemp não obteve bom desempenho, somando 7,43 pontos, enquanto as demais atletas rivalizaram para avançar no WSG Porto Rico. No final, Moore e Weston-Webb passaram de fase, somando 12,97 e 12,67 pontos, respectivamente. Sequeira conquistou 12,63 e foi eliminada.

Na repescagem 9, entre os israelenses Anat Lelior, Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb e a americana Carissa Moore, mais uma vez houve disputa, mas no desfecho do confronto, Moore e Tainá Hinckel se despediram da competição, na terceira e quarta colocação, respectivamente. Anat Lelior surpreendeu mais uma vez, avançando em primeiro lugar com 13,97 pontos, enquanto Tatiana Weston-Webb passou para a próxima fase na segunda colocação, somando 13,04.

Tainá Hinckel no ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Jersson Barboza / ISA

No 10º confronto da repescagem, Tatiana Weston-Webb estava focada em contribuir para a Equipe Brasil. A brasileira avançou em primeiro lugar para a grande final, totalizando 12,83 pontos. A australiana Sally Fitzgibbons também seguiu em frente, ficando em segundo lugar com 9,93 pontos. Já a peruana Sol Aguirre, que teve bom desempenho durante a competição, e a israelense Anat Lelior não tiveram sorte, sendo eliminadas ao somarem 8,67 e 7,37 pontos, respectivamente.

A tensão tomou conta do WSG Porto Rico, com as últimas vagas em jogo na última bateria da competição, entre a francesa Johanne Defay, a australiana Sally Fitzgibbons, a brasileira Tatiana Weston-Webb e a espanhola Nadia Erostarbe. As finalistas já estavam classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Tatiana Weston-Webb no ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Jersson Barboza / ISA

Entretanto, Gabriel Medina e Luana Silva torciam por um excelente resultado de Tatiana Weston-Webb, já que dependiam de uma combinação de resultados para conquistar suas vagas olímpicas. Para os surfistas brasileiros conseguirem a classificação, Weston-Webb precisava vencer ou chegar em segundo lugar e torcer para que a francesa Johanne Defay não terminasse em primeiro.

Tatiana Weston-Webb demonstrou sua garra nas ondas de Arecibo. A brasileira surfou a segunda melhor onda do confronto, obtendo 6,77 pontos. Enquanto isso, Fitzgibbons conquistou a melhor onda, com 6,83 pontos, e Defay tentou superar a marca de 6,00 pontos. No resultado final, a australiana conquistou a medalha de ouro, sendo uma atleta com o maior número de conquistas na história do ISA Games, com quatro no total. Ela obteve a média de 13,10 pontos, e Tatiana Weston-Webb terminou como vice-campeã do evento, com 12,24 pontos. Johanne Defay ficou em terceiro lugar, somando 12,00 pontos, e Nadia Erostarbe em quarto lugar, com 9,57.

Tatiana Weston-Webb e Luana Silva comemoram o resultado do ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Jersson Barboza / ISA

Ao conquistar a medalha de prata, Tatiana Weston-Webb foi a principal surfista do ISA Games. Ela obteve pontos suficientes para colocar a Equipe Brasil e a Equipe Feminina no topo do ranking. Dessa forma, Gabriel Medina conquistou a sonhada vaga olímpica através do título da Equipe Brasil, e Luana Silva também garantiu a sexta vaga para o Time Brasil do COB, devido ao fato de a Equipe Feminina ter sido a grande campeã em Porto Rico.

Time Brasil do Comitê Olímpico Brasil (COB) na modalidade surfe terá o maior número de representantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, somando seis atletas: Filipe ToledoJoão ChiancaGabriel MedinaTatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva.

Resultados da International Surfing Association World Surfing Games, em Porto Rico:

Categoria Masculina

Ramzi Boukhiam (MAR), Gabriel Medina (BRA), Kauli Vaast (FRA) e Joan Duru (FRA) no pódio do ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Pablo Jimenez / ISA

Ouro – Gabriel Medina (BRA): 16,40 pontos
Prata – Ramzi Boukhiam (MAR): 15,34
Bronze – Kauli Vaast (FRA): 14,33
Cobre – Joan Duru (FRA): 7,10

Categoria Feminina

Tatiana Weston Webb (BRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Johanne Defay (FRA) e Nadia Erostarbe (ESP) no pódio do ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Pablo Jimenez / ISA

Ouro – Sally Fitzgibbons (AUS): 13,10 pontos
Prata – Tatiana Weston Webb (BRA): 12,24
Bronze – Johanne Defay (FRA): 12,00
Cobre – Nadia Erostarbe (ESP): 9,57

Equipe Masculina, Top-5

1º – Brasil: 1.941 pontos
2º – França: 1.900
3º – Espanha: 1.318
4º – Peru: 1.270
5º – Austrália: 1.175

Equipe Feminina, Top-5

1º – Brasil: 1.755 pontos
2º – Austrália: 1.720
3º – Espanha: 1.495
4º – França: 1.460
5º – Peru:1.350

Equipe Brasil campeã do ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Pablo Jimenez / ISA

Equipe Brasil, Top-5

1º – Brasil: 3.696 pontos
2º – França: 3.360
3º – Espanha: 2.895
4º – Peru: 2.813
5º – Austrália: 2.620

Foto Destacada: Luana Silva no ISA World Surfing Games, em Porto Rico. Foto: Pablo Franco / ISA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *